Translate

EDUCAR É, ANTES, SENTIR... E TODOS SÃO CAPAZES DISSO.

domingo, 18 de outubro de 2015

FELICIDADE ESTILO "FAST": UMA DOENÇA SOCIAL (HAPPINESS STYLE "FAST": A SOCIAL DISEASE )

POR MARI MONTEIRO




"(...) Sentimento pegue   e pague;
emoção comprada em tablete;
mastigue como chiclete e  jogue na sarjeta;
Compre um lote do futuro, cheque para 30 dias;
plano de  seguro cobre nossa carência
Eu perdi o paraíso, mas ganhei a inteligência,
demência, felicidade propriedade privada: não se prive, não se prove.
Don't tell m epeace and love
Tome logo um 'Engov' para curar sua ressaca
da modernidade essa  armadilha matilha de cães raivosos e  assustados
o presente não devolve o troco do passado
Sofrimento não é amargura
Tristeza não é pecado
Lugar de ser feliz não é supermercado. (...)" - (In. Piercing - By Zeca Baleiro)



Ah! A Pressa. A pressa com que nos falamos (quando nos falamos); com que caminhamos (quando caminhamos); com que escrevemos (quando não estamos abreviando tudo nas redes); com que lemos (mais de 140 caracteres); com que fazemos amor (fazemos? Amor ou Sexo?); com que conversamos (conversamos? Ou só falamos com o outro quando nos interessa e sobre “coisas específicas”?). Tudo tão efêmero.


Diante disso, sempre me questiono: "ESTAMOS VIVENDO OU APENAS SOBREVIVENDO".  A impressão que temos é que apenas orbitamos em torno de pessoas; circunstâncias; objetos; empregos etc. Em nada há profundidade. E se há, como eu INSISTO QUE HAJA, logo ouço algo assim: “lá vem!”“; “Já vai filosofar!”. Muito provavelmente, porque tudo é tão superficial; principalmente as relações sociais, é que  chegamos onde estamos: EM TODOS OS LUGARES AO MESMO TEMPO; MAS, EM NENHUM, DE FATO.


Temos os recursos tecnológicos  e não fazemos uso de seu potencial para FIRMAR RELAÇÕES; para tratar de questões mais profundas; para mudar padrões comportamentais... Só pra ilustrar, tenho um a amiga muito querida no Facebook, pela qual tenho uma profunda admiração  e respeito. Mas, nunca nos vimos pessoalmente. Dias destes, conversando, ela escreveu: “por que não nos encontramos; afinal, moramos na mesma cidade?”. Achei isso o máximo! Claro que topei na hora e  ainda propus que poderíamos promover algo como um ENCONTRÃO DO FACEBOOK” entre  nossos amigos em comum. Seria uma excelente oportunidade para muita gente se conhecer pessoalmente e CON – VER – SAR  , sem pressa, sem uma tela entre nós.




Não me agrada este “AFASTAMENTO” dos outros e de nós mesmos. A convivência é o que nos torna “mais ricos”, melhores, mais tolerantes. Só posso aprender com o que é diferente de mim. Só o que for diferente daquilo que já trago comigo, e que considero positivo, segundo meus valores e minha ética, é que pode acrescentar algo ao que já sou. NÃO HÁ “MUTAÇÃO EMOCIONAL; FÍSICA OU SOCIAL”, se me acovardo e não enxergo e nem compreendo o “novo” e o “diferente”. E isso implica certas doses de sentimentos um tanto escassos entre nós: tolerância; humildade; gratidão; reconhecimento; compreensão e amor  ao próximo.




Como dito na composição "Piercing". de Zeca Baleiro, "(...) o presente não devolve o troco do ; sofrimento não é amargura; tristeza não é pecado - ligar de  ser feliz não é supermercado. (...)", vivemos numa onda em que acreditamos ( A - CRE - DI - TA - MOS!) que  a felicidade está nas coisas e não nos acontecimentos. E aí, quando quebra uma "coisa" que me me deixou feliz, é simples, compro outra igual ou melhor. DESCARTO E SUBSTITUO. É como se dependêssemos mais das "COISAS" que TEMOS e que podemos comprar do que das SITUAÇÕES  que envolvem outras pessoas e podemos vivenciar. Possuir uma coisa é mais importante do que se relacionar com pessoas. Pessoas dão trabalho e coisas não. Nós  as compramos  e ficam lá sob o nosso poder. Nós  temos  a ilusão de que tudo está sob nosso controle nos relacionado com coisas ao invés de pessoas. 


Essa "condição de vida" me deixa muito triste. Para  falar e escrever sobre isso, não há muito como fugir dos clichês. Fato é que  gostaria muito que  a maioria de nós percebesse o quanto estamos DISTANTES e ISOLADOS uns dos outros; o quanto isso está  tornando mais débil nossa vida social. Conheço pessoas que, em algumas  circunstâncias (confesso que  eu também me sinto assim), sentem-se desconfortáveis em meio a outras pessoas, independente do grau de parentesco ou de amizade; elas não se olham nos olhos, não se  sentem à vontade, ficam tensas. E, pior, há um discurso muito forte e que ouço com uma frequência cada vez maior,  de que amigos verdadeiros cabem na palma da mão. Meu Deus! Onde estão as pessoas com as quais cresci? Cadê meus parentes queridos (NÃO GOSTO DE TODOS rsrs,  mas alguns, eu amo!); Cadê meus pais? Cadê meus irmãos? Cadê meus amigos ( e não colegas) de trabalho? 



Acrescento que não considero este nosso comportamento isolador  e imbecilizante como resultado apenas do crescente número de relacionamentos apenas virtuais e nem da parafernália que existe pra esse fim. Pois, há muito tempo, Anne Frank escreveu algo como: "Prefiro escrever, porque o papel é mais pacientes que  as pessoas." Porém, ainda creio que haja como fazer com que tudo possa acontecer harmoniosamente. Posso ter meus amigos virtuais em todas as redes que eu quiser e posso também CONTROLAR (tipo: sou eu quem decide quando mexer no meu celular e não ele a cada som que  emite) para  acessar minhas redes, verificar notificações; responder contatos etc.





É NECESSÁRIO E URGENTE DESMATERIALIZAR A FELICIDADE e sair por aí "catando" os fragmentos dos momentos felizes e vivenciando-os imensa  e intensamente. Mas, antes, é necessário REEDUCAR e TREINAR nossos sentidos adormecidos e atormentados por tanta informação; por tanta pressa; por tanta cara séria; por tanta gente que tem, mas não É; por tanta culpa que colocam em nossas costas; por tanto falso moralismo... Enfim, vamos "tirar o pé" e fazer as coisas que queremos fazer e não comprar as coias que, supostamente, farão com que sejamos felizes e com que os outros gostem da gente. As pessoas (ao menos eu) criam vínculos afetivos umas com as outras porque se e encontraram e conversaram; porque se tocaram; porque choraram juntas; riram juntas; porque se abraçaram... Porque se PERMITIRAM... Vamos COMPARTILHAR além das Redes, mesmo porque antes de qualquer foto ser postada, aquele momento EXISTIU DE VERDADE; então que a foto seja o retrato fiel de um momento marcante e merecedor de ser eternizado.  Pois como diz nando reis, "TORNAR O AMOR REAL EXPULSÁ-LO DE VOCÊ PRA QUE ELE POSSA SER DE ALGUÉM DE ALGUÉM." Em tempo de não perdemos as pessoas que amamos...


COMENTE!