Translate

EDUCAR É, ANTES, SENTIR... E TODOS SÃO CAPAZES DISSO.

domingo, 23 de novembro de 2014

FILME RECOMENDADO: INTOCÁVEIS (AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA) - RECOMMENDED FILM: Untouchables (PORTUGUESE LANGUAGE ASSESSMENT)

POR MARI MONTEIRO



Baseado em uma história REAL, o filme INTOCÁVEIS deixa um rico legado ao público. Não há como não se apaixonar por Philippe, o protagonista do filme. Seu olhar, sua SENSIBILIDADE CRESCENTE ao longo da trama... E sua relação com Driss é algo, no mínimo, admirável. Permeado de HUMOR  e de diálogos PROFUNDOS, a obra nos faz refletir sobre a IMPORTÂNCIA DE CADA SEGUNDO DE NOSSAS VIDAS. Uma das falas que jamais esquecerei é  esta: “Tivemos uma linda história de amor juntos. Espero que viva isso ao menos uma vez na vida” (Diz  Plilippe a Driss sobre seu casamento).

A fim de dar continuidade às temáticas desenvolvidas durante o 4º bimestre, envolvendo: AMOR; SENSIBILIDADE e AFETIVIDADE, os alunos do ENSINO MÉDIO, realizaram uma avaliação após a apreciação deste filme magnífico. Seguem a AVALIAÇÃO e, nos próximos dias, ALGUNS COMENTÁRIOS DOS ALUNOS a respeito desta experiência;

Bom TRABALHO e boa leitura a TODOS!

Avaliação Bimestral de Língua Portuguesa:
Profª Mari Monteiro – Ensino Médio

Objetivo: Provocar reflexões que resultem em interpretações bem elaboradas acerca da temática que aborda as RELAÇÕES SOCIAIS baseadas na confiança e no aprendizado significativo. Além disso, esta avaliação objetiva estimular a elaboração de comentários críticos e articulados e de justificativas bem fundamentadas; além de frisar que as respostas devem ser escritas em concordância com a NORMA CULTA DA LÍNGUA.

Observações: Antes das filmagens, François Cluzet encontrou Philippe Pozzo di Borgo e observou os seus movimentos, respiração e fala para desenvolver o personagem.

PREMIAÇÕES e indicações:
► BAFTA 2013 Indicação Melhor Filme Estrangeiro ► CÉSAR 2012 Ganhou Melhor Ator - Omar Sy
► OSCAR 2012
 
Melhor Atriz Coadjuvante - Anne Le Ny Melhor FotografiaMelhor Edição Melhor Roteiro Original Melhor Som (http://www.adorocinema.com/filmes/filme-182745/curiosidades acesso em 02/11/2014) 
Indicações Melhor Filme Melhor Diretor - Eric Toledano e Olivier Nakache Melhor Ator - François Cluzet.


1 – Justifique o título do filme:


2 - Caracterize PSICOLOGICAMENTE os personagens:

a)      Philippe:
b)      Driss:


3 - De acordo com seu ponto de vista, o que fez com que Driss conseguisse o emprego de “cuidador” e permanecesse nele?


4 – Elabore um comentário crítico sobre a relação que se estabelece entre Driss e Philippe no decorrer da trama:


5 – Escreva suas IMPRESSÕES sobre a cena em que Driss dança na festa de aniversário de Philippe, de modo a enfatizar a reação de Philippe:

 6 – De acordo com o dicionário, CARÁTER significa: (latim character, -eris, sinal, marca) substantivo masculino: 

1. O que faz com que os entes ou .objetos se distinga entre os outros da sua espécie.

2. Marca, cunho, impressão.

3. Propriedade.

4. Qualidade distintiva.

5. Índole, gênio.

6. Firmeza.

7. Dignidade.


"Caráter", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/Car%c3%a1cter [consultado em 02-11-2014].


► Diante disso, reflita sobre o perfil de Driss e escreva o que define o caráter de uma pessoa segundo sua opinião:

 7 – Ao indagar Driss sobre a importância da Arte, Philippe diz: “É só o que alguém deixa na sua passagem na Terra.” Considerando o sentido mais AMPLO da palavra “arte”, elabore um texto reflexivo sobre a referida afirmação. (mínimo de 10 linhas):



8 – Pensando sobre o conceito de AMOR VERDADEIRO, desenvolvido e discutido durante este bimestre, de acordo com suas convicções, seria possível uma relação de amor verdadeiro com uma pessoa nas condições de Philippe? Justifique sua resposta através de um TEXTO ARGUMENTATIVO:


Ps. Oficialmente, esta é, literalmente, nossa ÚLTIMA AVALIAÇÃO ESCRITA.  Desejei muito que ela fosse especial e significativa. O tema: relações humanas não foi escolhido aleatoriamente. A escolha se deve ao fato de que desejo que nossas relações sejam mantidas: de longe ou de perto; como boas lembranças... Desejei, ainda, rir com vocês durante este processo, porque ensinar e aprender apenas acontecem quando estamos FELIZES! Tudo de melhor para você! SEMPRE!




13 comentários:

  1. 1-Intocáveis: são duas pessoas que enfrentam suas dificuldades, mas que buscam, ao mesmo tempo, sempre melhorar; e que juntos ajudam um ao outro, olhando para frente e não deixando que nada os derrote, que nada os detenha, que nada os abale. Por isso são intocáveis.
    3- Ele era alguém que não tinha dó, talvez compaixão em meu ponto de vista. Em certo momento do filme, Phelippe comenta que ele era essencial, pois o tratava como igual, enquanto muitos o viam de forma diferente, apenas como alguém deficiente. Driss, porem, o aceitava como alguém semelhante, alguém considerado “normal”.
    5- A festa de aniversário de Phelippe costumeiramente foi tradicional, com músicas clássicas, pessoas cultas e comportadas, o que é desconfortável para alguém que em seu dia-a-dia não tem relação alguma com esses tipos de costumes.
    Por isso, Driss em meio a músicas clássicas, interrompe e começa a dançar músicas de em seu gosto, o que causa um impacto nos presentes; especialmente, em Phelippe, mas que começa a admirar a dança e a música e acaba se deixando levar em um ritmo em que todos os outros presentes também fizeram parte. E uma festa parada passa a ser agitada e descontraída.
    6- Em minha opinião caráter define muito que é uma pessoa, se é boa ou má, de confiança ou não, o que infelizmente muitos deixam relevar. Pessoas de caráter, são pessoas que se diferenciam das oposições deixando sua “marca” por onde passam. Pessoas firmes e dignas, e que não se influenciam facilmente com o que é incorreto, mas que acima de tudo são sinceras e verdadeiras, e não agem duvidosamente. Mas isso depende muito de cada pessoa, e quem somos nós para julgar? Devemos fazer apenas nossa parte.
    8- Não importa quais sejam os problemas e defeitos de alguém, somos todos iguais, por isso todos merecemos ser amados; o amor quebra multidões de defeitos, então, amor verdadeiro é possível sim entre pessoas opostas, nada é motivo para empecilhos quando se ama.
    No filme que assistimos, encontramos uma linda prova de amor, e que nos deixa claro que é possível amar e ser amado, apesar das dificuldades. Jesus amou todos nós, morrendo em uma cruz, sendo nós todos, pecadores, então podemos amar as pessoas apesar de qualquer coisa, isso não é problema pra ninguém, pelo contrário, é satisfatório, uma grande honra, pois quando se ama, se é amado também.


    Giovana. C Nº07 2ºEM

    ResponderExcluir
  2. Giovanna, mimo...

    como sempre, suas respostas são muito maduras e coerentes.

    Excelente trabalho!

    bjus

    Mari

    ResponderExcluir
  3. Filme: INTOCÁVEIS

    QUESTÃO 1
    Intocáveis: Driss e Philipp tinham algo em comum, ambos eram intocáveis, de modo que Philipp era intocável pelo fato de ser tetraplégico e não sentir nada e Driss por viver só no mundo, sem ter ninguém para estar do lado dele, mas quando se encontram e passam um tempo junto eles logo se entendem e se “tocam”, tem um carinho muito grande um pelo outro.


    QUESTÃO 5
    Muitos agiriam com ignorância, pelo fato de um estar olhando por ser cadeirante e o outro dançando, mostrando todos seus movimentos. Porém, no filme, Phillipp acha graça e Driss o alegra com sua dança, pois daquele jeito ele leva a festa toda a ser mais animada; ao invés de ser uma festa monótona como parecia ser todas antes.


    QUESTÃO 8
    Amar alguém hoje em dia já considero como uma “tarefa” muito difícil, pelo fato do amor não ser mais valorizado do modo que deveria. Muitas pessoas usam o termo EU TE AMO, para conseguir algo em troca, dizem se apaixonar a primeira vista, que é claro que pode acontecer, mais para mim é mais provável que seja um “tesão” a primeira vista.
    No caso de Philipp, por ser um homem rico, porém cadeirante, muitas mulheres poderiam se aproveitar. Mas ele teve a sorte de encontrar alguém que realmente se apaixonou por ele no estado que ele se encontrava.
    O verdadeiro amor sem fronteiras , enfrentar qualquer coisa por alguém que você realmente tem um afeto muito forte; Quando penso no meu futuro com alguém não imagino alguém nesse estado, um motivo porque não saberia como enfrentar, cuidar, e até mesmo ter relações, porém não mando no meu coração, se acontecer de me apaixonar por alguém tetraplégico faria de tudo para ser feliz com aquela pessoa.

    Larissa Silva 1° ANO N°06

    ResponderExcluir
  4. Larissa, mimo...

    Muitíssimo obrigada pela contribuição. Seus textos/respostas são excelentes!!!

    Parabéns!

    Bjus

    Mari

    ResponderExcluir
  5. QUESTÃO 05:

    Driss mostrou que dá pra sentir uma energia muito boa com outro gênero de música sem ser a clássica, e os gestos de dança eram engraçados, e motivou os outros funcionários a dançarem também, isso despertou alegria em Phelippe.

    QUESTÃO 06:

    Driss era um rapaz honesto, porém, tinha suas recaídas, todos nós temos. Mas ele ajudava Phelippe por pura compaixão, ele não pensava na remuneração dele, e sim, no bem estar do seu parceiro. Ele recuperou o objeto valioso de Phellipe e depois que ele quitou todas as suas dívidas, esclareceu sobre sua vida e deixou tudo resolvido. Ele deixou seu amigo desfrutar do ócio por um tempo. Driss é um rapaz de atitude.

    QUESTÃO 08:

    Sim, é possível. Na vida, e pelo mundo afora, existem muitos tipos de pessoas, no sentido personalidade de se dizer. Existe pessoas que se atraem, seja pelo estilo de se vestir, estilo musical, por índole, e ÓBVIO que existam pessoas que tenham interesse num indivíduo com as mesmas condições que Phelippe.
    Não estou falando de aparência e nem de bem material alheio, e sim, dos sentimentos, da personalidade, da ideologia da pessoa, etc...

    Beleza é relativo, Phelippe é um senhor, mas qual o problema? Do mesmo jeito que tem pessoas que se apaixonam por pessoas mais novas, há também pessoas que sentem uma atração por pessoas com a idade mais avançada. Isso é respeito, estima, a idade dele não importa, o que importa são as virtudes e as boas atitudes que um indivíduo tem a repassar ao próximo.

    Vinicius Alcivan
    3º Ano - EM
    Nº 11

    ResponderExcluir
  6. Questão 1
    Observando o título por um lado lógico, ele indubitavelmente vem a se referir ao caso de Phelippe; que por ser tetraplégico não poderia sentir nenhum tipo de toque ou dor,mas olhando para Driss este título vem a se referir ao seu isolamento da família e outras pessoas com quem poderia se relacionar.

    Questão 6
    Para mim o caráter de uma pessoa não deve ser definido por seu passado; mas, sim, pelo que ela é e faz hoje. Uma pessoa de bom caráter possui orgulho de si mesma; poís, não deve nada a ninguém e é correta com todos.

    Questão 7
    Todas as pessoas tem a chance de deixar sua marca na vida dos outros, a oportunidade de fazer algo importante por alguém, descobrir novas coisas que mudem o rumo da humanidade, todos somos capazes de realizar feitos que nos imortalizem na mente de cada um.
    Com a arte a situação não é diferente; a pessoa possui um talento e um sentimento e o expressão em uma tela onde todos podem apreciá-lo e talvez esta pessoa se torne reconhecida ainda viva ou só receba a devida atenção após sua morte.
    É como o quadro da Monalisa de Da Vince. Mesmo ele já estando morto todos lembram dele por este quadro; é a marca dele na Terra.

    Questão 8
    Sem sombra de dúvida, se o amor é verdadeiro,certamente, os indivíduos que participam deste relacionamento irão pouco se importar com características soltas. O homem não é um animal criado na base da perfeição, todos temos defeitos e qualidades específicas que definem quem somos, se nos apegarmos a uma característica específica da pessoa dificilmente encontraremos a pessoa esperada. É nescessário amar a pessoa num todo aceitando seus defeitos e ajudando a pessoa a melhorar a cada dia.
    No caso de Philippe, sua deficiencia não o impede de amar, pode causar preconceitos e rejeição, mas ele ainda tem a possibilidade de encontrar alguém que o ame sendo ela portadora ou nao de deficiencias.
    Quando li o enunciado desta questão, eu pensei "é lógico que sim,seria até mais fácil porque quem estivesse com ele teria que amar muito para superar as dificuldades deste relacionamento"; mas depois eu lembrei que ele era rico e achei que isso poderia dificultar o relacionamento. Entretanto, acho que seja possível sim e que se ele não ficar se limitando, se rebaixando e nunca desistir, uma hora, ele vai encontrar esse amor.
    Kenia Santos Coletto N°18 1° EM

    ResponderExcluir
  7. Questão 3

    Primeiramente, apenas o fato de Driss não querer o emprego por si só é algo bastante curioso, já que o mesmo não tinha nenhuma recomendação ou experiência nessa área. Driss não demonstrou reação ao saber que consegui o emprego, ele ficou fascinado com o seu novo quarto e a casa em geral. Ao passar do tempo os dois (Philippe e Driss) foram criando uma ótima relação, não apenas profissionalmente, mas também como grandes amigos. Creio que, foram esses fatores que permitiram que Driss mantivesse o seu emprego.

    Questão 4

    A princípio, Philippe tinha certa desconfiança de Driss, mas algo chamou sua atenção, talvez pela iniciativa do mesmo na hora da entrevista. Era bem complicado para Driss, já que ele não queria estar ali, fazendo o que tinha que fazer, com o passar do tempo e com o fim do desafio proposto por Philippe, as coisas começam a “andar” melhor, começa a se criar um laço de confiança, respeito e até mesmo admiração por ambas as partes, isso se resulta na amizade forte que perdura até os dias atuais.

    Questão 7

    Eu discordo com a frase dita por Philippe, em partes, já que para um artista essa não é a única forma de se deixar algo bom.
    Explicando, tudo o que fazemos na Terra deixa a sua marca, e todos os humanos deixam o seu legado para trás. Um artista pode deixar as suas obras, os seus ensinamentos, técnicas, memórias entre outras coisas. Dizer que é só isso que deixamos em nossa passagem pela Terra fica muito vago. Deixamos aqui a nossa história, alguns feitos que realizamos, a nossa honra, que um dia alguém além de mim e de entes próximos irá saber e refletir sobre e tentar ser melhor do que nós fomos um dia.

    Questão 8

    O amor pode estar presente em todos os cenários, em vários cotidianos diferentes, até na guerra pode se ter amor, um amor sádico, mas não deixa de ser amor. Amar ou ser amado ou os dois são coisas totalmente paralelas.
    Nesse caso o amor entre um tetraplégico e uma pessoa considerada “normal”. Antes de se conhecerem fisicamente eles (Philippe e a moça) se comunicavam apenas através de cartas uma maneira muito culta e formal, sem nem mesmo um telefonema sequer. Philippe não tinha total confiança em si mesmo nessa questão de amor, era muito inseguro em relação a sua aparência, depois de muita insistência por parte de Driss, eles finalmente iam se encontrar pela primeira vez.
    Acredito que, para se gostar de outra pessoa a aparência conta somente por uns 5% de todo o processo. Devemos enxergar além do rosto, olhar o interior e as qualidades. Interesse por status e aparência é algo que repudio, algo que não desejaria a alguém, pois é um ato ridículo e quem pratica é pior ainda.

    Henrique Rodrigues "Oreia" Nº19

    ResponderExcluir
  8. Filme: Intocáveis.

    Respostas da prova:

    1. Phelippe e Driss, de alguma forma, se "tocaram", se completaram. Driss era uma pessoa que sentia tudo e Phelippe não sentia nada. Então, isso foi o que mais os uniu. Era como se um completasse o outro.

    4. No começo da história, realmente tinham uma relação somente de trabalho. Porém, no decorrer do filme, essa relação foi mudando. Eles criam laços de amizade, companherismo, uma compreensão entre eles. Isso é uma coisa admirável, pois supera qualquer tipo de preconceito. Um exemplo a ser seguido.

    6. Na minha opinião, dizer que alguém tem ou não caráter, é uma questão de atitudes que ela tem. Por exemplo, uma pessoa que mata alguém, sobre qualquer circunstância, agride pessoas inferiores a ela, isso é uma pessoa de mal caráter. E uma pessoa de bom caráter é uma pessoa que tem uma boa índole, tem dignidade, respeito e gosta de ajudar os demais, como diz o ditado "fazer o bem sem olhar a quem."

    8. Quando você ama alguém de verdade, possivelmente, se apaixonará por seu interior, por sua beleza interior, e não se importará com seu físico.
    É o que aconteceu no caso de Phelippe, apesar de ter essa doença, ainda conseguiu um amor, que foi além de preconceitos estúpidos. O fato de ser um homem rico, dificulta um pouco de saber se realmente alguém se apaixonou por ele, ignorando seu físico, ou se simplesmente está com ele por sua condição financeira.
    Porém, como já disse, ainda existem pessoa vulneráveis a esse assunto, que aceitam a pessoa amada por seu interior.

    Nathalia Ramos N°11 1° E.M.

    ResponderExcluir
  9. 1) Creio que o título está associado ao que eles vivenciaram antes de se conhecerem. Para Driss está relacionado ao preconceito e para Phellipe, como suas condições eram complicadas e ele era uma pessoa difícil de lidar, as pessoas ficavam uma ou duas semanas cuidando dele e iam embora.

    2) Eu, particularmente, gostei e achei lindo o filme devido a relação que eles acabam tendo. Eles se tornam tão, mais tão amigos a ponto de, quando Driss vai embora, Phellipe não quer fazer mais nada e, por sua vez Driss não parar de pensar nele. Isso é lindo. Os dois criaram uma relação de família, não apenas de amizade.

    2) Eu, particularmente, gostei e achei lindo o filme devido a relação que eles acabam tendo. Eles se tornam tão, mais tão amigos a ponto de, quando Driss vai embora, Phellipe não quer fazer mais nada e, por sua vez Driss não parar de pensar nele. Isso é lindo. Os dois criaram uma relação de família, não apenas de amizade.

    3) Sim, claro que é possível. Essa pessoa continua sendo um ser humano, você não se apaixona pelo físico da pessoa e sim pelo intelectual, o físico atrai por um tempo pequeno, já o intelectual ele te faz se apaixonar mais a cada pensamento que a pessoa compartilha, a cada palavra que sai da boca da pessoa. Haverá dificuldades? Sim, muitas, mais, quem disse que a vida seria fácil? E quem disse que o amor seria fácil? Ninguém...
    Eu penso que, quando se ama nada é feito com mau gosto, até mesmo passar dias inteiros cuidando de uma pessoa nessas condições, afinal você está ali por que ama a pessoa, e selar um compromisso com uma pessoa nessas condições, sabendo de tudo isso, que você terá que cuidar dela pro resto da vida, pra mim, é a maior prova de amor que existe, pois a pessoa sacrifica muitas coisas por um amor.

    ResponderExcluir
  10. Intocáveis

    1- Intocáveis, um receio de ser tocado,tanto Driss, quanto Phelippe,sentiam falta do carinho. Porém com a ajuda de um do outro,eles acabaram se tornando tocáveis.

    3- Phelippe decidiu dar ao rapaz uma nova chance. Ele não queria alguém que só cuidasse dele, ele queria algo diferente, algo que ele sentia falta,a diversão. Driss o tratava normalmente,fazia o esquecer que era deficiente físico. Risadas faziam Phelippe se sentir mais vivo. Esse foi o real motivo no qual fez Driss conquistar sua compaixão.

    Fabio Constantino 2EM

    ResponderExcluir
  11. Questão 3 :
    Considero que Driss conseguiu o emprego de cuidador por ser diferente dos demais. Ele era ousado. Não tinha pena de Phillippe. Era bem humorado, e muito sincero, falava o que pensava sem disfarçar nada. e tinha um senso de diversão muito forte.

    Questão 6 :
    Penso que as ações, ou seja, as atitudes são o que definem o caráter de uma pessoa. O modo como ela fala, como trata as pessoas. O que ela dá de si para os outros. acredito que o caráter pode ser influenciado por acontecimentos na vida de pessoa e que são acrescentados na sua personalidade de acordo com o ponto de vista próprio dela.

    Questão 7 :
    O que queremos deixar aqui quando partirmos? Algo que nos represente, que lembre aos outros que já existimos. Uma ou mais marcas que fazem com que aquele que já se foi permaneça vivo. E, por meio da arte, isso é possível, pois a arte nunca morre, é uma marca atemporal. é na arte que sobrevive a alma do artista, ou melhor, fragmentos de sua alma em cada obra de arte, e mesmo que ele tenha ido ainda está aqui. Se ele conseguiu deixar sua marca significa que sua passagem aqui não foi em vão e acima de tudo está marcada.

    Questão 8 :
    O amor não é um sentimento sustentado pelas aparências físicas. Caso fosse assim, com certeza, não seria amor. Seria um sentimento vazio e mesquinho. Sendo assim, independente da aparência física da pessoa, o amor verdadeiro é possível para ela. Afinal, ela é um ser humano que tem características que vão além da suas condições físicas. acredito que o amor vem da alma e não do corpo. É algo que se sente por dentro, fruto do romantismo, nutrido por sentimentos, falados, pensados ou escritos.
    É impossível enxergar o amor com olhos carnais. Esses são os olhos que veem o exterior de uma pessoa. O amor é uma vontade interior. É a expressão do que a alma sente. Um cego pode amar, porque ele não ama com os olhos. Um paraplégico pode amar, porque ele não ama com as pernas. O amor independe das condições do corpo. Uma relação de amor verdadeiro é possível para qualquer um, não existem desafios físicos que impeçam o amor verdadeiro. O amor quando é verdadeiro supera tudo.

    2° E.M. N° 12

    ResponderExcluir
  12. 7- Arte, é uma forma de expressão ao que o pintor esta sentindo, fazendo,pensando,isso faz com que ele elabore uma arte a partir de seus sentimentos, ele coloca na tela e tenta representar o que esta acontecendo em sua vida, sendo em cores fortes ou em cores mais claras.E quando Philipe explica a Driss que ''é só o que alguem deixa na sua passagem na terra(...)'', ele quer dizer que é uma forma de deixar sua lembrança para as outras pessoas tentarem enxergar em sua arte o que ocorreu ao decorrer de sua vida , e tambem que quando um artista morre sua arte vale muito mais do que ela valia quando era vivo.
    8- O amor verdadeiro , não é'' medido'' em aparência, dinheiro,etc, ele é medido pelo sentimento , que a pessoa sente pela outra, pelo ''valor'' que ela a dá ; afinal quando amamos alguem fazemos de tudo para fazer a outra feliz e sentir-se bem, e no caso de Philipe não é diferente , ele pode sim ter um amor verdadeiro , que na verdade ele ja teve esse amor verdadeiro, o amor de sua esposa e que por sinal o amava muito.E mesmo que ele esteja nessas condições fisicas, existe sim a possibilidade de que alguma pessoa (mulher) o ame, afinal para amar alguem tem que se apaixonar pelo ''conteudo'' ou seja,seu caracter, suas qualidades, defeitos,sentimentos,etc.
    E no filme , mostra Philipe escrevendo para sua amada, escrevendo lindas poesias românticas, sonetos , antes de conversar com ela pessoalmente e ela vê-lo como ele é realmente, então esse medo faz com que ele escreva essas cartas,com medo de que ela não o aceite do jeito que ele é, entao ele resolveu começar por ai , mostrando seu lado intelectual , para que ela se apaixona-se pelo seu lado intelectual e não fisico.
    Agatha Fernandes Gonçalves Pereira 01 2 EM

    ResponderExcluir
  13. Questão 5:
    Foi uma cena engraçada e, ao mesmo tempo, anormal. Philippe não estava acostumado a ver aquilo, principalmente em sua festa de aniversário. Pois, como ele mesmo diz no filme, sua festa de aniversário era sempre tida como um encontro anual de sua família com ele, se encontravam apenas naquele único dia. E era algo sempre muito formal. Essa ação de Driss mostrou a Phelippe que a vida precisa de algo diferente, sair dessa vida monótona, sair da mesmice...
    Questão 6:
    Driss era um rapaz que já tinha antecedentes criminais, porém o seu comportamento mudou bastante, principalmente depois que conheceu Phelippe, esse “choque” de cultura. Caráter não é algo que não possa ser mudado com o tempo, caráter é como uma marca que cada um de nós tem, e que demonstra o que somos verdadeiramente em nosso interior.
    Questão 7:
    O que se entende por arte? Como podemos reconhecer uma arte?
    Na vida, aprendi que tudo é arte e que tudo pode se tornar arte. Quando digo tudo, é no sentido mais amplo da palavra que se pode imaginar, ou seja, até mesmo um sorriso ou então uma lágrima a escorrer sobre seus olhos, pode sim ser considerado uma arte, não apenas um desenho ou um quadro pintado, podemos transformar dos nossos sentimentos uma arte.
    Creio que viver já é uma, e por sinal é uma das mais difíceis de “pintar”, imagino que foi isso que Phelippe quis passar para Driss com aquela frase “É só o que alguém deixa na sua passagem na terra”, que é o legado que deixamos aqui.
    Questão 8:
    Será que o amor é capaz de romper barreiras?
    Quando se ama uma pessoa, normalmente as pessoas não olham apenas o exterior ou a beleza física. O essêncial mesmo é a beleza interior, o caráter, a sabedoria, um coração puro principalmente, Aí que entra não somente o caso de Phellipe com suas limitações físicas, mas de tantas outras pessoas que sofrem com esse tipo de problema. A história de Phelippe foi só um exemplo dentre tantos outros casos similares.
    Acredito que quando se ama uma pessoa verdadeiramente, qualquer tipo de limitação seja ela física, mental ou psicológica seja quebrada; pois, o amor é um sentimento puro, que faz com que qualquer tipo de barreira seja quebrada, e por esses motivos acredito que é possível sim ter uma relação de amor verdadeiro com uma pessoas nas condições de Phelippe. Mesmo porque, diria o eterno cantor\poeta Chorão: “o amor constrói pontes indestrutíveis.”
    Portanto, podemos concluir que uma pessoa nas condições de Phelippe pode ter uma relação de amor verdadeiro com outra pessoa, pois o amor rompe barreiras.
    Guilherme Martins Andrade dos Santos - N: 8 - 2ºEM

    ResponderExcluir

COMENTE!