Translate

EDUCAR É, ANTES, SENTIR... E TODOS SÃO CAPAZES DISSO.

segunda-feira, 24 de abril de 2017

FILME RECOMENDADO: “SAMBA” (RECOMMENDED MOVIE: "SAMBA")

POR MARIM MONTEIRO



Antes de qualquer coisa, preciso afirmar algo: O sorriso do ator Omar Sy é o mais lindo e sincero que já vi no cinema. Isso em “Os Intocáveis” e  em “Samba”. E, inevitavelmente, me  apaixonei pelo personagem samba e pela MAGNÍFICA TRILHA SONORA, que inclui músicas brasileiras.  O enredo trata de temáticas TRISTES E DENSAS de um modo AMENO e, por vezes, com um  humor cativante. Além disso, os personagens fazem algumas alusões ao Brasil e têm “tiradas” interessantíssimas como:

 “- Muito obrigada senhora.”
- “Fiz obrigada mesmo.”.




SINOPSE:   Samba (Omar Sy) é um imigrante do Senegal que vive há 10 anos na França e, desde então, tem se mantido no novo país à custa de empregos pequenos. Alice (Charlotte Gainsbourg), por sua vez, é uma executiva experiente que tem sofrido com estafa devido ao seu trabalho estressante. Enquanto ele faz o possível para conseguir os documentos necessários para arrumar um emprego digno, ela tenta recolocar a saúde e a vida pessoal no trilho, cabendo ao destino determinar se eles estarão juntos nessa busca em comum. ( Fonte:  http://www.adorocinema.com/filmes/filme-224453 - acesso em 24 de abril de 2017)





►Temáticas para desenvolvimento de atividades/debates sociais e  educacionais:

-  Preconceito.
- Etnia.
- Convivência social.
- Diversidade.
- Insegurança social.
- Política  e economia.
- Desemprego.
- Clandestinidade.
- Arte.
- Geopolítica.
- Conflitos internacionais.
- Perda de identidade.
- Dificuldades para conseguir um visto.
- Enriquecimento cultural.




►CURIOSIDADES:

- Em meados de junho, os franceses Nakache e Toledano estiveram no Rio de Janeiro com a delegação de atores e diretores convidados do Festival Varilux de Cinema Francês. Em entrevista a Zero Hora, os cineastas disseram que inverteram a fórmula em seu oitavo filme juntos: se Intocáveis era uma comédia com drama, Samba agora é um drama com comédia.
-  Não é apenas no título e no personagem Wilson que Samba lembra o Brasil: a trilha sonora inclui as músicas Palco, de Gilberto Gil, e Take It Easy My Brother Charles, de Jorge Ben Jor. Outro destaque do filme é a qualidade do elenco, em que desponta outra vez o talento de Omar Sy – depois de estourar internacionalmente com Intocáveis, o ator francês já estrelou produções hollywoodianas como X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014) e Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros (2015). (Fonte: http://zh.clicrbs.com.br/rs/entretenimento/noticia/2015/07/samba-fala-sobre-a-vida-de-um-imigrante-em-paris-assista-ao-comentario-4797602.html acesso em 24 de abril de 2017)

► VEJA O TRAILLER!!!



COMENTE!