POR MARI MONTEIRO
A reação dos alunos à exibição do filme foram bem VARIADAS.
Obviamente, que, até metade do filme, a maioria deles assistiu às cenas de modo
descontraído; alguns até mesmo sem prestar muita atenção. Porém, da metade do
filme em diante, o silêncio predominou. Certamente, devido à intensidade da
trama que, aumenta, gradativamente. É quanto tudo começa a fazer sentido e a
SURPREENDER.
Durante a aplicação da atividade sobre o filme, comentei que
ao ler os conceitos dos alunos sobre: bondade; culpa; tolerância etc., estes
nunca eram expressos usando as mesmas palavras e que eu considerava isso muito
interessante; acertadamente, meu aluno Caio (3º Médio) disse: “MARI, ACHO QUE
VOCÊ DEVE APRENDER MAIS QUE A GENTE
CORRIGINDO NOSSAS PROVAS, PORQUE VOCÊ FICA CONHECENDO A OPINIÃO DE TODOS.”
Respondi a ele que, com certeza, aprendia muito mesmo e que isso me deixava
muito feliz.
Foi um trabalho extremamente gratificante. Sobretudo, por se tratar de uma AVALIAÇÃO BIMESTRAL. Uma avaliação deve ser sempre INÉDITA; ATRAENTE e DESAFIADORA no sentido de aprendermos juntos; de encontrarmos as nossas próprias "respostas"; ou seja, POSSIBILIDADES de mudanças interiores, a médio ou a longo prazo... (este é um outro artigo a ser escrito).
Assim, segue o PLANO DE TRABALHO, o qual sempre faço questão de anexar à avaliação dos alunos para que eles conheçam minhas intenções. É mais um jeito que encontro de dizer a eles: "EU LHES RESPEITO."
PLANO DE TRABALHO – LÍNGUA PORTUGUESA
Profª Mari Monteiro – Ensino Médio
TEMÁTICA: A intolerância consigo mesmo.
Área: Linguagens e Códigos e Suas Tecnologias
JUSTIFICATIVA: Diante de um cotidiano caótico, cuja convivência é
cada vez mais pautada na intolerância entre os pares, torna-se necessário, antes,
desenvolver um nível de tolerância satisfatório para as próprias atitudes.
Nesse sentido, o filme “Sete vidas” proporciona profundas reflexões acerca do
comportamento individual; bem como, do coletivo.
Procedimentos:
- Apreciação do filme (2 horas)
- Realização da avaliação: tempo estimado duas aulas
- Narrativa digital: Postagem das respostas da nona questão e outras.
QUESTÕES:
Após ler o texto e assistir o filme, desenvolva
as questões abaixo:
1 – A narrativa da obra é LINEAR? Justifique sua
resposta: (0,5)
2 – Relacione o trecho abaixo com JUSTIÇA e
MERITOCRACIA: (1,0)“Eu tenho como mudar drasticamente a vida de uma
pessoa. Eu só preciso que a senhora diga se ela é ou não uma pessoa boa.”
(Adap.) (1,0)
3 Descreva DETALHADAMENTE quais seriam suas
atitudes, caso estivesse no lugar de Tim Thomas, a fim de encontrar sua
REMISSÃO: (1,0)
4 – O que, exatamente, Tim Thomas, procurava nas
pessoas para que, de algum modo, pudesse recompensá-las? (1,0)
5 – Quem são as pessoas encontradas por Ben e de
que modo ele salva suas vidas? (1,0)
6 – Por que a escolha da medusa como forma de
acabar com a própria vida? (1,0)
7 – Quanto tempo de nossas vidas nós “DOAMOS” às
pessoas e a nós mesmos? Qual é a QUALIDADE desse tempo? (1,0)
8
– Defina: (0,5)
a)
BONDADE:
b)
CULPA:
c)
TOLERÂNCIA:
d)
PERDÃO:
9 – Quais seriam seus critérios para ESCOLHER
vidas para “salvar”? Justifique: (2,0 após postagem)
Curiosamente, a questão em que os alunos apresentarão maior grau de dificuldade foi a sétima: Quanto tempo de nossas vidas nós “DOAMOS” às pessoas e a nós mesmos? Qual é a QUALIDADE desse tempo? Muito provavelmente porque, como a maioria deles afirmou, não doamos tempo algum... Logo, como saber a "qualidade dele".
Fato é que, sem dúvida alguma, posso afirmar que a avaliação "mexeu" com os alunos na medida em causou sensações como: INQUIETAÇÃO; EMPATIA; REFLEXÕES SOBRE TEMAS ADJACENTES (suicídio; prova de amor; bondade genuína etc.). Enfim, importa saber que, depois da realização deste processo avaliativo que inclui minhas reflexões ao ler as respostas, ESTAMOS TODOS UM TANTINHO MELHORES E MAIS PROPENSOS A PENSAR NO BEM DO OUTRO.