Translate

EDUCAR É, ANTES, SENTIR... E TODOS SÃO CAPAZES DISSO.

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

FRAGMENTOS DO DIÁRIO DE UM FIBROMIORRÁLGICO (ARTIGO EM CONSTRUÇÃO) FIBROMYALGIC DAILY - TEXT UNDER CONSTRUCTION

POR MARI MONTEIRO




Iniciei recentemente os  estudos sobre a Fibriomalgia. Num primeiro momento, achei que fosse ser algo rápido e indolor (desculpem o trocadilho rsrs). Porém, trata-se de uma questão muito mais complexa.  E, uma vez que fui diagnosticada há cerca de seis meses com esta "síndrome" e, desde então, venho tendo inúmeras dificuldades não apenas de tratamento; mas, sobretudo de COMPREENDER as dores por ela causada, passarei a registrar aqui meus aprendizados. 




Não serão conceitos ou "passo  a passo". Isso não é possível aos fibromiálgicos. Mas sim informações que contribuirão para nosso entendimento e; sobretudo, para os familiares e amigos. Sendo essa uma questão "nevrálgica" pra mim, dada a "invisibilidade" e  a falta de conhecimento sobre essa síndrome, que causa uma série de males conforme o infográfico abaixo:






Serão depoimentos; informações em formato de infográficos; alimentação; sugestões para amenizar as dores etc.


Imagem do Google. Imagino que tenha sido traduzida literalmente devido aos erros de concordância; porém, a descrição dos sintomas é válida. 


A questão da fibromialgia está tão relacionada ao especto emocional que existem sugestões de comportamentos elaborados pela Comissão dos Portadores de Fibromialgia , pensamentos e atitudes que podem auxiliar no "convívio" com a síndrome:








RELATOS MEUS...

Cheguei à conclusão de que não posso fazer um depoimento só. Então farei uma  espécie de !"Diário  de Bordo", com meus a todos e baixos. Espero assim ajudar de alguma forma ( a mim e  aos portadores de fibromialgia)



► 05/02/2018:
Hoje  estou muito indisposta. Depois de uma crise no sábado (um dia depois de ter tido uma sexta-feira incrível e praticamente sem dor), sinto-me  extremamente fadigada  e triste.


► 08/02/2018:
Na verdade, imagino que ainda não enfrentei uma crise de fibromialgia. Afirmo isso, porque nos últimos dias, as dores do sábado não passaram e eu não tive escolha a não ser fazer tudo "no automático" e à base de medicação. Contudo, creio que uma crise se aproxima... Não consigo me concentrar, os remédios não fazem efeito e  sempre me pego com a fisionomia contraída de dor (envelhecerei mais rápido assim rsrs). Acabei de acordar, estou ensaiando para fazer meus alongamentos... Sempre ajudam.




►18/02/2018:
Há um mês conheci um treinador que disse que trabalha com portadores de fibromialgia  e me propôs uns treinos experimentais baseados em ISOMETRIA. Fiquei muito feliz com a ideia e comecei... Leva tempo pra ver resultados, mas nas noites em que treinava, dormia sentindo menos dores. Aí veio a semana do Carnaval e relaxei geral. Hoje  estou bem ruim.... Principalmente nos punhos e mãos e do joelho até a sola dos pés, E, para agravar, por conta da neuropatia, sinto choques nas sola dos pés que incomodam muito. Mas, amanhã logo cedo retomarei os treinos...

Continua (em breve)

COMENTE!