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EDUCAR É, ANTES, SENTIR... E TODOS SÃO CAPAZES DISSO.

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

REDAÇÃO ENEM 2015: O ATO DE ESCREVER: QUE MEDO É ESSE? (THE ACT OF WRITING: THAT FEAR IS THAT?)


POR MARI MONTEIRO 



Nós, docentes, sabemos o quanto está cada vez mais difícil conseguir fazer com que os alunos escrevam de modo espontâneo e de acordo com a NORMA CULTA DA ESCRITA.  A propósito, não se trata apenas de uma dificuldade inerente aos estudantes, muitos de nós, adultos, perdemos a HABILIDADE DE REDIGIR textos e de LER textos e livros que demandem um pouco mais de tempo e de atenção. Certamente, compreendo que isso é parte de um contexto imediatista, no qual prevalecem os TEXTOS IMAGÉTICOS e as frases com, no máximo, 140 caracteres do Twitter.

Outra evidência de que estamos perdendo o contato com a escrita e com a leitura são os números correspondentes aos likes que se obtém no facebook, por exemplo. Quando o post se limita a uma frase ou a uma imagem, perfeito e rápido; mas, quando se trata de um link que propõe a leitura de um artigo, perceba como poucos se interessam pela leitura.



Por trás dessa RESISTÊNCIA À LEITURA existem aspectos muito graves que nos conduzirão como disse José Saramago: a  um tempo em que grunhir bastará”. Perderemos nossa capacidade de expressão; teremos um vocabulário pífio. Em suma, ficaremos “sem assunto”. E nada mais desagradável do que duas ou mais pessoas se olhando sem saber o que dizer ou quando a conversa não flui. Faltará entendimento pelo menos de uma das partes.



A propósito, ao clicar no link abaixo, é possível perceber o quanto estamos aquém do alcance de um rendimento satisfatório no que tange aos resultados das correções das redações do ENEM:



http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/especial_enem/2015/01/13/especial-enem-interna,466144/inep-revela-media-de-notas-dos-alunos-no-enem-2014.shtml




► Diante disso, é possível apontar uma série de outros fatores que contribuem para as dificuldades relacionadas à escrita:
- Escassez de leitura;
- Empobrecimento do vocabulário;
- Pressa: escrever exige reflexão e concentração;
- Preguiça;
- Falta do hábito de escrever empregando a norma culta (muitas abreviações);




► Por outro lado, há uma série de “procedimentos” que podemos adotar para escrever bem:

- Ler muitos bons livros;
- Participar de debates e argumentar sobre os mais diversos assuntos;*
- Assistam a bons documentários e telejornais;


- Manter o foco no tema da redação, lembrando que, geralmente, são usados dois ou mais “textos-base” para a elaboração do texto;

- Sempre utilize o rascunho;
- Escreva PRIMEIRO com o CORAÇÃO; ou seja, não se preocupe, a princípio, com a letra, ortografia e nem com a quantidade de linhas (a preocupação excessiva com estes aspectos neste momento poderá fazer com se perca o foco no tema e nas argumentações. Ao passar o texto a limpo, aí sim, USE A RAZÃO; ou seja, revise seu texto, corrija-o e aproveite para fazer as adequações necessárias como, por exemplo, troca de expressões por uma única palavra ou vice – versa, para que seja RESPEITADO O NÚMERO DE LINHAS EXIGIDO.
- Ao passar o texto para a FOLHA OFICIAL DE REDAÇÃO, atente para que sua caligrafia esteja LEGÍVEL: outras pessoas lerão seu texto e o não entendimento de alguma(s) palavra(s) pode prejudicar o entendimento do texto todo.


*Lembre-se, o gênero textual mais solicitado nas redações do ENEM é o TEXTO ARGUMENTATIVO, no qual é necessário demonstrar um conhecimento consistente sobre o tema; POSICIONAR-SE sobre o mesmo e defender, com propriedade o seu ponto de vista e, por fim, no parágrafo conclusivo propor uma "solução" plausível para a temática colocada.




Outro aspecto muito importante é o conhecimento dos CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DAS REDAÇÕES DO ENEM.  Assim, seguem alguns dos critérios que s e deve ter em mente ao revisar o seu texto:

Serão avaliadas somente as redações transcritas para a Folha de Redação (cuidado para não confundir com o rascunho!) com caneta esferográfica de tinta preta;
      
►Linhas com cópia dos textos motivadores                         apresentados no Caderno de Questões serão                 desconsideradas para efeito de correção e de                  contagem do mínimo de linhas;

 A nota da redação pode variar de 0 e 1000 pontos, sendo que o candidato receberá cinco notas isoladas de 0 a 200 pontos para cada umas competências compreendidas pela produção textual;

► Cada prova será avaliada, em princípio, por 2               corretores;

 Nos textos em que as notas dadas por cada corretor tiverem diferença igual ou superior a 100 pontos, um terceiro corretor entrará em ação;
       
► As redações que tiverem discrepância igual ou maior que 80 pontos para uma única                           competência também passarão por um terceiro            corretor;
       
► Nos casos em que a diferença permanecer,                     mesmo passando por um terceiro avaliador, o texto será encaminhado para uma banca                         avaliadora, composta por mais três corretores,         que atribuirão uma nova nota final e decisiva.
       
► O Título não é obrigatório, fica a critério de o                 candidato incluí-lo ou não;
       
► Quanto à letra, pode ser de fôrma ou de mão, o             importante é que seja legível.
(In. InfoEnem – acesso em 26/08/2014)


Desejo a todos uma excelente prova de redação, com conteúdo e argumentos consistentes; ou seja, bem diferente da redação abaixo! (rsrsrs)





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