Translate

EDUCAR É, ANTES, SENTIR... E TODOS SÃO CAPAZES DISSO.

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

TRAIÇÃO VIRTUAL = DOR REAL (BETRAYAL VIRTUAL = REAL PAIN)

POR MARI MONTEIRO



Traição segundo o dicionário significa: 

1. Enganar com traição. = ATRAIÇOAR, FALSEAR
2. Revelar informação que era secreta. = DELATAR, DENUNCIAR.
3. Deixar perceber. = REVELAR.
4. Não cumprir promessa, compromisso ou princípio.
5. Ser infiel a. Inhttp://www.priberam.pt/dlpo/trai%C3%A7%C3%A3o [consultado em 20-08-2014].

Não consigo ser imparcial diante de muita coisa nesta vida: bem como, diante de muitos temas desenvolvidos e discutidos em sala de aula. Mas, como este foi um TRABALHO DE ARGUMENTAÇÃO ORAL E ESCRITA desenvolvido com os alunos do Ensino Médio, obviamente, estes pareceres somente foram publicados após a realização dos debates sobre o tema.

Já adianto que, para mim, TRAIÇÃO VIRTUAL EQUIVALE À TRAIÇÃO REAL. Sentei-me à frente de um aparelho, iniciei uma conversa, falei sobre mim, ouvi a outra pessoa, os teores das conversas foram se tornando cada vez mais íntimos, promessas foram feitas, caras e bocas expostas em fotos... Exposição... Pronto! ESTÁ CONSUMADA A TRAIÇÃO. Por quê? Trata-se de uma série de procedimentos realizados estrategicamente: ligar o aparelho; procurar uma pessoa; iniciar uma conversa; corresponder à conversa; assediar; insinuar... A pessoa “comprometida” poderia ESCOLHER PARAR em qualquer uma destas etapas. Se não parou, foi porque teve a INTENÇÃO DE TRAIR. Traiu. E, mais, gostou. Prosseguiu. REINCIDIU.



Diante disso, emergem muitos questionamentos na minha mente. Um deles é: “Enquanto a pessoa trai virtualmente, qual é o espaço que está sendo ocupado pela outra pessoa (traída) SUPOSTAMENTE AMADA (e enganada! Diga-se en passant)?” NENHUM!

Até bem pouco tempo atrás, a discussão acerca de traição de limitava à traição física ou “em pensamento”. TRAIÇÃO EM PENSAMENTO? O(a) fulano(a) está olhando para você e pensando em outro(a)? Tem um compromisso com você, mas pensa no(a) outro(a)? Isso não cabe na minha cabeça. É COISA DE GENTE COVARDE! Pra este tipo de ser, tenho um recado: “Largue  a criatura real e vá  atrás de quem povoa seus pensamentos. Simples assim. Principalmente, para quem vai “largar”...



Atualmente, a traição adquiriu amplitudes inimagináveis. Tudo é possível. O que é DIFERENTE DE ACEITÁVEL. O sujeito pode namorar; noivar e até casar... A “tentação” estará em todos os lugares; mas, mais acessível através da internet. Há OFERTAS para todos os gostos (E DESGOSTOS!). Há catálogos virtuais para homens e para mulheres. As mais variadas “prestações de serviço” prometem maravilhas e a “rentabilidade” é garantida. E a SUPERFICIALIDADE E FUTILIDADE também...

Outro questionamento que me ocorre é: “Que tipo de pessoa se contenta mais com uma relação apenas virtual ou mais com uma relação virtual do que com uma relação real ou, mais ainda, necessita das formas de relacionamento?” Ou seja, interessa-me muito traçar o PERFIL desta criatura. Comecemos.

1 - NÃO DEVE SER UMA PESSOA LÁ BEM RESOLVIDA. Isso porque o fato de uma tela separá-la do corpo físico da outra pessoa dá lhe a ideia de que nenhuma de suas imperfeições; inabilidades e inexperiência serão descobertas.

2 – TRATA-SE DE UMA PESSOA MENTIROSA. Para ter um relacionamento on line com outra pessoa, a despeito do “compromisso real” com o (a) outro (a), minimamente, a mentira será dita: carência; estado civil; insatisfação etc. E por que não dizer tudo isso para a pessoa real?





3 – A PESSOA É, ANTES DE TUDO, DESPROVIDA DE DIGNIDADE E DE RESPEITO. Uma vez que um dos lados respeita o outro, é um dever ser honesto (a) e respeitar também. Acabou o sentimento, tenha dignidade e diga. Vai doer? Muito. Rupturas sempre doem...

4 – TRATA-SE DE UMA PESSOA INSENSÍVEL. A pessoa que trai é totalmente incapaz de se colocar no lugar do outro. Pobre  e um tanto cego, ão consegue visualizar  a dor e o sofrimento de outra pessoa.

5 – NÃO AMA. Quando a gente ama, a pessoa amada nos basta. Não sobra espaço para estratégias e mentiras a fim de sustentar uma traição.

6 – ACREDITA NA “LEI DA VANTAGEM”. Tola, a pessoa acredita que suas “escapadas virtuais” nunca serão flagradas.


Inclusive, conversando come meus alunos do Ensino Médio, meu aluno Fábio Constantino, nos falou sobre um filme, cujo enredo é bem pertinente ao tema. Apesar de ser mais um "enredo denúncia", trata-se de um filme muito interessante e que serve de ALERTA; sobretudo aos PAIS e aos ADOLESCENTES. Assisti e recomendo. O filme chama-se "CONFIAR".






E, para concluir, o questionamento óbvio: “VOCÊ PERDOARIA UMA TRAIÇÃO VIRTUAL?”. Vale sempre a individualidade... Posso falar por mim. EU NÃO PERDOARIA. O motivo é simples. O relacionamento sério é sinônimo de RECIPROCIDADE. Logo, o mínimo que espero do outro é que seja capaz de fazer por mim o mesmo que faria por ele e, se não traio, NÃO QUERO SER TRAÍDA. NINGUÉM QUER!  Não suportaria a dor que advém, além da traição em si, do fato de ter de admitir que não signifiquei NADA para a outra pessoa; que  acreditei e que amei sozinha. E, sem vergonha alguma de admitir, eu rezo, literalmente, eu rezo para não passar por isso!



“(...) Quero um pouco mais
Não tudo 
Pra gente não perder a graça no escuro

No fundo

Pode ser até pouquinho

Sendo só pra mim sim



Olhe só 

Como a noite cresce em glória

E a distância traz 

Nosso amanhecer

Deixa estar que o que for pra ser vigora. (...)” Maria Gadú - Encontro















COMENTE!