Translate

EDUCAR É, ANTES, SENTIR... E TODOS SÃO CAPAZES DISSO.

domingo, 15 de março de 2015

BRASIL: ALGO ESTÁ MUITO ERRADO E SOMOS PARTE DISSO ( BRAZIL: SOMETHING IS VERY WRONG AND ARE PART OF THIS)

POR MARI MONTEIRO




Honestamente, não sei por onde começar este artigo. Porém, como educadora que escreve num blog sobre EDUCAÇÃO, não posso e NEM QUERO me abster ou ficar omissa neste momento.  Mesmo porque, acredito que o mínimo que cada um de nós pode fazer, enquanto cidadão é POSICIONAR-SE e ASSUMIR SEU POSICIONAMENTO. O que não tem nada a ver com este ou com aquele partido; mas, com o fato de achar NORMAL OU NÃO os acontecimentos que, cada vez mais, nos pressiona contra um muro...

Bem antes das manifestações de hoje (15 de março), eu já elaborava mentalmente este artigo.  Porém, não tinha um tom tão político como pode parecer. Tenho pensado no nosso país como uma Pátria que vem perdendo, há muito tempo, a credibilidade política. Falta ÉTICA e sobra CORRUPÇÃO.

Neste início de ano, em particular, me parece que as coisas pioraram numa escala impossível de não ser percebida, mesmo pelos menos atentos.  Aumento de preços de combustível; de energia elétrica; de impostos... Somados à Crise hídrica e a uma iminente crise de energia elétrica; pátios abarrotados de veículos e por aí vai... Isso, a meu ver, já é motivo bastante para uma preocupação com um futuro muito próximo.



A questão principal deste artigo; contudo, é que não precisava de mais fatores para agravar a situação de um povo que, por si mesmo e, quero acreditar, sem saber ao certo, já se desgastou o suficiente e, com isso, está “enterrando” a si próprio.  Não temos mais PRINCÍPIOS; não CONVERSAMOS mais; nada mais nos ASSOMBRA... Está acontecendo conosco o que de pior pode acontecer a um povo: ESTAMOS NOS TORNANDO INDIFERENTES E AUTÔMATOS. Pode parecer paradoxal dizer isso num dia em que milhões de pessoas foram às ruas, mas a questão é muito mais profunda que sair às ruas.

A partir deste ponto do artigo e, colocados os fatos, minha escrita toma um rumo um tanto mais humanista e até mesmo “espiritualista”.  Acredito muito num clichê (ou dito popular, como queiram), que meu paizinho costumava dizer: “CADA POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE!”. Se, agora, enfrentamos determinadas dificuldades, é porque a maioria, literalmente, escolheu assim. Logo, o padrão vibratório desta maioria afeta a outra parte que não escolheu a mesma opção.


Neste momento, me ocorre que existe uma composição de Renato Russo chamada "TEATRO DOS VAMPIROS" que, muito oportunamente, pode nos auxiliar na compreensão do que penso de todos estes acontecimentos. Muito provavelmente porque nos fala da solidão e  da falta de perspectivas...



Este assunto não se esgota neste artigo. Isso é apenas o começo de uma discussão que, espero, possamos retomar muitas outras vezes. Sobretudo, porque considero tudo muito complexo. Se eu e você estamos cada um numa sintonia; e pensamos coisas boas; importamos-nos uns com os outros; conseguimos ver um pouco mais além do nosso umbigo, ótimo! Não importa a forma dos pensamentos. Importa que estejamos NUM PADRÃO VIBRATÓRIO POSITIVO!  Ao contrário, se estivermos cada um de nós imerso em seus próprios MEDOS; PLANOS DE VINGANÇA; ALIMENTANDO A  AGRESSIVIDADE QUE MORA EM CADA UM DE NÓS, aí temos um PADRÃO VIBRATÓRIO NEGATIVO DE PENSAMENTO.


Por ora, a questão que coloco é: “EM QUAL PADRÃO VIBRATÓRIO DE PENSAMENTO NOS ENCONTRAMOS?”. Uma vez respondida esta questão, acredito (há quem diga que tal qual “ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS”) que tenhamos condições de REFLETIR e de MUDAR NOSSO PADRÃO DE PENSAMENTO. É fácil? Não!  O certo é que se continuarmos achando que não temos nada a ver com o que está acontecendo no nosso país, porque “foi o pai do meu vizinho que perdeu o emprego e não o meu”; porque, "pode demorar, mas eu me vingo”; porque “se quiserem roubar que se dane, roubarei também” etc. , nosso padrão de pensamento em nada contribuirá para uma sociedade que DIALOGA; SE OCUPA E SE PREOCUPA UNS COM OS OUTROS; QUE NÃO FOGE OU FICA INDIFERENTE DIANTE DOS  SOFRIMENTOS ALHEIOS...

Enfim, meu posicionamento é tão difícil quanto qualquer outro: DECIDO LUTAR CONTRA CADA PENSAMENTO NEGATIVO E AGRESSIVO; DECIDO CONVERSAR E NÃO ME ISOLAR; DECIDO ESCOLHER A SERENIDADE. Conseguirei? Talvez, boa parte não. Tentarei? Garanto que sim! Porque a SOLUÇÃO DAS QUESTÕES COLOCADAS PODE SER COLETIVA, MAS A CULPA É DE CADA UM DE NÓS!




COMENTE!