Translate

EDUCAR É, ANTES, SENTIR... E TODOS SÃO CAPAZES DISSO.

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

FILME RECOMENDADO: O DOADOR DE MEMÓRIAS (RECOMMENDED FILM: THE GIVER)

POR MARI MONTEIRO


Acredito nas Artes em geral como forma de aprendizado; sobretudo, como uma APRENDIZAGEM DOS SENTIDOS. Penso que a partir de músicas, de filmes, de obras de arte, da dança etc. podemos favorecer o desenvolvimento das nossas habilidades e “descobrir” outras. É por isso que, enquanto educadora, sempre gostei de COMPARTILHAR ARTE.  Sempre há um contexto didático no qual podemos estabelecer um “paralelo” com algum tipo de arte. No caso do filme baseado num Best - Seller mundial: “O DOADOR DE MEMÓRIAS”, é possível desenvolver diversas atividades interdisciplinares nas áreas de: Língua Portuguesa; Sociologia; Biologia; Arte; Filosofia; Literatura; História.



Uma sociedade cheia de regras. Uma delas e a que norteia o enredo é: NÃO MENTIR. Trata-se de uma sociedade muito atípica como verão no decorrer do filme. O pano de fundo do filme é uma sociedade sem memórias que tem como objetivo a padronização do comportamento humano.

Jonas, o protagonista, é um personagem inquieto que, desde cedo entende que não “cabe” naquele espaço. E inicia uma incrível jornada em busca de respostas.



Independentemente de utilizar este filme como “uma ferramenta pedagógica”, vale a pena assistir o filme. Ele AGUÇA NOSSOS SENTIDOS. O fato de o filme “brincar com as cores é encantador. Ele passa gradualmente do preto e branco que descansa a vista para o colorido, proporcionando uma REDESCOBERTA DAS CORES DO MUNDO. A propósito, O enredo nos conduz a atitudes como pensar e ouvir além. As tramas que acontecem nos fazem pensar sobre o QUANTO e sobre COMO valorizamos tudo ao nosso redor, desde o mais simples até o mais complexo acontecimento.



De certo modo, o filme nos conduz à tomada de algumas “decisões” como: escolher entre sentir tudo e arcar com as conseqüências ou tornar-se insensível e não sentir absolutamente nada, tratando os sentimentos antagônicos como ódio e amor; alegria e tristeza etc. como parte essencial da existência humana. Enfim, assistam e façam suas escolhas.


"Sou apenas um ser humano comum, mas não me sinto normal hoje."(OneRepublic)



COMENTE!