Translate

EDUCAR É, ANTES, SENTIR... E TODOS SÃO CAPAZES DISSO.

quinta-feira, 25 de junho de 2015

SÉRIE IMPRESSÕES LITERATURA INFANTIL: “PANDOLFO BEREBA”, OBRA DE EVA FURNARI (CHILDREN'S LITERATURE)

POR MARI MONTEIRO



A obra “Pandolfo Bereba”, da escritora Eva Furnari, é parte de uma coleção denominada “O AVESSO DAS COISAS”. Especialmente nesta obra, a autora enfatiza questões relacionadas ao JULGAMENTO BASEADO PENAS NA APARÊNCIA FÍSICA DAS PESSOAS. Para tanto, ela conta  a história do príncipe  Pandolfo Pereira que, a propósito, se considera perfeito.


A história é repleta de palavras e de expressões “DELICIOSAS”. Por exemplo, o Reino em que o príncipe vivia chamava-se “BESTOLÂNDIA”... Por que seria? (rsrsrs)



Além disso, Pandolfo tinha a péssima mania de ficar observando e até atribuindo notas para a aparência de seus súditos. No decorrer da história, o príncipe percebe que precisa de um amigo verdadeiro e, depois, de uma namorada... Mas, como era de se esperar, não servia uma namorada qualquer: “(...) Uma namorada. Uma princesa. Uma princesa nota dez. O príncipe Pandolfo anunciou seu desejo aos quatro ventos e a notícia espalhou-se  pelo reino da Bestolândia. (...)”
  


Mais que isso, só mesmo lendo a obra na íntegra. Vale muito a pena. O livro, de maneira DIVERTIDA, lida com questões polêmicas, delicadas e ESSENCIAIS que permeiam as relações humanas.


Na contracapa de todos os livros desta coleção de Eva Furnari, contém o seguinte texto:


“Você já viu avesso de bordado? Tem nó, tem linha pendurada, é uma confusão! Não dá nem para acreditar que aquele lado feioso faz parte do lado direito, todo bonito. Pois é, o avesso da gente é parecido com isso. Tem coisas que às vezes a gente não quer mostrar, só quer esconder. A beleza, porém, está em saber que todo o direito da gente tem avesso, ou todo avesso tem seu direito, assim como toda sombra tem sua luz.”Enfim, trata-se de uma obra, cuja leitura oportuniza desde uma simples atividade a ser realizada com crianças até as mais profundas reflexões e dinâmicas a serem realizadas com ADULTOS. É mesmo uma obra NOTA DEZ! (RS)





Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE!