Translate

EDUCAR É, ANTES, SENTIR... E TODOS SÃO CAPAZES DISSO.

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

FILME RECOMENDADO: “O REGRESSO” – PROJETO “CINEMA EM CENA” – (RECOMMENDED FILM: "THE REVENANT" - PROJECT "CINEMA IN SCENE")

POR MARI MONTEIRO



Trata-se de um filme forte, no sentido mais amplo da palavra. O instinto de sobrevivência e a sede por vingança constituem os enfoques principais do enredo que nos prende, inclusive, pela fotografia belíssima. Outro aspecto que me chamou muita atenção foi a capacidade que o filme possui de nos fazer sentir “junto com o protagonista”. Isso porque é tudo muito bem cuidado: o barulho da chuva, das águas, do vento nas árvores, do fogo... Foi possível sentir frio e “ouvir” o gelo derretendo. Além disso, é impossível ficar indiferente às cenas e ao calvário do protagonista. Tudo nos convida a questionamentos como: “nossa relação com a Terra” e nosso GRAU DE CIVILIDADE (o quanto evoluímos ou não...).

Outro aspecto:  ATENÇÃO À CENA DO CAVALO... Em minha opinião, um das cenas mais fortes do filme.  Sinta-se à vontade para comentar e registrar sua cena preferida.

Para que possam ser realizadas ATIVIDADES  PEDAGÓGICAS relacionadas ao filme, contemplando o PROJETO: “CINEMA EM CENA”, seguem as principais informações e sugestões de temáticas/áreas de ensino.

SINOPSE: Não recomendado para menores de 16 anos. 1822. Hugh Glass (Leonardo DiCaprio) parte para o oeste americano disposto a ganhar dinheiro caçando. Atacado por um urso fica seriamente ferido e é abandonado à própria sorte pelo parceiro John Fitzgerald (Tom Hardy), que ainda rouba seus pertences. Entretanto, mesmo com toda adversidade, Glass consegue sobreviver e inicia uma árdua jornada em busca de vingança. Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-182266 - acesso em 21/11/2016.  


"Durante a tempestade, se você olhar para os galhos de uma árvore, você irá jurar que ela vai cair, mas se olhar para o seu tronco, verá a sua estabilidade" (Citação do filme) 
 

Vencedor do Oscar 2016 nas categorias: melhor ator ( Leonardo DiCaprio); melhor diretor e melhor fotografia.
  

A história de Hugh Glass gerou quatro livros e o último deles foi The Revenant, de Michael Punke, publicado em 2002. Não lançado no Brasil. O roteiro de O Regresso foi feito pelo próprio Alexandre González Iñárritu em parceiro com Mark L Smith. Iñárritu não poderia ter escolhido parceiro melhor. Smith é especializado em filmes de terror e suspense, como Temos Vagas (2007). A história ou a lenda de Hugh Glass já tem muito suspense e reviravolta por si só, porém, os dois conseguiram conectar os diferentes episódios de maneira que fizessem sentido e que todas as ações tivessem uma razão de ser. Até o ataque da ursa tem um motivo. Porém, fazem isso sem serem didáticos ou pedantes para com o público. O texto também desperta diferentes sensações e sentimentos nos espectadores, como surpresa, compaixão, ódio e ternura.



A direção de Alexandre Iñárritu em O Regresso justifica perfeitamente a sua indicação ao Oscar deste ano. A decisão dele em levar a equipe toda para lugares remotos no Canadá e Argentina, apesar de reclamações e irritações levantadas, fez toda a diferença. Elementos como a neve, a chuva, o rio e o vento demonstram como a natureza é um dos principais personagens desta trama. Esta deve ter sido a “integrante” mais difícil de lidar de todo o elenco, provavelmente.


Leonardo DiCaprio, também indicado ao Oscar pelo filme, demonstra mais uma vez a sua capacidade de interpretação. O seu personagem passa por situações dificílimas e ele só demonstra pela expressão, muitas vezes – como deve ser em uma boa atuação – todo o sofrimento e a angústia pelo qual está passando. Tom Hardy está bem também, interpretando um canalha. Hardy está ficando especialista neste tipo de personagem.




Já Will Poulter não está tão bem em seu papel, pois se comporta como em alguns personagens interpretados por ele. Ao contrário de Forrest Goodluck que, apesar da pouquíssima experiência cinematográfica, deixa transparece o trauma enfrentado pelo seu personagem e a afetuosa relação deste com o personagem de DiCaprio. Merecem destaque, também, os atores que fazem os índios das etnias Arikara e Pawnee, como Anthony Starlight, que interpreta o chefe do grupo da primeira, em seu segundo longa na vida; a atriz Melaw Nakehk’o, que faz a filha do personagem de Starlight e Arthur RedCloud, que interpreta o índio que acaba ajudando para Glass. Fonte:  https://observatoriodocinema.bol.uol.com.br/criticas/2016/02/critica-o-regresso - acesso em 21/11/2016) 


A partir do enredo do filme e de suas inúmeras provocações, é possível desenvolver atividades  destinadas ao ENSINO MÉDIO  relacionadas às seguintes áreas:

 - HISTÓRIA: a colonização pelos europeus  e Norte -  Americanos / Conflitos entre índios e brancos.

- SOCIOLOGIA: o machismo arraigado (cena do estupro).

- GEOGRAFIA: fenômenos da natureza; paisagens etc.

- FILOSOFIA: noções de civilidade e de barbárie; relações humanas.- Etc. 


Bom trabalho! Até o próximo filme!

 

COMENTE!