Translate

EDUCAR É, ANTES, SENTIR... E TODOS SÃO CAPAZES DISSO.

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

SOBRE AMIZADE (ABOUT FRIENDSHIP)

POR MARI MONTEIRO





Pensemos um pouco nestes versos de Oswaldo Montenegro...


"Faça uma lista de grandes amigos
Quem você mais via há dez anos atrás
Quantos você ainda vê todo dia
Quantos você já não encontra mais..."


Dentre  as tantas coisas que vêm se perdendo nas relações humanas,  devido a fatores como pressa, avanço tecnológic0, isolamento social etc., amizade verdadeira é uma delas. Dirão: "Tenho milhares de amigos nas redes sociais!"... Não, nas redes sociais a amizade tem outra dinâmica.  Não as menosprezo. ao contrário, são muito preciosas em termos de aprendizado, de compartilhamento de emoções, de "escuta"; de orientações. para ampliar pontos de vista etc. Tenho alguns excelentes amigos em Redes Sociais. 


Porém, a  amizade a qual me refiro é aquela que envolve o contato físico, o estar junto. Sabe aquele cafezinho, que se estende para um jantar permeados de conversas boas? Falo daquelas pessoas com as quais criamos vínculos afetivos tão estreitos  a ponto de reconhecer seus sentimentos no olhar. Tenho o privilégio de ter amigos assim. São, inclusive, pessoas que  estão fisicamente distantes, às vezes passamos anos sem que nos encontremos; mas no reencontro, nada mudou. A intensidade e a afinidade não se deterioraram ou diminuíram com a distância. 


Sei de uma coisa: amigos fazem BEM. Sejam eles:
- virtuais;
- de sangue;
- de alma;
- de perto;
- de longe;
- desta ou de outras vidas...

Daí que afirmo com tranquilidade: sejamos amigos e festejemos nossas verdadeiras amizades. Sejam pessoas próximas ou distantes, familiares, pessoas que conhecemos em determinada circunstância... Amigos verdadeiros são desinteressados em bens materiais; se preocupam com o bem  estar do outro e não há distância que impeça isso; mas nunca podemos abrir mão de  estar realmente junto com aqueles a quem amamos, do abraço demorado e dos olhares de cumplicidades que existem apenas entre verdadeiros amigos.


Mais uma coisa que, a propósito, nem sei se é normal (rsrs). Morro de saudades dos meus amigos... Por vezes, até mesmo daqueles que  estão próximos...




COMENTE!