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EDUCAR É, ANTES, SENTIR... E TODOS SÃO CAPAZES DISSO.

domingo, 7 de setembro de 2014

FILME RECOMENDADO: SETE VIDAS (Título original: "SEVEN POUNDS")

POR MARI MONTEIRO



A reação dos alunos à exibição do filme foram bem VARIADAS. Obviamente, que, até metade do filme, a maioria deles assistiu às cenas de modo descontraído; alguns até mesmo sem prestar muita atenção. Porém, da metade do filme em diante, o silêncio predominou. Certamente, devido à intensidade da trama que, aumenta, gradativamente. É quanto tudo começa a fazer sentido e a SURPREENDER.


 Na saída do auditório, me deparei com olhares “fixos”; olhos lacrimejantes; abraços e – mesmo os “mais durões” – (rsrs), de algum modo, expressaram seus sentimentos. REAÇÕES: era exatamente isso que eu quis enxergar. Gostei do que vi.

Durante a aplicação da atividade sobre o filme, comentei que ao ler os conceitos dos alunos sobre: bondade; culpa; tolerância etc., estes nunca eram expressos usando as mesmas palavras e que eu considerava isso muito interessante; acertadamente, meu aluno Caio (3º Médio) disse: “MARI, ACHO QUE VOCÊ DEVE APRENDER MAIS QUE  A GENTE CORRIGINDO NOSSAS PROVAS, PORQUE VOCÊ FICA CONHECENDO A OPINIÃO DE TODOS.” Respondi a ele que, com certeza, aprendia muito mesmo e que isso me deixava muito feliz.


 Outro fato muito interessante que ocorreu foi o desejo de alguns alunos de rever o filme para entender determinadas “passagens”. Gostei disso; sobretudo, porque vi o filme quatro vezes e, a cada vez, reagi de modo diferente a determinadas atitudes do protagonista. O que é sensacional, pois comprova que se REAGIMOS DE FORMA DIFERENTE AOS MESMOS FATOS, É PORQUE ESTAMOS MODIFICADOS. Há, inclusive, um aspecto do filme que ainda me intriga: sempre penso que há uma “OITAVA VIDA A SER SALVA”: a do próprio personagem Tim Thomas (Will Smith). Fiquei feliz  e surpresa ao ler a resposta da minha aluna Larissa (Primeiro ano médio) e, no decorrer das avaliações encontrei ideias parecidas, que diz o mais ou menos o seguinte sobre as vidas que foram salvas: "que, de certo modo, Tim Thomas salvou uma 'oitava vida': a própria vida, ao livrar-se da imensa culpa que carregava."


Foi um trabalho extremamente gratificante. Sobretudo, por se tratar de uma AVALIAÇÃO BIMESTRAL. Uma avaliação deve ser sempre INÉDITA; ATRAENTE e DESAFIADORA no sentido de aprendermos juntos; de encontrarmos as nossas próprias "respostas"; ou seja,  POSSIBILIDADES de mudanças interiores, a médio ou a longo prazo... (este é um outro artigo a ser escrito).

Assim, segue o PLANO DE TRABALHO, o qual sempre faço questão de anexar à avaliação dos alunos para que eles conheçam minhas intenções. É mais um jeito que encontro de dizer a eles: "EU LHES RESPEITO."


PLANO DE TRABALHO – LÍNGUA PORTUGUESA



Profª Mari Monteiro – Ensino Médio

TEMÁTICA: A intolerância consigo mesmo.

Área: Linguagens e Códigos e Suas Tecnologias

JUSTIFICATIVA: Diante de um cotidiano caótico, cuja convivência é cada vez mais pautada na intolerância entre os pares, torna-se necessário, antes, desenvolver um nível de tolerância satisfatório para as próprias atitudes. Nesse sentido, o filme “Sete vidas” proporciona profundas reflexões acerca do comportamento individual; bem como, do coletivo.

Procedimentos: 

- Apreciação do filme (2 horas)

- Realização da avaliação: tempo estimado duas aulas

- Narrativa digital: Postagem das respostas da nona questão e outras.

QUESTÕES:


Após ler o texto e assistir o filme, desenvolva as questões abaixo:

1 – A narrativa da obra é LINEAR? Justifique sua resposta: (0,5)

2 – Relacione o trecho abaixo com JUSTIÇA e MERITOCRACIA: (1,0)“Eu tenho como mudar drasticamente a vida de uma pessoa. Eu só preciso que a senhora diga se ela é ou não uma pessoa boa.” (Adap.) (1,0)

 3  Descreva DETALHADAMENTE quais seriam suas atitudes, caso estivesse no lugar de Tim Thomas, a fim de encontrar sua REMISSÃO: (1,0)

4 – O que, exatamente, Tim Thomas, procurava nas pessoas para que, de algum modo, pudesse recompensá-las? (1,0)

5 – Quem são as pessoas encontradas por Ben e de que modo ele salva suas vidas? (1,0)

6 – Por que a escolha da medusa como forma de acabar com a própria vida? (1,0)

7 – Quanto tempo de nossas vidas nós “DOAMOS” às pessoas e a nós mesmos? Qual é a QUALIDADE desse tempo? (1,0)

8        – Defina: (0,5)
a)      BONDADE:
b)      CULPA:
c)      TOLERÂNCIA:
d)      PERDÃO:

9 – Quais seriam seus critérios para ESCOLHER vidas para “salvar”? Justifique: (2,0 após postagem)


Curiosamente, a questão em que os alunos apresentarão maior grau de dificuldade foi a sétima:  Quanto tempo de nossas vidas nós “DOAMOS” às pessoas e a nós mesmos? Qual é a QUALIDADE desse tempo? Muito provavelmente porque, como a maioria deles afirmou, não doamos tempo algum... Logo, como saber a "qualidade dele".


Fato é que, sem dúvida alguma, posso afirmar que a avaliação "mexeu" com os alunos na medida em causou sensações como: INQUIETAÇÃO; EMPATIA; REFLEXÕES SOBRE TEMAS ADJACENTES (suicídio; prova de amor; bondade genuína etc.). Enfim, importa saber que, depois da realização deste processo avaliativo que inclui minhas reflexões ao ler as respostas, ESTAMOS TODOS UM TANTINHO MELHORES E MAIS PROPENSOS A PENSAR NO BEM DO OUTRO.


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