Translate

EDUCAR É, ANTES, SENTIR... E TODOS SÃO CAPAZES DISSO.

domingo, 23 de novembro de 2014

FILME RECOMENDADO: INTOCÁVEIS (AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA) - RECOMMENDED FILM: Untouchables (PORTUGUESE LANGUAGE ASSESSMENT)

POR MARI MONTEIRO



Baseado em uma história REAL, o filme INTOCÁVEIS deixa um rico legado ao público. Não há como não se apaixonar por Philippe, o protagonista do filme. Seu olhar, sua SENSIBILIDADE CRESCENTE ao longo da trama... E sua relação com Driss é algo, no mínimo, admirável. Permeado de HUMOR  e de diálogos PROFUNDOS, a obra nos faz refletir sobre a IMPORTÂNCIA DE CADA SEGUNDO DE NOSSAS VIDAS. Uma das falas que jamais esquecerei é  esta: “Tivemos uma linda história de amor juntos. Espero que viva isso ao menos uma vez na vida” (Diz  Plilippe a Driss sobre seu casamento).

A fim de dar continuidade às temáticas desenvolvidas durante o 4º bimestre, envolvendo: AMOR; SENSIBILIDADE e AFETIVIDADE, os alunos do ENSINO MÉDIO, realizaram uma avaliação após a apreciação deste filme magnífico. Seguem a AVALIAÇÃO e, nos próximos dias, ALGUNS COMENTÁRIOS DOS ALUNOS a respeito desta experiência;

Bom TRABALHO e boa leitura a TODOS!

Avaliação Bimestral de Língua Portuguesa:
Profª Mari Monteiro – Ensino Médio

Objetivo: Provocar reflexões que resultem em interpretações bem elaboradas acerca da temática que aborda as RELAÇÕES SOCIAIS baseadas na confiança e no aprendizado significativo. Além disso, esta avaliação objetiva estimular a elaboração de comentários críticos e articulados e de justificativas bem fundamentadas; além de frisar que as respostas devem ser escritas em concordância com a NORMA CULTA DA LÍNGUA.

Observações: Antes das filmagens, François Cluzet encontrou Philippe Pozzo di Borgo e observou os seus movimentos, respiração e fala para desenvolver o personagem.

PREMIAÇÕES e indicações:
► BAFTA 2013 Indicação Melhor Filme Estrangeiro ► CÉSAR 2012 Ganhou Melhor Ator - Omar Sy
► OSCAR 2012
 
Melhor Atriz Coadjuvante - Anne Le Ny Melhor FotografiaMelhor Edição Melhor Roteiro Original Melhor Som (http://www.adorocinema.com/filmes/filme-182745/curiosidades acesso em 02/11/2014) 
Indicações Melhor Filme Melhor Diretor - Eric Toledano e Olivier Nakache Melhor Ator - François Cluzet.


1 – Justifique o título do filme:


2 - Caracterize PSICOLOGICAMENTE os personagens:

a)      Philippe:
b)      Driss:


3 - De acordo com seu ponto de vista, o que fez com que Driss conseguisse o emprego de “cuidador” e permanecesse nele?


4 – Elabore um comentário crítico sobre a relação que se estabelece entre Driss e Philippe no decorrer da trama:


5 – Escreva suas IMPRESSÕES sobre a cena em que Driss dança na festa de aniversário de Philippe, de modo a enfatizar a reação de Philippe:

 6 – De acordo com o dicionário, CARÁTER significa: (latim character, -eris, sinal, marca) substantivo masculino: 

1. O que faz com que os entes ou .objetos se distinga entre os outros da sua espécie.

2. Marca, cunho, impressão.

3. Propriedade.

4. Qualidade distintiva.

5. Índole, gênio.

6. Firmeza.

7. Dignidade.


"Caráter", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/Car%c3%a1cter [consultado em 02-11-2014].


► Diante disso, reflita sobre o perfil de Driss e escreva o que define o caráter de uma pessoa segundo sua opinião:

 7 – Ao indagar Driss sobre a importância da Arte, Philippe diz: “É só o que alguém deixa na sua passagem na Terra.” Considerando o sentido mais AMPLO da palavra “arte”, elabore um texto reflexivo sobre a referida afirmação. (mínimo de 10 linhas):



8 – Pensando sobre o conceito de AMOR VERDADEIRO, desenvolvido e discutido durante este bimestre, de acordo com suas convicções, seria possível uma relação de amor verdadeiro com uma pessoa nas condições de Philippe? Justifique sua resposta através de um TEXTO ARGUMENTATIVO:


Ps. Oficialmente, esta é, literalmente, nossa ÚLTIMA AVALIAÇÃO ESCRITA.  Desejei muito que ela fosse especial e significativa. O tema: relações humanas não foi escolhido aleatoriamente. A escolha se deve ao fato de que desejo que nossas relações sejam mantidas: de longe ou de perto; como boas lembranças... Desejei, ainda, rir com vocês durante este processo, porque ensinar e aprender apenas acontecem quando estamos FELIZES! Tudo de melhor para você! SEMPRE!




COMENTE!