Translate

EDUCAR É, ANTES, SENTIR... E TODOS SÃO CAPAZES DISSO.

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

ENQUANTO ISSO NA SALA DE JUSTIÇA: CAOS EM BRASILIA (WHILE THIS IN THE ROOM OF JUSTICE: CHAOS IN BRASILIA)

POR MARI MONTEIRO


De uns tempos pra cá, até por conta do acesso rápido e fácil às informações, desnudaram-se os bastidores da política no Brasil (ou seria “da politicagem”). O que  é MUITO BOM.

Ontem, 29 de novembro,  eu estava eu vendo  pela TV, ao vivo, o quebra-quebra em Brasília, que  se estenderia pela noite afora.  Lado bom: temos mais consciência do que é correto; estamos analisando leis; pressionando; participando... Lado mau: o vandalismo; a truculência...

Ocorre que as DEZ MEDIDAS CONTRA CORRUPÇÃO estão sendo discutidas e posteriormente serão votadas na Câmara Alta do Parlamento. O que se percebia eram  um completo caos  e nenhum diálogo consistente. O medo que impera entre os políticos (já denunciados ou não é visível). Ninguém com “pulso forte” suficiente (entenda-se alguém com moral e com  ética para tal) para fazer com que as medidas sejam votadas de modo a restabelecer a ordem e dar continuidade efetiva às operações implementadas pelo Ministério Público.

Mais cedo, inclusive, o Juiz Sergio Moro pediu apoio à sociedade para que ficássemos atentos às armadilhas que limitem o Poder Judiciário... Pois, caso contrário, corremos o risco de haver punição aos magistrados por abuso de poder.



Um ponto: onde já se viu PUNIR QUEM QUER FAZER JUSTIÇA? E a anistia do Caixa Dois, que beneficiaria, inclusive, pessoas já condenadas pela Lava- jato? É vergonhoso que isso careça de discussão. Seria para votar  e pronto! Mas, e honestidade para isso? Cadê?



Enquanto isso, lá fora, na Esplanada dos Ministérios: bombas, carros incendiados. Ministérios depredados, destruição de patrimônio público, cavalaria, gás de pimenta etc. Não entendam isso como uma defesa ao vandalismo, pelo contrário, sou a favor de MANIFESTOS PACÍFICOS E INTELIGENTES. Porém, nosso país chegou numa situação  tal  em que o cidadão (me incluo) sente-se um completo idiota; como uma pessoa SEM VOZ, que mesmo gritando não é consegue ser ouvido, imerso em uma bolha inflada com desemprego; falta de condições básicas de sobrevivência; sem perspectivas de futuro para si e, muito menos, para os  seus, para a próxima geração...



Pois bem, o dia amanheceu. São 10h09 minutos e... Adivinhem: de agora em diante NÃO HAVERÁ PUNIÇÃO PARA O MAGISTRADO POR ABUSO DE AUTORIDADE. E, pasmem!!! Há  parlamentares satisfeitos afirmando que o Brasil avançou politicamente. Sério isso? É de chorar de tristeza e de vergonha.

Só consigo me lembrar da letra de Renato Russo “Que país é esse?”, escrita há décadas, que – insisto, NÃO É CLICHÊ! É UM CLÁSSICO! E, mais precisamente dos versos:


“Nas favelas, no senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação.”




Por agora já deu... Sinto náuseas... Volto logo menos com mais acontecimentos. Com notícia do estado de “saúde” do Brasil que continua cada vez mais doente na UTI; isso é, se os políticos não desligarem os aparelhos antes.




COMENTE!