Translate

EDUCAR É, ANTES, SENTIR... E TODOS SÃO CAPAZES DISSO.

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

TRAIÇÃO VIRTUAL = DOR REAL (BETRAYAL VIRTUAL = REAL PAIN)

POR MARI MONTEIRO



Traição segundo o dicionário significa: 

1. Enganar com traição. = ATRAIÇOAR, FALSEAR
2. Revelar informação que era secreta. = DELATAR, DENUNCIAR.
3. Deixar perceber. = REVELAR.
4. Não cumprir promessa, compromisso ou princípio.
5. Ser infiel a. Inhttp://www.priberam.pt/dlpo/trai%C3%A7%C3%A3o [consultado em 20-08-2014].

Não consigo ser imparcial diante de muita coisa nesta vida: bem como, diante de muitos temas desenvolvidos e discutidos em sala de aula. Mas, como este foi um TRABALHO DE ARGUMENTAÇÃO ORAL E ESCRITA desenvolvido com os alunos do Ensino Médio, obviamente, estes pareceres somente foram publicados após a realização dos debates sobre o tema.

Já adianto que, para mim, TRAIÇÃO VIRTUAL EQUIVALE À TRAIÇÃO REAL. Sentei-me à frente de um aparelho, iniciei uma conversa, falei sobre mim, ouvi a outra pessoa, os teores das conversas foram se tornando cada vez mais íntimos, promessas foram feitas, caras e bocas expostas em fotos... Exposição... Pronto! ESTÁ CONSUMADA A TRAIÇÃO. Por quê? Trata-se de uma série de procedimentos realizados estrategicamente: ligar o aparelho; procurar uma pessoa; iniciar uma conversa; corresponder à conversa; assediar; insinuar... A pessoa “comprometida” poderia ESCOLHER PARAR em qualquer uma destas etapas. Se não parou, foi porque teve a INTENÇÃO DE TRAIR. Traiu. E, mais, gostou. Prosseguiu. REINCIDIU.



Diante disso, emergem muitos questionamentos na minha mente. Um deles é: “Enquanto a pessoa trai virtualmente, qual é o espaço que está sendo ocupado pela outra pessoa (traída) SUPOSTAMENTE AMADA (e enganada! Diga-se en passant)?” NENHUM!

Até bem pouco tempo atrás, a discussão acerca de traição de limitava à traição física ou “em pensamento”. TRAIÇÃO EM PENSAMENTO? O(a) fulano(a) está olhando para você e pensando em outro(a)? Tem um compromisso com você, mas pensa no(a) outro(a)? Isso não cabe na minha cabeça. É COISA DE GENTE COVARDE! Pra este tipo de ser, tenho um recado: “Largue  a criatura real e vá  atrás de quem povoa seus pensamentos. Simples assim. Principalmente, para quem vai “largar”...



Atualmente, a traição adquiriu amplitudes inimagináveis. Tudo é possível. O que é DIFERENTE DE ACEITÁVEL. O sujeito pode namorar; noivar e até casar... A “tentação” estará em todos os lugares; mas, mais acessível através da internet. Há OFERTAS para todos os gostos (E DESGOSTOS!). Há catálogos virtuais para homens e para mulheres. As mais variadas “prestações de serviço” prometem maravilhas e a “rentabilidade” é garantida. E a SUPERFICIALIDADE E FUTILIDADE também...

Outro questionamento que me ocorre é: “Que tipo de pessoa se contenta mais com uma relação apenas virtual ou mais com uma relação virtual do que com uma relação real ou, mais ainda, necessita das formas de relacionamento?” Ou seja, interessa-me muito traçar o PERFIL desta criatura. Comecemos.

1 - NÃO DEVE SER UMA PESSOA LÁ BEM RESOLVIDA. Isso porque o fato de uma tela separá-la do corpo físico da outra pessoa dá lhe a ideia de que nenhuma de suas imperfeições; inabilidades e inexperiência serão descobertas.

2 – TRATA-SE DE UMA PESSOA MENTIROSA. Para ter um relacionamento on line com outra pessoa, a despeito do “compromisso real” com o (a) outro (a), minimamente, a mentira será dita: carência; estado civil; insatisfação etc. E por que não dizer tudo isso para a pessoa real?





3 – A PESSOA É, ANTES DE TUDO, DESPROVIDA DE DIGNIDADE E DE RESPEITO. Uma vez que um dos lados respeita o outro, é um dever ser honesto (a) e respeitar também. Acabou o sentimento, tenha dignidade e diga. Vai doer? Muito. Rupturas sempre doem...

4 – TRATA-SE DE UMA PESSOA INSENSÍVEL. A pessoa que trai é totalmente incapaz de se colocar no lugar do outro. Pobre  e um tanto cego, ão consegue visualizar  a dor e o sofrimento de outra pessoa.

5 – NÃO AMA. Quando a gente ama, a pessoa amada nos basta. Não sobra espaço para estratégias e mentiras a fim de sustentar uma traição.

6 – ACREDITA NA “LEI DA VANTAGEM”. Tola, a pessoa acredita que suas “escapadas virtuais” nunca serão flagradas.


Inclusive, conversando come meus alunos do Ensino Médio, meu aluno Fábio Constantino, nos falou sobre um filme, cujo enredo é bem pertinente ao tema. Apesar de ser mais um "enredo denúncia", trata-se de um filme muito interessante e que serve de ALERTA; sobretudo aos PAIS e aos ADOLESCENTES. Assisti e recomendo. O filme chama-se "CONFIAR".






E, para concluir, o questionamento óbvio: “VOCÊ PERDOARIA UMA TRAIÇÃO VIRTUAL?”. Vale sempre a individualidade... Posso falar por mim. EU NÃO PERDOARIA. O motivo é simples. O relacionamento sério é sinônimo de RECIPROCIDADE. Logo, o mínimo que espero do outro é que seja capaz de fazer por mim o mesmo que faria por ele e, se não traio, NÃO QUERO SER TRAÍDA. NINGUÉM QUER!  Não suportaria a dor que advém, além da traição em si, do fato de ter de admitir que não signifiquei NADA para a outra pessoa; que  acreditei e que amei sozinha. E, sem vergonha alguma de admitir, eu rezo, literalmente, eu rezo para não passar por isso!



“(...) Quero um pouco mais
Não tudo 
Pra gente não perder a graça no escuro

No fundo

Pode ser até pouquinho

Sendo só pra mim sim



Olhe só 

Como a noite cresce em glória

E a distância traz 

Nosso amanhecer

Deixa estar que o que for pra ser vigora. (...)” Maria Gadú - Encontro















61 comentários:

  1. Caros leitores,

    São três dias de discussão com todos os alunos do Ensino Médio... Resultado? Muitas surpresas boas. POSICIONAMENTOS MADUROS e argumentos fortes e inteligentes.

    Ouvi-los é muito gratificante!
    Aprendo muito com todos vocês!


    Muito obrigada pela contribuição!

    Bjus


    Mari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este programa https://apinc.com.br é o único que de fato me ajudou a descobrir toda a safadeza do meu marido pois peguei todas as conversas dele com varias pessoas no Facebook

      Excluir
  2. Traição virtual,outra forma mais "atualizada" de trair,onde,se esconder do real fica mais prazeroso e ao mesmo tempo desafiador.Uma traição é sempre uma traição independentemente de ser "ao vivo" ou por traz de uma maquina.Em minha opinião,o ser que se rebaixa a uma traição precisa aprender a amar seu companheiro de verdade,parar de se esconder atrás de promessas vazias,pois se aconteceu uma vez pode acontecer a segunda e assim por diante.
    Enfim,se for namorar ou casar não faça com aquela pessoa o que você não gostaria que fosse feito por você,pense em seus atos antes de olhar e apontar os erros alheios,não traia,não perca a sua dignidade atoa.

    PS: Marizinha,desde aquela nossa conversa na sala comecei a ver com outros olhos esse assunto,peço desculpas se o comentário não foi o dos melhores,teria muito mais coisa pra falar,só que encontrei certa dificuldade em traduzir para palavras...
    Bjo Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Henrique, querido...

      Como é bom ser chamada de "Marizinha". Sabia que apenas você e a "GIGGELLY" falam assim???kkkk

      Mas, é muito bom também saber que, depois de uma conversa em sala de aula, você adquire um outro olhar sobre este tema. Na verdade, creio que isso tenha acontecido com TODOS nós. E isso significa "evoluir" e crescer intelectual e emocionalmente.

      Parabéns pelo comentário.

      Abraço.

      Mari.

      Excluir
  3. Traição virtual, a traição do novo tempo.

    Eu acho que a pessoa que trai deve ser de uma frieza enorme, o individuo é capaz de viver com a companheira(o) e ao mesmo tempo consegue ter uma outra relação via internet, essa pessoa se esconde atrás de um personagem. Se fosse o caso eu não perdoaria, se a pessoa é capaz de ti trair virtualmente imagine só o que ela não é capaz de fazer se tiver uma ''oportunidade'', trata-se de uma pessoa dissimulada. Eu creio que o perdão é necessário em nossas vidas, mas nessa situação deve ser muito difícil desculpar; pra mim esses ''dois tipos'' de traição são iguais, e se a pessoa não tivesse a intenção de trair não teria procurado, porque quem procura acha!

    Rafaela 1EM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafaela, mimo...

      Sabe o que é mais triste? É a constatação de que esta "frieza" da qual você fala tem se tornado cada vez mais comum... Sobretudo pela facilidade de se "esconder atrás de um personagem" (o que é muito comum na internet). Como você, eu NÃO PERDOARIA. Considero este tipo de "pessoa" COVARDE e DESPREZÍVEL...

      E pensar que, conforme pesquisas apresentadas em sala de aula, isso é muito mais comum do que pensamos...

      Lamento!


      Parabéns pelos argumentos!

      Beijo.

      Mari

      Excluir
  4. A traição virtual na minha opinião é um grande erro de quem há pratica pois , as pessoas que praticam a traição virtual são pessoas fracas sem nenhuma base do que é gostar, amar de verdade , porque “quem ama não pisa cuida valoriza, quem ama não usa ama não abusa”não trai . Eu acho que se você gosta de verdade e a pessoa que está ao seu lado sente o mesmo não tem a necessidade de trair , pois um completa o outro , pra que eu vou trair?! Eu não faço com as pessoas oque eu não quero passar
    Marcus Vínicius n°14 2°em

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Marcos,

      Gostei muito do seu argumento. Principalmente, quando você afirma que quem trai virtualmente, de um modo geral, são pessoas fracas... Também acho. Além disso, AMOR sempre foi e sempre será um sentimento para os FORTES... E que ama, é forte o bastante para não trair...

      Parabéns!

      Bjus

      Mari

      Excluir
  5. Na minha opinião, como qualquer outra traição a partir do momento que a pessoa a qual você se relaciona não está mais te satisfazendo e você parte para outros meios ou modos de se satisfazer, é traição sim! Além disso, você passa a ter sentimentos, mesmo que diferentes pela pessoa do outro lado da tela. Com isso, também pode parecer que esse alguém seja mais interessante do que o da vida real. Pois na minha concepção a pessoa do outro lado da tela, é uma pessoa normal, de carne e osso.
    Contudo, como qualquer outra traição, ambas tem o mesmo peso: magoa a pessoa traída, faz ela se sentir idiota, faz você transferir sentimentos pra quem está do outro lado, abala o casamento e a confiança.
    Enfim, penso que se você acha que ficar sorrindo e trocando elogios de cunho sexual com alguém na frente do portão é traição, e fazer isso sentado no conforto da sua cadeira em casa, com outra pessoa do outro lado da tela não é, é hora de rever seus conceitos, pois o mundo mudou. Não aceito que alguém use a desculpa do "virtual é virtual, real é real" pra cometer uma traição, pois assim como alguém diz: "olha, este é meu jeito, você tem que me aceitar como eu sou", usando a desculpa do "eu sou assim" pra continuar sendo uma pessoa errada.


    Júlia Toledo Fortes
    Nº 04 - 3º E.M

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julia, mimo...

      Concordo com você: tanto a traição virtual como a "traição real" têm o mesmo"peso". Ambas magoam e fazem sofrer. Daí a necessidade de pensar muito antes... E, é como conversamos, no caso da traição virtual, esta ocorre "em etapas"; são conversas que, gradativamente, evoluem para um assunto mais intimista e "insinuante" e; por isso mesmo, a pessoa pode parar a qualquer momento. Não dá para simplesmente dizer: "FOI MAL. ACONTECEU!"


      Parabéns pelo texto!

      Beijo

      Mari

      Excluir
  6. Bom, na minha opinião, traição virtual é igual a todas as outras traições, dói do mesmo jeito, tem as mesmas intenções, a pessoa sabe o que está fazendo na hora em que a conversa se torna mais intima, então não, eu não perdoaria, até por que traição é uma escolha e não um acidente, algo que você não planeja, pelo contrário, você tem todo o trabalho de esconder isso do seu parceiro(a), falar várias coisas, fazer várias promessas, eu acho que a traição dói tanto por que você jamais imagina que a pessoa que você ama, que mostra te amar faça isso, acaba sendo uma decepção enorme, também acho que uma vez traído(a), você jamais confia em ninguém como antes, a pessoa acaba se tornando ciumenta e possessiva ao extremo, o que acaba gerando muitas brigas e até términos nos próximos namoros, acho também que, quem trai, não só pelo virtual, seja uma pessoa que só pense no momento, afinal, você troca uma coisa certa, algo sério e que você cultivou por pouquíssimas horas, um dia apenas, e eu acho a pessoa que faz isso é extremamente tola, pois, além de trocar o certo pelo duvidoso, ainda leva fama de não confiável.
    Yasmim Jacó Cavalieri
    2 E.M

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yasmim, mimo..


      Não havia ainda pensado na questão da "desvalorização" da relação estável e séria em detrimento de algumas horas de distração... Triste aspecto. Aliás, mais um dos muitos alusivos a qualquer tipo de traição.

      Parabéns pelo comentário!

      Bjus

      Mari

      Excluir
  7. Traição, seja virtual ou não, já é um erro, pois não tem sentindo você estar em um relacionamento com uma pessoa que você goste e lhe trair, só da a conclusão que você não gosta dela.
    Em minha opinião, as redes sociais favorecem muito a traição virtual, como conversas escondidas em chats, curtidas em fotos, e com a própria conversa as pessoas vão se envolvendo. E geralmente, a "terceira" pessoa não sabe que a outra já está em um relacionamento e mesmo depois se ela descobrir, geralmente não se importam pois já estariam muito envolvidas.
    Há, em alguns casos, que a pessoa traída perdoa seu traidor, o que em minha opinião é a pior parte do assunto. Não da pra identificar qual a pessoa mais "babaca", a que trai ou a que perdoa. Tudo bem que geralmente a pessoa ama muito a outra, mas se você perdoar uma vez, quem te garante que isso não ocorrerá novamente ?
    Enfim, cada um tem seu ponto de vista sobre este assunto, o meu ponto de vista, isto é totalmente desnecessário. Se você não aceita mais seu parceiro(a), explique pra ele(a) e se resolvam.

    Marcelo Tadeu Nº13 2º EM


    P.S : Desculpe Mari, meu comentário não foi ''bom'', mas é muito dificil escrever sobre um assunto deste tipo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Marcelo,

      Não precisa se desculpar. As reflexões que você nos proporcionou com seu comentário são muito importantes como, por exemplo, o fato de que se a pessoa traída perdoar uma primeira vez, ela não terá garantias de que não existirão outras traições... Fiquei pensando nisso e agora mesmo que não perdoo... (rsrs).


      Parabéns pelo comentário.

      Bjus

      Mari

      Excluir
  8. A traição virtual tem sim um ar de sigilo, porem ainda tem-se o pesar de magoar a si mesmo e a pessoa que você ama, qualquer tipo de traição não só a amorosa está incluído no próprio quesito de traição, mas todas as ações que quebram a confiança que você tem na pessoa na qual está com algum tipo de ligação, sendo assim a traição virtual não é diferente de qualquer outra, há desapontamentos, em algum casos lagrimas, ou até mesmo outros pesares.
    Vitor Tello Martins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Vitor,

      Gostei muito de você ter abordado as possibilidades de "outros pesares" advindos das consequências das mais variadas formas de traição. Não raramente, vemos na "rede" notícias de suicídios em decorrência de desapontamentos extremos; de quebra de confiança etc.

      É mais ou menos aquilo que a gente conversou em sala de aula. Nas RELAÇÕES HUMANAS em que permeia o respeito, os riscos de frustrações e de mágoas são bem menores. Há que se CUIDAR UM DO OUTRO.


      Parabéns.

      Abraço.

      Mari

      Excluir
  9. A traição não é um erro e sim uma escolha. Você escolheu realiza-la, escolheu não parar, escolheu ir adiante e escolheu trair.
    A ausência do contato físico não torna a traição virtual pior que a traição da vida real. Já é traição a partir do momento que uma pessoa confia em você e você quebra essa confiança, seja por qualquer motivo, seja um amigo ou um parceiro.
    Nos dias atuais, ainda mais com a ajuda da internet, tudo é mais rápido e fácil. E com o passar do tempo as coisas simples que antes tinham grande significado vão perdendo o seu valor na visão das pessoas, no caso o amor. As pessoas não medem mais as consequências de seus atos, não pensam se aquilo é certo ou errado, se vão ou não machuca alguém e por isso comentem erros, magoam os outros, traem.
    Se você vai trair, não namore, não se relacione, não faça promessas, não iluda as pessoas, não minta. Não vale a pena machucar alguém por causa da sua incompetência em ser fiel.
    Valéria, 3º E.M

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valéria, mimo...

      Também considero a traição uma ESCOLHA. Daí ser tão difícil (às vezes, impossível) de perdoar. Além disso, a questão de NÃO FAZER PROMESSAS que não possam ser cumpridas é de extrema importância... Não prometa nada; sobretudo, se não pretende cumprir...

      Parabéns!

      Beijo

      Mari

      Excluir
  10. A traição virtual é uma maneira da pessoa que está traindo, criar uma imagem falsa dela mesma, ela quer ser alguém totalmente diferente do que realmente é, e assim é mais fácil de conquistar outra pessoa fora do relacionamento. Não deixa de ser grave como todos os outros tipos de traição, aliás, pode ser até mais grave.
    Infelizmente, com tantos meios de comunicação existentes hoje em dia, isso vai continuar! Agora vai da cabeça do ser humano, querer fazer parte de toda essa falsidade, ou querer optar por ter um bom caráter e ser totalmente diferente dessas pessoas.


    Milena Caetano 2ºEM. N° 18

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milena, mimo...

      Realmente, a pessoa que trai; sobretudo, virtualmente, aparenta um desejo de ser "outra pessoa". O que implica na ausência de uma IDENTIDADE PRÓPRIA e num descontentamento com a atual situação; ou seja, com seu atual relacionamento... Por isso, não existem explicações suficientemente CONVINCENTES capazes de amenizar esta atitude.

      Parabéns.

      Bju

      Mari

      Excluir
  11. Traição virtual é o tipo de traição que uma pessoa covarde comete, mais covarde que o normal. Afinal é algo rápido que provavelmente ninguém vai saber, só apagar a conversa e as fotos (se tiver) e tudo mais...
    Mesmo podendo ser considerada por alguns um método que não confirme traição, o que mais pode ser?
    Houve uma quebra de relação fiel à alguma pessoa de alguma forma, afinal temos aquela exclusividade em algumas coisas quando estamos em um relacionamento.
    Traição virtual não envolve apenas conversa ou troca com outra pessoa, acredito que o "assistir pornô" é uma forma de traição sim. Ou pelo menos de que a relação não satisfaz algum lado.
    Se é descoberto, geralmente é a pessoa que foi usada pra trair que conta pra alguém que essa pessoa conta pra ela que ela foi traída e saz e saz e isso aquilo e sei lá o que. Desconsidera essa última parte.
    Enfim, traição virtual não é apenas virtual envolve a realidade também.

    Eliel Móbile - Nº3 - 3ºEM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliel, querido...

      Durante a elaboração do artigo e, inclusive, durante os debates em sala de aula, não havia pensado na questão de assistir filmes pornográficos. Considero pertinente sua abordagem; pois, se pensarmos bem, esta atitude denota mesmo uma espécie de insatisfação de um dos lados... Ou, no mínimo, que o casal necessita de estímulos outros... Enfim... Quem sabe um outro artigo sobre o assunto. Contudo, no que tange à traição virtual, também considero um ato COVARDE.

      Parabéns pelas abordagens!

      Abraço.

      Mari Monteiro.

      Excluir
  12. Traição é um assunto que esta gerando uma polemica muito grande em nossa sociedade; afinal a traição sendo virtual ou não ,é uma coisa horrível e que machuca muito,pois você confiou naquela pessoa que dizia te amar, e ela faz o ''favor'' de te trair com uma pessoa que ele(a) nem conhece direito e que só vai ficar com ela por um dia e estragar um amor que poderia ter por um longo tempo.Tem uma frase q eu gosto muito que diz; "Quem ama não trai mas cuida".
    Agatha Fernandes Gonçalves Pereira 01 2EM

    ResponderExcluir
  13. Seja Sincero
    A traição virtual tornou-se uma polemica devido a facilidade e a acessibilidade de sua prática, e vem trazendo discussões em redes sociais afim de encontrar uma forma de melhor compreende-la tanto por quem pratica quanto por quem sofre.
    Ela consiste em interações “suspeitas” através de conversas em uma rede social, envolvendo uma terceira pessoa em um relacionamento, sem que as duas pessoas envolvidas no relacionamento do praticante tomem conhecimento. As conversas podem ser consideradas como traição virtual desde trocas de simples elogios até assuntos íntimos e indevidos, o que depende da forma como é interpretada, onde o seu grau de intensidade varia conforme a distorção que individuo faz por se sentir prejudicado.
    Alguns praticam a traição virtual simplesmente por acreditar ser uma atitude inocente já que não envolve contato físico, outros por que veem necessidade em encontrar algo que falta em seu relacionamento fora dele. Mas de qualquer forma todos estão errados, sendo que quem faz a traição esconde, e se esconde é porque o próprio não está de acordo com o que faz e acredita que o namorado ou namorada não estará de acordo também, e por fim acaba traindo a si mesmo e a um outro. O correto é o casal ter um conversa aberta e sincera, para entender a situação, assim tomando decisões mais racionais.

    ResponderExcluir
  14. Não tenho muitos conhecimentos sobre esse assunto, mas sei que hoje em dia tem se tornado um assunto polemico para muitos, principalmente para aqueles que já passaram por experiências com relação a “traição virtual”. Atualmente a tecnologia tem crescido, o que faz com que pessoas tenham mais facilidade para trair seu parceiro(a).
    Penso que se for trair seria melhor não e relacionar, pois traição gera muitas magoas e para alguns é algo imperdoável, o que ocasiona um futuro temeroso quando pretende dar uma segunda chance.

    PS: Mari, peço desculpas, pois meu comentário não foi muito bom, não tenho tantos conhecimentos sobre isso, então fica um pouco difícil de comentar.

    Giovana C de Oliveira
    Nº 07 2ºEM

    ResponderExcluir
  15. Considero que a traição virtual é um ato feito por pessoas fracas, egoístas e desprezíveis. Tais pessoas se sentem protegidas por trás da tela do computador ou celular. Elas não tem um senso de HUMANIDADE e nem o mínimo de EMPATIA para com seu parceiro. Enganar alguém que está ao seu lado que te ama e acredita que você sente o mesmo, tal fato me enoja. Numa criatura dessas não existe a capacidade de sentir algo verdadeiro por quem quer que seja. Acredito que não se faz aquilo que não quer que façam contigo. Quem quer ser traído? Exatamente! Ninguém quer.

    ResponderExcluir
  16. Bom, a traição é um assunto bem complicado de se falar e de fato se alguém fizesse isso comigo, não iria perdoar, porque se a pessoa diz que quer ficar comigo e me trai, é porque ela ñ está satisfeita com o que ela ta então não ficaria mais com ele. Mais dependendo do caso e eu acabar perdoando ( que é quase impossível ) gostaria de saber qual motivo da traição e tentaria se melhor que a pessoa com quem ele me traiu.
    Mais depois quem traiu sempre tem uma lição..."Vacila com a pessoa certa que a errada te encina como doi"

    Larissa Silva N°06 1°ano E.M

    ResponderExcluir
  17. Bom, na minha opinião a traição virtual no meu entender e duas pessoas que não se gostam, porque se elas se gostassem de verdade eles não ia dar moral para outras "pessoas", podia até fazer amizade mais não da em cima da pessoa sendo que você esteja namorando ou está casado, se as pessoas estão juntas é porque elas sentem alguma coisa, porque não ia ta juntos só porque querem.

    Nome: Gabriel Silva Mantelato Nº 6
    2º E.M

    ResponderExcluir
  18. Traição Virtual, podemos dizer que é algo muito relativo, porque pra uns traição só é traição quando se tem uma relação sexual, e pra outros, traição já se caracteriza como traição um simples pensamento mais "picante" sobre ou com uma pessoa.
    Enfim, traição já é uma palavra muito forte, e se acontecer comigo alguma vez, creio eu que não perdoaria, pois a confiança é algo que só damos pra pessoas que gostamos de verdade, e quando essa pessoa 'quebra' essa confiança, ela é muito difícil de ser reconstruída.
    Nome: Guilherme Martins Andrade dos Santos - N°: 8
    2º EM

    ResponderExcluir
  19. Na minha opinião a traição em si pode ser sim perdoada, mas uma coisa e falar perdão e a outra é perdoar e cair fora, a traição virtual pra mim tanto mulher quanto o homem não e necessário ter essa atitude porque se está com o companheiro ou companheira não é necessário mais ninguém só que as pessoas não ver desse lado principalmente os homens se traiu esquece já foi mesmo e muitas mulheres ainda finge que nada houve ou não quer acreditar.
    Pra mim perdoaria só que não iria cair na besteira de ficar com um cara que dentro de casa me respeita e fora de casa não esta nem ai como dizem esta tudo liberado, pra mim acho desnecessário a pessoa que foi traída se vingar por tão pouco porque pra eles quem está em vantagem é quem fez o ato e não o que está sofrendo.
    A maioria das vezes os dois acabam se traindo e nem se desconfiam do que o casamento ou namoro está prestes a acabar e também um começo de um novo conflito, enfim a partir que a pessoa trai não tem mais confiança porque se quebra e difícil voltar como era antes e é muito difícil ser reconstruída.

    Simone Oliveira Marcelino n° 08 Ano: 3°EM

    ResponderExcluir
  20. Traição virtual é uma traição igual a traição real. As duas pra mim são a mesma coisa, se a pessoa te trai virtualmente com certeza uma hora ou outra ela vai te trair na vida real também.
    O que difere é que virtualmente a pessoa pode se fazer de quem ela quiser, dar qualidades a ela mesma que ela não possui pessoalmente.
    Eu não perdoaria uma traição, pois se a pessoa não estava feliz com o relacionamento ela deveria conversar com seu parceiro e ver o que era melhor para ambos os lados e no caso terminar e não trai a pessoa. Quando alguém trai a outra, na minha opinião a confiança acaba e é uma falta de respeito total com os sentimentos da pessoa traída ,o que você não deseja pra você não faça para os outros.
    Mariana Alves Nº09 1ºAno E.M

    ResponderExcluir
  21. Eu penso que traição é traição independente da forma com que ela seja feita. Penso que se um dia acontecer comigo não serei capaz de perdoar, talvez não corte todas as relações que tenho com a pessoa, mas nunca será a mesma coisa que era antes. Baseada em casos que presenciei sei que são muitas as pessoas que se prejudicam numa situação dessas ainda mais se acontecer em um relacionamento que já dura muitos anos e o casal possua filhos. Acho muito improvável uma pessoa perdoar quem faz isso com ela a menos que a pessoa traída também tenha feito algo de errado e acabe existindo um equilíbrio de magoas entre as situações e, ainda sim, é possível que a pessoa traída decida trai-la também como forma de vingança e a outra não aceite mesmo tendo feito o mesmo e tendo sido perdoada.
    Kênia Santos Coletto Nº18 1ºem

    ResponderExcluir
  22. Traição virtual, na minha opinião é traição de qualquer jeito pois só o que muda é a forma que trai.
    Se eu traísse alguém, de fato iria querer o perdão dela, pois não sei dizer como seria minha reação na hora em que traí. Não sei se existe mesmo “Quem ama não trai”, pra mim existem momentos e sentimentos que na hora podem se unir e enfim acontecer a traição.
    Já se eu fosse a pessoa traída, apesar de como disse anteriormente “iria querer o perdão” eu não ira perdoar se me traíssem, não conseguiria perdoar alguém que fez isso comigo, e de fato iria querer me vingar sim, sou um tipo explosivo e impulsiva.
    Por isso traição nunca é fácil, envolve muito amor, sentimentos e histórias. Por isso traição para mim é um assunto extremamente delicado e difícil de definir uma opinião.

    Letícia De Andrade 1ºE.M. nº7

    ResponderExcluir
  23. Traição virtual... para mim não há diferença alguma! as pessoas acreditam que enquanto não houver contato físico não existirá traição, mas a partir do momento em que estamos com alguém e começamos ter conversas com outra pessoa, conversas mais picantes, fora da normalidade de dois amigos, palavras que antes você só diria para pessoa que você tem um relacionamento, imaginar outro em momentos que só se tem com seu parceiro, não, isso não é algo para quem se diz amar alguém. Hoje em dia é muito comum vermos casal brigando por causa de redes sociais ou aquelas belas frases e comum "não, não tenho facebook porque meu namorado(a) não deixa" ou "nenhum de nós dois temos redes sociais porque dá muita briga" e ai você começa a imaginar "como assim, rede social da briga?" estamos num mundo que até uma simples curtida ou comentário pode dar numa separação! e é ai que entra o ciúmes e confiança. Portanto quando dizem que não existe "traição virtual" é pelo medo de alguma consequência ou porque pratica o ato, mas se não existisse não haveria tantas brigas e separações.
    Eu, não perdoaria e não perdoei, é algo que machuca, para quem ama de verdade dói saber que as palavras doces e belas que te conquistaram, estão conquistando outra pessoa em seu lugar, e o pior é que as mesmas palavras não soube terminar, e preferiu trair!.
    enfim, traição não é algo fácil, você sempre vai levar nas suas lembranças, podem-se passar anos quando você escutar a palavra "trair" será a primeira coisa que ira vir na sua mente, o dia que foi traído(a). Algumas pessoas não conseguem superar essa dor e acabam tirando sua vida! Conversa é a solução, melhor ter uma conversa explicando que o sentimento não é mais o mesmo e terminar sem magoar alguém que já diz ter amado um dia. A traição não é um erro e sim uma escolha.

    Beatriz Morroni 2° E.M N° 02

    ResponderExcluir
  24. Traição é um tema que deve ser levado a sério, ainda mais quando esse ato é cometido na internet. Nessa era da tecnologia onde nós estamos tudo ficou mais simples, até conseguir novos relacionamentos por incrível que pareça.
    Novos casos vem se passando a cada dia, vemos por exemplo na televisão, pessoas que descobriram ser traídas virtualmente, e inclusive pegam traumas onde não conseguem mais se relacionar com ninguém.
    Trair na minha opinião é uma atitude de pessoas fracas que não tem uma certa maturidade para terminar um relacionamento ou dizer para o companheiro que não existe mais sentimento algum. É horrível ver que ao invés da sociedade ficar cada vez mais inteligente está sendo ao contrário, só declínio. Não há necessidade de traição, pois quando você ama uma pessoa só a mesma pode te completar e te fazer feliz.

    Henrique Morroni 2 EM

    ResponderExcluir
  25. Traição virtual para mim, é muito pior de que a fisica , levando em consideração que pela internet, ninguém sabe quem está do outro lado , ou seja , você está sendo traída e a terceira pessoa em questão é alguém qualquer, isso faz com que a revolta e a tristeza só aumentem nesses casos.
    Penso que , não é necessário encontrar um outro alguém quando já se é amado e se ama alguém de coração , pessoa que fazem isso uma vez , faz com certeza duas vezes , e a confiança dentro do relacionamento já não é a mesma de antes.
    Eu sinceramente , não iria perdoar caso fosse comigo , e também penso que se a pessoa está com você , mas pensando em outra , já é uma forma de traição, quando se está numa relação , é essencial que paixão e o amor estavam voltados somente para aquele que está do seu lado.

    ResponderExcluir
  26. A traição virtual hoje em dia vem se tornando algo muio frequente de se acontecer na sociedade atual com o aumento da tecnologia e a facilidade de comunicação entre as pessoas.
    Porém muitas pessoas acreditam que a traição virtual não seja tão grave ou seria como a traição física pois muitos ainda pensam que para realmente haver traição é preciso contato físico, na minha opinião a traição virtual é uma traição tão grave quanto a física e pode até magoar mais, apesar de serem apenas conversas elas machucam e fazem a pessoa que foi traída perder a confiança no parceiro ou nos futuros parceiros devido ao trauma que foi deixado.

    Isabela S. Gonçalves 2º E.M

    ResponderExcluir
  27. Traição virtual ou traição física para mim não há diferença alguma! as pessoas acreditam que enquanto não houver contato físico não existirá traição, mas a partir do momento em que você deseja ou “olha com um olhar diferente” você já esta traindo. Mais essa não e a questão a pergunta e se você perdoaria essa traição. Para mim não existe “nível de traição” ou você traiu ou não.
    Eu Perdoaria.Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo. Efésios 4:34
    Alexandre Placido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade tem que perdoar as pessoas, assim como eu que ja trai minha esposa com 2 amantes , ela me perduou e agora nosso casamento esta mais reforçado do que nunca, obrigado por concordar comigo agora sei que posso trair avontade sendo que as pessoas podem me perdoar

      Excluir
    2. entao blz otario.
      vai procurar o que fazer!

      Excluir
    3. cala boca voce otario lixo de merda vc fica com uma mulher só e nao sabe o que viver então cala a boca

      Excluir
    4. para de descutir isso aqui nesse blog pois aqui só tem pessoas maduras

      Excluir
    5. CAROS ANÔNIMOS...

      É, no mínimo, ridículo não se identificar no final da argumentação. Se é que posso considerar estes comentários esdrúxulos como "argumentação".

      Este espaço é DEMOCRÁTICO e, portanto, aberto aos MAIS DIFERENTES PONTOS DE VISTA. É assim que crescemos e que aprendemos.

      Mas, o que postaram acima é exatamente o contrário: são xingamentos; discussões vazias e sem o menor teor moral e ético. Ou seja; NÃO CONSEGUE ESCREVER OU FALAR EDUCADAMENTE, NÃO PARTICIPE. É possível DISCORDAR DE QUALQUER "COISA" e de QUALQUER PESSOA; contudo, que isso seja feito com EDUCAÇÃO e com RESPEITO.

      Como administradora e escritora do blog, eu poderia ter simplesmente APAGADO ISSO; mas, seria muito covarde de minha parte. O que estaria ensinado aos meus alunos??? A fazer o contrário do meu discurso??? Me recuso.

      A propósito, obrigada ao "Sr. Anônimo" por participar... Assim pude, através dos meus argumentos, educadamente lhe dizer que sua atitude foi INFANTIL e AGRESSIVA. Fato totalmente DESNECESSÁRIO e LAMENTÁVEL!

      Sem mais.


      Mari

      Excluir
    6. "Vocês" pessoas que não tem um pingo de vergonha na cara de vir em lugares públicos como esse e é claro, em modo anônimo, querer debater argumentos de outras pessoas usando linguagem chula e querendo se sobressair sobre as pessoas que frequentam o blog. Do que adiante você caro anônimo que tem o IP registrado na página, que e só aperta F12 e você tem todas as configurações da página que e uma coisa muito fácil e simples de rastrear, cara não e porque você está em "modo" anônimo que não dá para saber quem você é meu caro estamos no século XXI tudo hoje é muito mais simples e fácil de encontrar o que quisermos. Sua atitude foi estritamente ridícula, pessoas com o seu modo de pensamento tem muito o que aprender, independente das experiências que tenha passado que no caso foram poucas, isso não e uma ameaça só estou dizendo que você deve ter mais cuidado com o que fala e pensa, ultimamente as pessoas não estão tolerando mais nada.

      Excluir
    7. PERFEITO CAIO!!!

      Não toleramos comentários TORPES com e este no blog. E, como vc disse, Existe um tal de IP (Uma maravilha isso rsrrsrs); logo, o ANONIMATO DURA POUCO...

      E, muitíssimo obrigada pelas palavras de apoio e de incentivo ao nosso trabalho. VOCÊ REALMENTE SABE ARGUMENTAR. Sinto-me orgulhosa de vc!!!


      Abraços.

      Mari

      Excluir
    8. Concordo muito com o seu ponto de vista sobre o conceito traição. Porém o seu modo de pensar no perdão é no mínimo, EM MINHA OPINIÃO, um pouco ultrapassado! Pois, se o seu companheiro(a) realmente fosse fiel e realmente demonstrasse de alguma forma um sentimento por você não o trairia.
      Amor não é algo que se diz. E sim que se prova! Não só com palavras, mas também com gestos e atitudes conscientes em relação a isto. E a pior forma de demonstrar que o que você não sente ou sentiu por alguém um dia ... é traindo essa pessoa! Se coloque no lugar de quem foi traído, e reflita: Eu me abri com essa pessoa contei meus segredos confiei nela! E o que ela faz?!...simplesmente não pensa em suas atitudes! E o mais importante não pensa nos sentimentos de quem o realmente a ama!
      Então eu te pergunto: Mesmo depois disso, vale a pena perdoar?
      Se ela já fez isso uma vez naturalmente sem refletir sobre seus atos, pode muito bem fazer isso de novo! Pense melhor sobre o assunto, e se realmente passar por isso um dia tenho certeza de que não irá o (a) perdoar, a não ser ... que já tenha praticado isso antes ... e se sinta culpado.

      Excluir
    9. Querida Beatriz,

      Muito obrigada pela sua presença aqui no blog.

      Concordo com seu ponto de vista. Amor se demonstra com ATITUDES e CONFIANÇA não é algo que se reconstrua com facilidade. Logo, perdoar também não é algo que faz automaticamente...

      Apareça sempre!

      Abraços.

      Mari

      Excluir
  28. Na minha opinião, se a pessoa com que você está te trae, é porque ela já não te ama ou o que ela quer não tem em você a ponto de ter que ir buscar o que para ela falta em você, em outra pessoa. Não acredito nisso de "carne fraca" como dizem, se traiu foi porque quis, pra mim isso é só uma desculpa! Traição virtual é o mesmo que traição física, afinal de longe ou de perto está te traindo. Eu poderia até perdoar uma traição, porque acho que não devemos guardar rancor de ninguém, mas a confiança JAMAIS vai ser a mesma, e eu não voltaria com a pessoa por mais que ela pedisse, porque confiança só se tem uma vez.

    Nathalia Ramos 1° E.M

    ResponderExcluir
  29. Traição virtual, para mim a pessoa ter que muita responsabilidade e coragem para mandar fotos ou videos, para o namorado, marido. Pois para mandar este tipo de arquivo, a pessoa deve confiar muito e saber as consequências que pode trazer para ela.
    Na verdade as pessoas têm confundindo muito ao falar sobre este tema, pois há pessoas que curtem esta moda que será passageira como todas as outras.
    No meu ponto de vista, não perdoaria este tipo de traição, onde fui enganado, desrespeitado moralmente diante de milhares de pessoas; em redes sociais, as quais tudo que se posta é visto e compartilhado rapidamente virando um insulto demasiado à minha pessoa.

    Lucas de Gois 1º E.M

    ResponderExcluir
  30. Tanto traição virtual, quanto traição física é feito por pessoas fracas, que não sabem o verdadeiro sentido do amor, a pessoa que trai acaba sendo falsa para conquista a outra pessoa mais facilmente e rapidamente.
    Dificilmente eu perdoaria uma traição, pois se a pessoa trai, significa que não existe um diálogo, ou seja, a relação do casal estaria desgastada.Enfim, se eu perdoasse uma traição, jamais confiaria na pessoa como confiava antes, por isso não vale a pena perdoar a pessoa q te traiu, pois a relação do casal nunca mais será a mesma .

    Nicolas Magalhães 2°EM N°16

    ResponderExcluir
  31. Na minha opinião, a traição virtual é feita por uma pessoa que não ama mais seu parceiro, pois se uma pessoa ama ela não tem olhar para um outro indivíduo.
    Eu jamais perdoaria uma traição virtual, pois se ela me traiu virtualmente, imagina o que ela faz fora da internet.
    Mais se houvesse uma exceção meu parceiro teria que reconquistar minha confiança, mais mesmo assim seria difícil eu perdoar, pois se ela fez uma vez ela pode fazer duas.

    Gabriel Celestino 2ºEM Nº05

    ResponderExcluir
  32. Eu não perdoaria qualquer tipo de traição, pois, a meu ver é falta de ética e consideração.
    A intenção é a que vale, por exemplo, a pessoa não traiu fisicamente, porém, teve a intenção e manifestou esse desejo.
    Ao posicionar-se diante do computador e trocar ideias com outra pessoa com segundas intenções, ela tem consciência do que está fazendo e também tem noção das consequências que isso pode trazer.
    Muitos dizem que não existe traição virtual, se for o caso, também não existiriam crimes virtuais, como: pedofilia, cyberbullying, quebra de sigilo, invasão de privacidade, entre outros.
    Volto a afirmar que sou totalmente contra a traição virtual, pois, isso gera vários conflitos e abala o psicológico da pessoa traída.

    Thalita França Pereira Nº09 3º E.M

    ResponderExcluir
  33. Na minha opnião tanto a traição real quanto a virtual sao muito erradas pois as duas sao completamente igual no sentido da pessoa e do lugar, pois você vai estar sempre maguando a pessoa que esta sendo traida tanto na realidade virtual quanto na real, porisso eu acho que nenhuma traição tem que ser perdoada e sim se esquecer e e seguir em frente, para pensar no futuro. Joao Leonardo 1ºEM

    ResponderExcluir
  34. Acho dificil responder assim, na lata... mas adianto que tudo depende de como for o tipo de traição.

    Dependendo de como for, posso até perdoar. Não consigo me livrar facilmente de todo o sentimento que tenho pela pessoa, de todas as lembranças boas e ruins que vivemos juntos.

    Acredito que tudo isso pesaria na hora de pensar. E, se for algum tipo que dê pra perdoar, eu acho que faria um esforço pra continuarmos juntos.

    Mas, mesmo assim, não sei se conseguiria continuar desse jeito. Acredito que enfrentaríamos alguns problemas até que nos acertássemos. Não é fácil recobrar a confiança em alguém que faz algo desse tipo.

    Perdoar sim, mas a relação entre mim e a pessoa acabaria ali naquele instante!

    Vinicius Alcivan
    N•11 3º Ano médio

    ResponderExcluir
  35. Traição virtual ou traição física, nada de diferente, ambas causam as mesmas dores. Quando começamos um relacionamento, creio que algum sentimento existe, e não é atoa, então faça essa pergunta a si mesmo, você trairia alguém cuja já disse ter algum sentimento ou você perdoaria uma traição da pessoa que ama ?
    Eu não perdoaria, pois se houve traição não havia sentimento ou um pingo de consideração, nesse caso não há segunda chance! Isso é um dos piores sentimentos, se sentir enganado pela pessoa que um dia sonhou em ficar sempre ao lado, dói, machuca... O amor pode ser forte mas o orgulho e amor próprio devem ser maior. Traição não é um erro é uma escolha.

    Fábio Constantino N- 03 2 E.M

    ResponderExcluir
  36. Em minha opinião, traição é imperdoável, pois é falha de caráter e de moral. Quando amamos e somos auto-suficientes pra alguém, significa que ela não precisa de mais ninguém para viver afetivamente, se isso não acontecer, quer dizer que a pessoa que traiu nunca gostou e amou de verdade a pessoa traída, traição é uma ferida que quando sara fica a cicatriz e todo mundo vê e lembra. Amor e carinho demonstramos em atitudes, assim como outras coisas também, por isso, é necessário sempre ter certeza do que vai fazer, pois é irreversível a conseqüência mediante o ocorrido.

    Letícia Barbosa 3° E.M

    ResponderExcluir
  37. Em minha opinião, traição virtual é tão ruim quanto a traição fisica. Você tem um relacionamento com a pessoa, se entrega de todo coração pra ela, deposita toda sua confia, ouve doces palavras conquistadoras e no fim descobre que outra pessoa também está ouvindo as mesmas coisas. A dor é imensa, é insuportável. Eu perdoaria caso acontecesse comigo pra não ficar guardando mágoas, porém não voltaria com a pessoa nunca mais.

    Bianca 01 3E.M

    ResponderExcluir
  38. A questão do perdão!
    Nossa sociedade perdeu muitos valores. Poucas são as pessoas que presam o bom cumprimento do dia a dia, a boa educação formal, essas podem ser consideradas pessoas atemporais pois, por mais que elas partam dessa vida, são lembradas por seu caráter e educação. Mas, o que tem a ver o perdão com isso? A questão é que o modelo de ser humano que apresentei certamente perdoaria, tanto que essas pessoas eram mais tolerantes do que as de hoje em dia. Mas, se formos levar a traição ao pé da letra, todo mundo é culpado, principalmente as pessoas que adoram fofocar e falar pelas costas das outras. Simples assim. Porque todo mundo gosta de falar de traição de amor, mas, ninguém pensa nas outras coisas. Uma coisa que aprendi e que se você for apresentar a sua opinião e ela for uma crítica, esteja certo de abordar o maior número de situações possíveis, porque haverá as contra opiniões e, para respondê-las, é preciso conhecimento ao menos do que está falando.
    Bom, eu já fui traído de várias formas, mas eu perdoo as pessoas inconscientemente, claro dependendo da gravidade essas pessoas deixam de ser alguém que precise da minha atenção e opinião, mas eu também já trair, alguns no sentido de confiança de segredos tanto que por causa de um eu acabei perdendo o meu emprego, mas eu já trai uma pessoa que eu gostava muito, mais isso foi a muitos anos atrás, sinceramente, na aquele dia eu até fiquei feliz, porque era uma coisa nova, e eu até pedi conselhos para o meu pai e tios antes de pratica o ato, e no entanto eu estava meio que namorando a garota, kkk paixonite de adolescente, isso aconteceu lá para os meus 12, 13 anos em uma cidade de minas gerais, a resposta que eu recebi deles foi: Caio aprenda uma coisa, você não vai casar com ela, não tem necessidade de se comprometer tanto, você moleque, vai catar as meninas por ai. Nesse dia acabei fazendo o que meu pai disse tanto em parte para mostras pra ele e que ele tivesse orgulho de mim, e por causa do meu ego também, pois todo homem deseja todas as mulheres, mas ele só é feliz com uma. Depois daquele dia quando eu voltei para casa não era mais a mesma coisa me sentia culpado pelo o que tinha feito mas não tive coragem de contar para a garota, no final das contas a paixonite acabou e cada um foi para o seu canto.
    O segundo caso foi a onde eu trabalhava. Eu comecei a trabalhar lá no estabelecimento então não tinha afinidade com o chefe, mas ele acabou se abrindo comigo de uma tal forma que eu achei estranho, mas tudo bem, acabei sabendo de muitas coisas sobre ele, por ele mesmo, coisa que ele fazia no local, pois lá tinha na parte de cima da loja, um sofá e uns colchoes, creio que você já imagina o que ele fazia. Esse cara era noivo de uma amiga que até hoje mantenho contato, considero muito ela. Mas o que eu fiz, bom eu sabia de muita coisa dele e sabia que ele traia ela de várias formas e com várias mulheres, e eu acabei contando para ela, mas por que ele era muito hipócrita, me falava uma coisa e agia de outra forma, por causa disso acabei perdendo o meu emprego.
    Se tem uma coisa que eu aprendi e que a confiança e a base de tudo, e a traição é a “quebra” dessa confiança, e por causa dessa minha atitude acabei sofrendo as consequências, mas não me arrependo do que fiz, sai de lá com a consciência limpa, e aprendi que as pessoas têm medo da verdade, e por isso guardam segredo, aprendi da pior forma, que guarda segredo as vezes e bom para todos e acaba evitando muitas confusões.
    Portanto, eu independentemente da situação que eu me encontrasse eu gostaria muito de receber o perdão das pessoas ou dar o perdão, porque perdoar não significa concordar com o ato errado mas, perdoar significa ser livre de um peso que você fez ou não e está tentando se redimir, o perdão e um dadiva divina que poucos a usam.
    Caio ferreira 3° E.M

    ResponderExcluir
  39. Hoje em dia , é ,muito fácil vermos casos de traição virtual , nisso podemos ver que que cada vez mais estamos ficando viciados na tecnologia , e que a sociedade ficara inercie num futuro não muito longe .

    Fernando Silveira Machado n º4

    ResponderExcluir
  40. Hoje em dia , é ,muito fácil vermos casos de traição virtual , nisso podemos ver que que cada vez mais estamos ficando viciados na tecnologia , e que a sociedade ficara inercie num futuro não muito longe .

    A traição por definição moral é péssima , pois quando amamos uma pessoa entregamos , de corpo e alma , contamos nossos segredos mais íntimos os nossos sonhos , a partir do momento que se é traído , se perde essa confiança , e surge para sempre até depois daquela pessoa a desconfiança , incertezas .Superar esse tipo de coisa , ou perdoar é muito difícil e vai de cada uma , eu não gostaria de ser , e jamais perdoaria tomaria ações radicais como se distanciar de tal elemento .

    O que cabe a nós, sofredores e traídos, é apenas superar , vencer , seguir enfrente .

    Fernando Silveira
    2º Médio

    ResponderExcluir

COMENTE!