Translate

EDUCAR É, ANTES, SENTIR... E TODOS SÃO CAPAZES DISSO.

segunda-feira, 28 de abril de 2014

FILME RECOMENDADO: “PRECIOSA – UMA HISTÓRIA DE ESPERANÇA” (título original: Precious: Based on the Novel 'Push' by Sapphire)

POR MARI MONTEIRO


O processo de desumanização e de “coisificação” do homem adquire um ritmo cada vez mais acelerado. Cientes disso, nós, educadores e, supostamente dotados de discernimento e portadores de uma vivência social e cultural considerável, NÃO PODEMOS FICAR ESTÁTICOS. Penso eu...  E, se existe algo em que não sou boa é “fazer cara de paisagem”. Respeito quem consegue e até concordo que seja uma espécie de proteção ou defesa. Mas, lamento. Sentimentos como imparcialidade e indiferença são “aptidões” que não consegui desenvolver. E, como nunca tive grandes problemas quanto a isso (nada que uma hora de choro e uma noite de sono não resolvam...), não tenho o mínimo interesse em aprender a ser indiferente. 

Diante disso, sempre que possível, tento trabalhar com a SENSIBILIZAÇÃO dos meus alunos. Não alimento a utopia de que  eu seja capaz de humanizar aqueles que já estão imersos no casulo da  indiferença. Mas este não é o caso deles... Eles AINDA ESTÃO CONSTRUINDO O PRÓPRIO PERFIL. Daí meu empenho em desenvolver atividades que possam agregar mais valores à Literatura e à Língua Portuguesa. Logo, as interpretações, escritas espontâneas e redações, por exemplo, geralmente são fundamentadas em alguma FORMA DE ARTE como: cinema, música, imagens etc. 

Neste caso, optei pela exibição do filme “PRECIOSA”. Cuja sinopse é a seguinte: 1987, Nova York, bairro do Harlem. Claireece "Preciosa" Jones (Gabourey Sidibe) é uma adolescente de 16 anos que sofre uma série de privações durante sua juventude. Violentada pelo pai (Rodney Jackson) e abusada pela mãe (Mo'Nique), ela cresce irritada e sem qualquer tipo de amor. O fato de ser pobre e gorda também não a ajuda nem um pouco. Além disto, Preciosa tem um filho apelidado de "Mongo", por ser portador de síndrome de Down, que está sob os cuidados da avó. Quando engravida pela segunda vez, Preciosa é suspensa da escola. A Sra. Lichtenstein (Nealla Gordon) consegue para ela uma escola alternativa, que possa ajudá-la a melhor lidar com sua vida. Lá Preciosa encontra um meio de fugir de sua existência traumática, se refugiando em sua imaginação. (in. adorocinema.com/filmes/filme-132242 - acesso em 15/04/2014) 
Na justificativa constante do plano de aula, fica evidente o motivo da minha escolha e a relação entre o filme e a necessidade de HUMANIZAÇÃO. Diante dos crescentes conflitos ocorridos no ambiente escolar, de um modo geral, fruto – na maioria dos casos – de conflitos externos (no meio familiar e social) preexistentes, torna-se interessante e oportuno abordar a temática junto aos alunos do Ensino Médio. A proximidade da faixa etária entre eles e a protagonista, tende a facilitar o entendimento e a interpretação por parte dos alunos. 

Além disso, o enredo impactante consiste num excelente texto-base. A relevância do tema deve-se, ainda, à iminente necessidade, para os profissionais que lidam com a educação e/ou com a psicologia, de conhecer os fatores relacionados à forma como se constitui a dinâmica familiar em um contexto doentio, para o qual a sociedade e as instituições de ensino sempre preferem fechar os olhos. Neste sentido, o enredo do filme ajuda a compreender como a história de vida, o contexto social e familiar são importantes na estruturação da personalidade.

O referido filme foi muito aclamado e recebeu diversos prêmios. Teve seis indicações para o Oscar e a atriz Mo'Nique, que interpretou a mãe de Preciosa ganhou o Oscar de Melhor atriz coadjuvante; o filme ganhou o Oscar de melhor filme e de melhor roteiro  e Lee Daniels ficou com o Oscar de melhor diretor.

Enfim, num mundo no qual há cada vez mais máquinas e cada vez mais pessoas conectadas (e até dependentes delas), é imprescindível BUSCAR O EQUILÍBRIO. Ou seja, as máquinas devem estar a nosso serviço e não o contrário. A geração digital precisa entender que MÁQUINA ALGUMA PREENCHE O VAZIO INTERIOR.  Além disso, máquinas não abraçam; máquinas não trocam olhares; máquinas não choram; não sentem saudades... Um “oi” no chat; um post animador ou romântico... Não passam de paliativos que, a médio ou longo prazo, não basta, porque NADA SUBSTITUI O CONTATO E O AFETO HUMANO.


Nos próximos dias serão postadas as RESENHAS CRÍTICAS elaboradas pelos meus alunos do Ensino Médio sobre o filme. São surpreendentes. A maturidade deles me surpreendeu! Estou muito feliz com o resultado!

43 comentários:

  1. O filme "Preciosa - Uma historia de esperança" conta a história da adolescente Claireece Preciosa Jones de 16 anos de idade. Preciosa mora no Harlem, Nova York com sua mãe que a maltrata, tanto verbalmente quanto fisicamente. Abusada pelo próprio pai, com quem teve dois filhos, Preciosa cresceu em um lar totalmente destruturado e sem qualquer tipo de demonstração afetiva. Além disso, ela sofria bullying na escola e nas ruas por ser negra, obesa e analfabeta.
    Ao ser expulsa da escola, Preciosa foi mandada para uma escola alternativa onde conheceu a professora Blue Rain, que lhe ensinou a ler e escrever e oferecer ajuda para melhorar sua vida. É através de seus sonhos e devaneios que Preciosa encontra um refúgio do mundo real e, nesses pensamentos, ela sonha com uma vida de glamour,
    O filme retrata bem como é a realidade vivida por muitos jovens que sofrem esses tipos de abusos e de violência dentro da própria casa, um lugar onde eles deveriam receber amor, apoio e sentirem segurança. O que causa mais impacto é o fato de que a mãe de Preciosa sabia dos abusos que ela sofria do pai, mas não fazia nada para impedi-lo e ainda acusa Preciosa e a culpava por isso.
    Por fim, vale dizer que o filme faz uma critica a diversos tipos de abusos e preconceitos e a falha na rede de proteção para esses jovens, já que em alguns casos não os abusos não são identificados ou denunciados. O filme se passa na década de 80, quando esse tipo de coisa já acontecia e hoje em dia ainda acontece, em alguns casos até pior.


    Bianca 3º E.M nº 01

    ResponderExcluir
  2. Bianca, mimo...

    Gostei muitíssimo de sua resenha, principalmente, do fato de você atentar as épocas. Realmente, vinte anos depois... as coisas devem estar bem piores devido a uma série de fatores como: recessão; superpopulação etc.

    Parabéns!!

    Beijo

    Mari

    ResponderExcluir
  3. Uma emocionante história de fé e superação, o filme "Preciosa" relata a vida de uma menina extremamente infeliz; abusada sexualmente pelo pai e física e moral pela mãe, ela se torna uma mulher sem qualquer tipo de amor. Em um dos abusos sofridos pelo pai, ela acaba tendo uma filha com a síndrome de Down, que mora com a avó.
    Com 16 anos, ela é expulsa da escola por estar grávida do segundo filho, que também era resultado dos abusos do pai. Depois do conselho de sua ex- diretora, ela decide ir para Escola Alternativa, que é uma escola só para meninas com “problemas”. Ela tem dificuldades em se relacionar com suas colegas, mas com o tempo ela se sente mais à vontade para confiar nelas e em sua professora, que a ajudou quando ela ganhou seu segundo filho e saiu de casa depois de uma briga feia que teve com a sua mãe. Lá ela recebe carinho e o cuidado que nunca teve, lá ela se sentia bem.
    Um dos momentos mais tristes é quando ela descobre que possui o vírus HIV, que adquiriu devido aos abusos que sofria pelo pai, o qual também faleceu por conta do vírus. Ela se irrita ainda mais e volta a ser a garota triste e fechada que era. Sua mãe, também portadora do vírus, pede para a assistente social para encontrar, sua filha e seu neto. Quando o encontro entre elas acontece, ela revela o grande motivo por odiar sua filha; ciúme, o maldito sentimento que a fazia maltratar e escravizar sua filha.
    Seu nome era Preciosa: Claireece Preciosa Jones, a “joia rara “, a “joia preciosa”.
    Assim sendo, p filme “Preciosa”, foi merecedor dos prêmios que ganhou, reunindo vários problemas e sentimentos em um único filme e; ainda assim, relatando uma história de força e superação.


    Letícia 1º E.M nº7

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Letícia, mimo!

      Gostei muitíssimo da sua resenha.
      De fato, o filme traz à tona vários sentimentos ao mesmo tempo... O que nos choca, mas também nos faz pensar... e repensar sobre nossas vidas!

      Parabéns!


      Bjus

      Excluir
  4. Preciosa sofreu desde pequena até ''adulta'' com o abuso do pai, que aconteceu com ela. O pai a engravidou e depois morreu de uma doença sexualmente transmitida. A mãe de preciosa ficou com mais raiva da filha do que do marido. Na escola, ela teve que se mudar por causa do bullying que acontecia com depois ela teve que se afasta da escola porque ela teve que ganhar o bebê.
    Assim, eu não gostei do filme porque aconteceu de Preciosa de ter sido abusada pelo pai dela, e sofreu muito com a mãe dela na vida. Quando ela jogou o bebê no chão, a filha se revolto e partiu para cima da mãe e teve uma briga feia, a mãe só ligava para a comida e para a televisão.
    A Preciosa só servia para fazer comida e ser escrava da mãe; ela não servia para mais nada.

    Nome: Gabriel Silva Mantelato Nº6
    2º E.M

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel, querido.

      Seus textos estão cada vez melhores. Nunca deixe de escrever.


      Parabéns pela participação!

      Abraço.

      Mari

      Excluir
  5. A história se passa no Harlem em Nova York, com uma menina que se chama Claireece Preciosa Jones de 16 anos, que era conhecida como 'Preciosa' uma menina negra, gorda e pobre.
    Preciosa é uma menina que sofre muito em sua casa. É abusada pelo seu pai e ficou grávida de dois filhos dele. Sua mãe é uma mulher que não gosta de sua filha; pois o marido dela abusava de sua filha.
    Ela sofria bullyng na escola e na rua. Com isso, a diretora resolveu expulsar Preciosa da escola porque ela via que ela tinha futuro e quis mandá-la para uma escola onde ela se daria bem. Na nova escola, ela se deu bem com novas amizades e conseguiu resolver sua vida.
    Com tudo isso ela não desanimou continuou sua vida. Teve seus filhos largou tudo que a fez e decidiu tomar um rumo na sua vida.
    Portanto, esse filme nos mostra a realidade que nós não queremos ver, Preciosa mostra que, além de tudo que nos abala e que nos deixa mal, nunca podemos desistir. Devemos passar por cima de tudo e enxergar um pouco do que nós escondemos e refletir sobre tudo um pouco por que não sabemos o dia de amanhã.

    Nome: Jéssica Henriques Rodrigues N° 11
    2° E.M

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jessica, mimo...

      De fato, este filme mostra uma realidade que não gostaríamos de ver... A propósito, não gostaríamos que existisse. Mas, infelizmente, existe. E, por vezes, está mais próxima de nós do que pensamos.

      Parabéns pelas colocações.

      Bjus

      Mari

      Excluir
  6. O filme narra a história da adolescente Claireece Preciosa Jones, que mora no Harlem, tem 16 anos e está no ensino fundamental.
    Em sua casa, vive um drama sem fim, sendo estuprada pelo pai, com o qual havia tido uma filha e, estava grávida de outro, ouvindo coisas horríveis e sendo espancada pela mãe, ela procura uma fuga da realidade em seus '' sonhos acordada ''.
    Na Escola Alternativa ela se abria mais com as pessoas. Antes quieta, agora comunicativa, estava aprendendo a ler e a escrever. Era cercada de amigos, pessoas que se importavam com ela. Então, um dia, na aula ela teve as contrações do parto.
    Foi para o hospital onde teve seu segundo filho. Lá era cercada de amigos da escola, avó, o enfermeiro e escrevia frequentemente para a sua professora e esta a escrevia de volta.
    Saindo do hospital foi para casa e teve uma briga feia com a mãe, saiu de casa, foi para um abrigo. A mãe dela a procura, fala que o pai morreu pois era portador do vírus HIV. Ela faz exames e descobre que é HIV positivo .
    Por fim, ela conversa com a mãe descobre que o seu primeiro abuso sexual foi com apenas 3 anos de idade, e que a mãe a odiava pelo fato de o pai querer mais a filha do que ela própria. Decide não ver mais a mãe e ficar com os filhos.
    Portanto, penso, que todas as pessoas deveriam ver este filme. Nós reclamamos muito por besteira e esquecemos que as coisas poderiam ser piores, temos pais que nos amam, e esquecemos isso e, com uma resposta negativa a algo que nós queremos, surtamos. E, mesmo com tudo que Preciosa passa, ela não sai de casa, e não faz coisas ruins. Esse filme é uma lição de vida, nos mostrando que sim, podemos ser fortes e superar os obstáculos !!

    Nome: Yasmim Jacó Cavalieri N° 17
    2° E.M

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yasmin, mimo...

      Sua resenha está muito bem escrita. Além disso, compartilho totalmente com sua conclusão acerca do filme: É impactante, mas todos deveriam vê-lo... Afinal, não sabemos quando poderemos ou não precisar de "aprendizados" semelhantes para auxiliar um amigo ou alguém muito querido não é mesmo?


      Parabéns pela resenha!

      Bjus

      Mari

      Excluir
  7. O Filme conta o drama vivido por uma adolescente de 16 anos. Negra, pobre e gorda que sofre discriminação, violência doméstica e incesto. Preciosa é a protagonista dessa história. Seu sofrimento faz com que crie um mundo de sonhos que é acionado toda vez que ela sofre abusos; possui um comportamento apático, distante e nervoso. Sua mãe é muito agressiva, violenta, preguiçosa, arrogante e aproveitadora; está sendo desprezada pelo marido o que faz com que desconte toda a raiva na única filha. Desde tres anos de idade, Preciosa sofre abuso sexual de seu pai que manteve uma relação incestuosa e gerou duas crianças, uma menina com Síndrome de Daw, criada por sua avó e um menino. Com o nascimento do segundo filho sua vida toma outro rumo. Aforça dos amigos, que aprenderam a amá-la, mostra-lhe outra realidade diferente da que foi criada, incentivando-a aos estudos e estimulando sua independência. Preciosa passa a acreditar num futuro melhor com dignidade e esperança.

    O autor abordou temas importantes como a agressão doméstica, a violência e o abuso sexual ao adolescente, assuntos polêmicos que por falta de denúncia das vítimas ou descaso das pessoas que deveriam ser as responsáveis pela segurança e bem estar desses adolescentes, passam despercebidos. Inteligentemente usou a ligação amorosa que surge entre as pessoas excluídas da Sociedade, por exemplo: as colegas da Escola Alternativa, diferentemente das colegas da escola tradicional, ajudam e dão muito apoio a Preciosa; A professora também se mostra muito sensível e sempre está disponível para ajudar o grupo, pois se identifica com ele por ter dificuldade na aceitação de sua homossexualidade. Enfim, foi muito feliz com o desenvolvimento dos temas abordados e conseguiu passar a dificuldade da protagonista em simplesmente existir e depois concluindo com uma aula de superação.

    Vinicius Moreira
    Nº 11
    3º Ensino Médio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinicius, querido...

      Vou te dizer uma coisa (e não estou brincando...): Se, por acaso (o que acho muito difícil) algo der errado para você na GASTRONOMIA, seu futuro como CRÍTICO DE CINEMA já está garantido!!!

      Excelente resenha!


      Abraço.


      Mari

      Excluir
  8. O filme narra a história de uma adolescente de 16 anos chamada Clareece Precious Jones, chamada de “Precious (Preciosa)” a maior parte do tempo, sua vida é um grande sofrimento, ela tem uma filha portadora de síndrome de Down a quem chamam de “Mongo”, que é cuidada pela avó. Preciosa fica grávida do segundo filho e por esse motivo ela é expulsa da escola e a diretora consegue uma escola alternativa para ela.
    Na primeira cena que Preciosa vai para a casa ela já chega em casa e é mandada fazer o almoço e enquanto ela preparava, seu pai joga um objeto em sua cabeça e ela cai no chão e fica desacordada e nesse momento lhe vem recordações de seus traumas, sendo violentada pelo seu pai. Em casa ela é xingada por sua mãe o tempo todo, é agredida por ela. Seu lar, se é que pode ser chamado assim, não tem nenhuma espécie de amor. Muitas vezes em seu quarto olhando fotografias, Preciosa imaginava sua mãe dizendo que a amava. Era assim que Preciosa estava acostumada a viver, com abstinência de amor.
    Ela passa a frequentar a escola alternativa e lá faz novas amizades que com o tempo a fazem sorrir e em momentos se refugiar da realidade, a escola alternativa é como se fosse um abrigo para ela, um novo lar. Preciosa se liberta à medida que ela vai escrevendo e se expressando, mesmo estando em constante conflito mental ela encontra uma saída para ter momentos de alegria. Sua professora é bondosa e compreensiva e demonstra seu amor por Preciosa, algo que Preciosa nunca teve de seus pais.
    No decorrer da historia de Preciosa o filho que ela esperava nasce e ela se alegra intensamente quando o vê, o segura em seus braços e o amamenta, ela não quer dá-lo para a adoção, tudo o que ela deseja é ter ele e “Mongo” junto dela e cria-los. No hospital ela está radiante de tanta alegria, ela sorri e brinca com as amigas. Depois de ter alta retorna a sua casa, mas o que acontece quando ela chega lá é horrível e infelizmente real, a mãe dela pede para segurar o bebê e manda Preciosa pegar algo para ela beber, ela joga o bebê no sofá e parte para cima de Preciosa, ambas começam a brigar e no fim das contas Preciosa consegue sair com o bebê, foi uma briga de foice, Preciosa foge para a escola, mais tarde é acolhida na casa de sua professora.
    Após tantos acontecimentos Preciosa não tem aquele final feliz, pois não se trata de um conto de fadas. A mãe dela entrega “Mongo” para ela, antes disso Preciosa é informada por sua mãe de que seu pai morreu e que tinha HIV, mais tarde ela descobre que é soro positiva, já não pode mais amamentar o seu filho. Ela não é feliz para sempre, não se descobre a cura, não é um filme de ficção.
    Assim sendo, considero o filme realista e muito bem elaborado e representativo, que relata os fatos verdadeiramente como são, sem fadas madrinhas ou máquinas futurísticas. O filme mostra uma situação que acontece no mundo, na realidade, vida real. O filme não mascara os acontecimentos e isso é ótimo é feito para causar um impacto, mexer com o pensamento das pessoas que assistem e faze-los refletir. Muitos das ocorrências do filme podem ter acontecido com algum de nós, ou acontece, ou pode vir a acontecer, o que eu anseio que não. Pode não ocorrer precisamente conosco, com vizinhos ou amigos, enfim é um caso real, há notícias sobre fatos como esses, existem pessoas que passam pelo o que Preciosa passou. É um excelente filme que transmite a mensagem de força e perseverança.

    Nº 12
    2º E.M

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laísa, mimo...

      Estou encantada com sua resenha. Além do resumo estar perfeito, seu parágrafo conclusivo apresenta seu ponto de vista de uma forma quase impecável. Quer saber? Que bom que este blog existe para eu poder perceber o quanto vocês evoluem a cada escrita e postagem.


      Parabéns por tudo!!!

      Beijos

      Mari

      Excluir
  9. A historia se passa no Harlem (Nova York); uma menina chamada "Clareece Preciosa Jones"de 16 anos que sofre muito em sua vida. Ela tem uma vida muito difícil , é abusada(fisicamente e moralmente) por sua mãe e violentada(sexualmente) por seu pai. Ela começou a ser abusada aos seus 3 anos de idade , por seu pai,e na sua adolescência por sua mãe.
    Preciosa também sofre Bullyng na escola e nas ruas , por ser (gorda, negra,e pobre). Quando "Preciosa" engravida pela segunda vez.É expulsa da escola; mas a Sr.Lichtenstein teve a ideia (e a iniciativa ) de coloca-la em uma "Escola Alternativa", para que ela possa ter um futuro.
    Nesta escola , ela consegue se comunicar com as pessoas e consegue fazer amigas verdadeiras, ser feliz , se sentir livre para mostrar suas ideias.Fugir de sua vida "traumática"e viver um pouco o lado de sua imaginação.
    Algum tempo depois , ela ganha seu bebê e acaba conhecendo um homem (enfermeiro) que trabalha no hospital onde ela ficou se recuperando com seu filho. E acaba se "apaixonando" pelo rapaz. Depois que Preciosa se recuperou , ela sua mãe lhe conta que seu pai morreu pelo vírus da AIDS ; então ela vai fazer o exame para descobrir se contraiu o vírus , e acaba descobrindo que ela foi contaminada por seu pai.Quando volta a escola ela conta a suas amigas que tem o vírus , e todas ficam tristes por saberem que não vão ficar muito tempo com sua amiga.
    Depois de tudo o que aconteceu em sua vida , sua mãe resolve contar para ele e a assistente social o por quê de tanto "ódio" que tem de sua filha.El conta que depois que teve sua filha, seu "homem" gostava mais do bebê do dela, ele queria que Preciosa fosse sua "mulher" e por esse motivo ele sempre abusava dela. Sua mãe acabou pegando "ódio" dela por ter " roubado seu homem".
    Portanto , esse filme mereceu o "ÓSCAR" , por nós mostrar , uma realidade que não queremos enxergar (bullyng; violencia, e abuso sexual).Afinal nunca queremos a realidade. Por essa razão , só queremos focar nas ficções, para que possamos fugir da nossa realidade, e nós concentrar em nossa imaginação; e acabamos jogando todos os problemas embaixo dos panos.
    Agatha Fernandes Gonçalves Pereira 01 2EM

    ResponderExcluir
  10. A historia de Preciosa é retratada de forma cruel e violenta. Ela fala sobre uma menina de 16 anos, chamada Clareece Preciosa Jones, que vive no Harlem, e mora em uma simples residência.
    Preciosa é abusada fisicamente por sua mãe, e sexualmente por seu pai, sem saber o motivo de todo sofrimento ela tenta positivamente esquecer seus problemas imaginando como seria sua vida sem eles.
    Sua vida social também não era lá essas coisas. Em sua escola não era aceita pelos outros alunos; por isso, “resolveu” procurar uma Escola Alternativa, onde começou a estudar, e fez algumas amizades. No começo, era tímida, não conseguia se abrir para a professora, mas com o passar do tempo sua confiança aumentou, e a Escola Alternativa, passou a ser um lugar onde ela gostava de estar. E a professora a pessoa em que ela mais confiava. Porem, Preciosa procurou também a assistência social, em busca de um cheque, e acabou se abrindo, contando sobre seus conflitos familiares.
    Nesse meio tempo, Preciosa, está grávida de seu segundo filho. Em um dia comum, na escola, e a começa a ter contrações, e é levada ao hospital, onde teve seu filho, e passou momentos alegres enquanto esteve lá, momentos com suas amigas, e com um enfermeiro que para ela era muito especial.
    Ao sair do hospital, Preciosa vai para sua casa, com seu filho, onde acaba discutindo de forma violenta com sua mãe, e decide sair de casa. Foi ate sua escola e ficou La durante a noite. No dia seguinte quando a escola é aberta, a professora à encontra, e no decorrer do dia tenta resolver sua situação, mas não consegue, por isso Preciosa passa um dia na casa de sua professora e depois vai a um Abrigo, onde fica por um bom tempo.
    Em um certo dia, sua mãe vai visitá-la no abrigo, e Preciosa descobre que seu pai era portador do vírus da AIDS. No entanto ela também sofria do mesmo problema. Isso causou grandes problemas psicologicamente para ela.
    Preciosa tem uma conversa com a assistente social, quando sua mãe aparece, e começam a relembrar aquilo que aconteceu em seu passado. De forma cruel, sua mãe relata que Preciosa, com apenas 3 anos de idade, foi abusada e, por isso, odiava sua filha, pois para ela Preciosa havia roubado o homem a qual ela amava. Para Preciosa foi a gota d’água, ela pegou seus filhos e foi embora, e decidiu tomar um rumo diferente em sua vida.
    Assim, imagino que esse seja um filme que relata a realidade de muitos adolescentes, pois hoje em dia, o abuso, o preconceito, e o bullyng tem crescido na sociedade, o que causa grandes problemas no decorrer da vida de alguém. Mas esses problemas e dificuldades podem ser vencidos, pois da mesma forma que Preciosa lutava por algo de bom, sempre há uma esperança para quem acredita. Por isso, creio que esse filme traz uma mensagem muito forte para quem deseja enfrentar seus problemas de forma positiva.

    Giovana C. de Oliveira Nº07
    2ºEM

    ResponderExcluir
  11. O filme começa com preciosa em uma sala de aula, mostrando interesse em matemática e o professor de matemática, elo o respeitava tanto que, a um aluno atrapalhar a aula, ela já o agride para que ele faça silêncio.
    Logo após, a diretora da escola lhe indicá uma escola alternativa. O enredo do filme começa se desenvolver, mostrando cenas horríveis, com sua mãe lhe batendo e as memórias de seu pai; memórias nada confortáveis pois mostrava seu pai abusando dela. Neste momento que ela aceita a Escola Alternativa, foi sua primeira rebeldia com a mãe.
    Chegando na nova escola, Preciosa se sentiu ausente em sala de aula, suas colegas se zombavam uma das outras. Mas Preciosa, no princípio, não reparou que era apenas brincadeiras. Mal ela sabia, que as colegas de classe seriam suas melhores amigas.
    Pós Preciosa ter seu segundou filho, de seu próprio pai, teve no hospital a melhor recepção que ela já teve em sua vida . Dai em diante, Preciosa tem uma briga feia com sua mãe, que lhe deu vontade de sair de casa, para que seus filhos tivessem a melhor educação possível. Após isto tudo, há uma cena em que sua mãe revela tudo o que houve em sua infância, com o pai.
    Portanto, este filme, causa muitos sentimentos no ser humano, como dó, tristeza, raiva e passa muitas lições de vida, como, por exemplo : sua vida nunca será o pior. Você sempre pode tentar dar o melhor educação para seus filhos. Este filme "abre" a cabeça humana.




    Marcelo Tadeu Nº 13 2º EM

    ResponderExcluir
  12. O filme relata a história de superação de Claireece Precious Jones, que desde de pequena vem sendo estuprada pelo próprio pai, e consequentemente, odiada pela mãe porque ''homem dela'' não a desejava mais e sim á Preciosa. Durante sua vida ela tem dois filhos fruto da violência sexual, nas quais, a mais velha tem síndrome de down e o mais novo que tem 100% da saúde. Quando a assistente social vai até a pensão onde elas moram, elas ''fingem'' que vivem bem, em harmonia. Em meio a tudo isso ela vai para a escola alternativa onde aprende a ler e escrever.
    No final, ela segue a vida de queixo erguido mesmo após descobrir que tem o vírus da HIV e leva consigo seus filhos.
    O filme retrata vários problemas sociais, que podemos comparar com coisas que vemos na TV ou ouvimos falar. No momento em que acontece algo com a personagem sentimos diversas emoções. Saímos do nosso mundo confortável pra encarar a dura realidade de muitas pessoas e percebemos que reclamamos de ''barriga cheia'' e devemos valorizar mais as coisas que temos.
    O filme é reflexivo e faz cada pessoa pensar no seu modo de agir, a partir de opiniões diferentes tiradas de cenas que mexeram com o nosso modo de pensar.
    A trama ganhou vários prêmios merecidamente pela atuação, direção e elenco.


    Nome - Rafaela Cruz de Sousa 12
    1 E.M.

    ResponderExcluir
  13. Preciosa é visto por muitos como um filme forte e chocante, seja pelas cenas de abuso sexual ou de agressão física e moral. Pela personagem ter apenas 16 anos é realmente chocante as situações e os dilemas que ela tem que enfrentar.
    São abordados assuntos como o Bullying, que ela sofre por ser obesa e negra. Isso dificulta ainda mais na sua própria aceitação, fazendo com que ela se imagine “bonita” aos padrões colocados pela sociedade e por quem vive ao redor dela.
    Muitos problemas são enfrentados até Preciosa encontrar pessoas que ajudam-na a superar as dificuldades de sua vida, que até então eram “ocultadas” com o uso de sua imaginação, onde ela se vê feliz e adorada por todos como ela realmente é.
    O filme não chega a ter um final feliz, nem se quer chega a ter um final, pois a historia dela completa fica pairando no ar e começamos a nos perguntar como será a vida dela daqui pra frente.
    No final o filme é dedicado a “Todas as Preciosas do Mundo”, mostrando que todas as pessoas são preciosas do jeito que são. “ALGUMA PESSOAS TEM UM BRILHO NO OLHAR, JÁ OUTRAS SÃO TÚNEIS ESCUROS COM O BRILHO DENTRO DELAS”. A lição de vida é que nunca devemos desistir, nunca devemos deixar de ser quem somo se moldando aos padrões que a sociedade impõe e sim aprender a nos aceitarmos; pois, só assim os outros nos aceitaram. Todas as pessoas tem alguma beleza, uma beleza única e própria que ninguém pode levar. E não importa o quanto os outros tentem te humilhar ou quanto a vida te fazer sofrer, desistir não resolve.

    Valéria, 13.
    3° E.M

    ResponderExcluir
  14. O filme começa mostrando Preciosa em seu ambiente escolar, o que não é agradável, pois ela não tinha amizades, a única pessoa que considerava era seu professor, por ter uma certa admiração por ele. Logo em seguida é mostrado ela em sua casa ao receber a visita de sua coordenadora, que não pode entrar devido a ignorância de sua mãe, essa ignorância é mostrada em quase todas as cenas de dentro de sua casa.
    Preciosa é constantemente agredida por sua mãe tanto fisicamente quanto verbalmente. Toda essa ignorância seria fruto da inveja de sua filha, que veio do fato de Preciosa ser estuprada pelo seu marido. Então, desde o começo do filme é mostrado a personagem em situações extremas com sua família.
    No decorrer do filme ela consegue entrar em uma escola alternativa, que foi um grande passo na sua vida e lá ela encontra pessoas mais compreensivas e que se importam com ela. Nessa escola a personagem tem várias conquistas, como a leitura e a escrita.
    Então, no final, ela consegue tem seu filho em um hospital com o apoio das pessoas de sua sala, ao contrário sua mãe a recebe muito mal agredindo preciosa e seu filho, que revidou pela primeira vez a violência de sua mãe. E ainda por cima a mãe de Preciosa finge amar muito seus netos para ter a guarda deles, ou seja, Preciosa não poderia confiar em sua própria família.
    Assim ela descobre que tem HIV positivo e decide seguir sua vida com as pessoas que realmente lhe importa, sua filha e as pessoas de sua escola. Ao longo do filme é mostrado a incrível resistência da personagem diante dos fotos ocorridos, servindo de exemplo para muitos. E um dos pontos mais importantes é o choque de realidade que ele nos passa, cujo o objetivo principal é mostrar uma realidade absurda que é irreal para a maioria.

    Leonardo Sandes Rinaldi Nº: 5 2ºEM

    ResponderExcluir
  15. O Drama Preciosa, filme estadunidense produzido em 2010, aborda conflitos sociais que são extremamente atuais.
    A história é baseada na vida de Claireece Preciosa Jones, uma adolescente de 16 anos, negra, obesa e pobre que vive no Harlem. Preciosa carrega o grande fardo de ser odiada pela mãe devido aos abusos que sofre do próprio pai há anos. A mãe, que se mostra desumana, entende que a filha quer roubar-lhe o marido da qual Preciosa está grávida do segundo filho.
    A questão familiar na vida de Preciosa é uma completa ausência de amor, que ela tenta superar sozinha, trancando-se em seu próprio mundo e sua imaginação é o refúgio. Analfabeta e grávida, ela começa a freqüentar uma Escola Alternativa, onde há alunos tão problemáticos quanto ela. Lá Preciosa acaba encontrando a esperança e tem praticamente os primeiros afetos. Influenciada e acolhida por sua professora, Preciosa, inicia o seu despertar à procura de um futuro melhor.
    Enfim, o filme é um drama que trata de temas cotidianos, mostra a importância de um bom professor na vida de um jovem. Apesar de todas as dificuldades, sempre haverá um motivo para continuar lutando e, ao invés de reclamar, continuar seguindo em frente.

    Thalita França Pereira Número: 09 3ºEM

    ResponderExcluir
  16. O filme fala de uma adolescente negra de 16 anos de idade, que nunca teve o amor dado pelos pais. Ela teve dois filhos com o pai, e era sempre tratada com ignorância pela sua mãe, além de ser mal tratada na escola e nas ruas (bullying).
    Na escola estadual, ela sempre se sentava no fundo da sala, pois não gostava de aparecer, e sempre sofria, pois ela não tinha amigos.
    Quando Preciosa se mudou para a Escola Alternativa, a vida dela começou a mudar, pois ela começou a receber atenção dos colegas de escola e da professora também.Porém, sua mãe não concorda e Preciosa sempre teve que contar mentiras para a assintente social poder "ajudar" a familia de Preciosa.
    No desfecho do filme, o pai de Preciosa e pai de seus filhos morre de aids e Preciosa descobre que tem aids. Ela conta para a assistente social toda a verdade, e eles param de ajudar a família de Preciosa. Com isso, Preciosa sai da casa da mãe. E no desfecho do filme, aparece Preciosa com seus dois filhos procurando um destino, andando pela rua.
    Enfim, esse filme é muito interessante, pois mostra a realidade da vida. O filme não mostra um final feliz, como se espera de todos os filmes, mas creio que Preciosa ainda tenha um final menos trágico do que aconteceu durante o filme.Realmente este é um filme para refletirmos sobre a vida. Pois a vida é muito difícil. E o filme é tão realista como nossa vida. Apesar de tudo, Preciosa conseguirá receber o amor que nunca teve com amigos verdadeiros que ela encontrou na Escola Alternativa


    Nicolas Magalhães N°16
    2ºEM

    ResponderExcluir
  17. O filme Preciosa é uma historia de fé que conta a historia de uma jovem de 16 anos chamada Claireece Preciosa que teve uma infância muito triste, com varias privações durante sua adolescência marcadas por abusos praticado pelo próprio pai. Durante esses abusos ,ela teve uma filha que tem síndrome de down que mora com a avo e já está esperando outro filho do pai dela. além do pai , a mãe dela que é preguiçosa , é uma aproveitadora e bate na filha, trata a filha verbalmente mal . Na escola que ela está , a diretora manda ela para uma escola alternativa por causa do filho que ela está esperando. Chegando na nova escola , ela age da mesma conduta da outra escola calada , sem se comunicar com as outras pessoas mas, se acostumando naquela escola , ela começa a fazer amizades e também aprende a ler. E ,assim, nasce o outro filho dela. Ela volta para casa e ela tem uma briga com a mãe. Então , ela sem ter onde ficar. A professora dela chama ela para morar com ela. Preciosa começa a falar da vida dela para a assistência social , que tenta uma conciliação com a mae dela. Na conversa ela descobri que ela tem AIDS e não quer mais saber da mãe e Assim , ela recomeça a vida dela novamente e ganha o diploma do ensino fundamental e vai morar com o seu filho recém nascido e com sua filha síndrome de down


    THIAGO LAURIANO N 13

    1 ANO

    ResponderExcluir
  18. Preciosa: O filme “Preciosa”, conta a história de uma jovem garota chamada Claireece Precious, que teve uma infância bem sofrida por atos bem ruins que sua mãe e seu pai cometiam como violência física, sexual e verbal.
    Era uma garota bem forte, mesmo pelo jeito que sua família a tratava, ela estava sempre firme e de cabeça erguida para enfrentar os obstáculos da vida.
    Pelo fato dela ser gorda e pobre e aos 16 anos já estar gravida do segundo filho, por conta dos abusos cometidos pelo seu pai, só aumentava mais o preconceito que a sociedade tinha com ela.
    A escola que ela estava estudando a indicou para uma escola alternativa, que era um lugar que ela iria se sentir melhor, pois ali também estavam pessoas que precisavam de ajuda. Era ali, naquela escola alternativa que a vida de Preciosa iria mudar, com a ajuda da assistente social.
    E não só iria mudar, a vida dela mudou e muito. Ela ganhou seu segundo filho e passou a se virar com a ajuda da assistente social e suas amigas de classe. Descobriram toda sua história e foram falar com a mãe dela que no final ficou meio arrependida.
    Portanto essa garota tem um potencial muito forte. Eu não passei pelo que ela passou, mas só de imaginar, não sei como agiria. Garota que enfrentava mil leões por dia e no final, com o seu esforço conseguiu vencer.
    Larissa Silva N° 06 1° E.M

    ResponderExcluir
  19. Bom o filme conta a história de uma garota obesa que sofria vários tipos de abuso como sexual ,físico e etc.. , aos três anos começou a ser abusada por seu pai , em decorrência do abuso acabou virando mãe muito cedo, mãe de uma linda menina portadora da síndrome de down, por ser portadora de down era chamada de “mongo”, Preciosa logo aos 16 anos engravida novamente pelo mesmo abuso sofrido por seu pai
    Na escola sofria diversos tipos de “bullyng”, não fazia diversos deveres de casa pelo fato do que sofria em casa , mas na escola ela tinha seus preferidos como seu professor , oque mais chamava atenção dela é que esse professor era branco e bonito e de certa forma cuidava dela, por não fazer suas lições sempre estava na diretoria, um certo dia a diretora preocupada com a situação quis visitar sua casa , neste dia preciosa arrumou muitos problemas pois ela sofria muito em casa e sua mãe não queria que descobrissem porque se isso acontecesse ela perderia de receber o beneficio do governo.
    De tanto sofrimento que ela passava , ela não se aceitava como era se olhava no espelho e não via como realmente era via uma garota loira bonita sem problemas nenhum
    Enfim, o filme retrata bastante a realidade de muitas famílias periféricas e não” “ , são mães que tem minutos de prazer acabam engravidando e jogam o filho no mundo ou criam de qualquer jeito, isso é a pura realidade que nem todos vêem alias preferem não ver por acreditar que aquilo é pesadelo historia de filme que aquilo nunca vai existir , isso é bom que o filme é bem real recomendo da um choque de realidade
    Marcos(Marcuiz) Vínicius n°14 2°em

    ResponderExcluir
  20. O filme retrata a vida de uma menina chamada Claricee Preciosa; entretanto, todos a conheciam como Preciosa. Era a vida de uma menina de 16 anos, que já havia engravidado devido a um estupro do próprio pai. Preciosa era muito sofrida apesar de tão pouca idade, sua mãe a maltratava e humilhava, Claricee ia para a escola, mas mal sabia ler e não tinha o apoio de sua mãe para ter um futuro melhor. Ao contrário, a mãe dela só a colocava para baixo, com palavras insultantes e sempre a menosprezando.
    Contudo, Preciosa era uma menina resiliente e, quando teve oportunidades para uma vida melhor, que seria a ida a uma Escola Alternativa, ela foi, mesmo contra a vontade de sua mãe. Embora Claricee já tivesse uma filha que tinha necessidades especiais, ela estava novamente grávida de seu pai. Porém, no dia que ela iria dar à luz, ela foi muito bem acolhida por suas amigas da Escola Alternativa, inclusive de sua professora a qual se davam muito bem.
    As pessoas que Preciosa estava convivendo a fez pensar de maneira diferente e, com isso, ela decidiu criar seu filho que acabará de nascer, cujo nome era Abdul, pois sua outra filha era criada por sua avó. A partir disso, ela mudou da casa de sua mãe. Após terem uma grande briga, ela resolveu proporcionar uma vida melhor para seu filho e devido a isso ela se mudou para a casa de uma amiga de sua professora.
    Entretanto, passará algum tempo, sua mãe decidiu ir falar com ela para lhe contar que seu pai havia falecido e que foi descoberto que ele continha o vírus HIV. Preciosa ficou arrasada, não pela morte de seu pai, mas porque não poderia mais amamentar seu bebê. Após esse fato, a outra ocasião que ela viu sua mãe, foi quando lhe foi pedido uma conversa em frente da assistente social, que já conhecia o caso de Preciosa e foi a parte do filme, talvez, uma das mais intrigantes, ao ver a falsidade e “cara de pau” quando a mãe de Claricee Preciosa faz afirmações erradas e diz que a filha que havia roubado seu homem, sendo que Preciosa sofria abusos desde os 3 anos. O filme é concluído com Preciosa pegando seus dois filhos e saindo no meio de uma multidão, dando a entender que ela iria seguir sua vida ao lado de suas crianças.
    Enfim, trata-se de um filme que nos deixa inquietações sobre como uma menina de 16 anos sofre tudo aquilo e não entra em um surto psicológico? E assim percebemos que reclamamos de tantas coisas e fazemos drama sem necessidade, quando existem pessoas com vidas lastimáveis, enfrentando todos os dias de cabeça erguida. Só assim percebemos nosso egoísmo e a falta de valorização da vida tão perfeita que possuímos. Com isso se torna um filme muito recomendável para promover momentos de reflexão.


    Nome: Júlia Toledo Fortes n°04 3°ano E.M

    ResponderExcluir
  21. O filme começa contando a história de uma adolescente de 16 anos que chama Clairece Jones. Ela sofre uma série de privações durante sua juventude,Violentada pelo pai e abusada pela ,ae,ela cresce irritnada e sem qualquer tipo de amor. O fato de ser pobre e gorda daz com que ela sofra bullyng na escpça. O fato de ter um filho portador de sindrome de down eja esta gravida do segundo filho faz com que ela seja expulsa da escola dela. A diretora consegue para ela uma esocla alternativa que possa ajuda-la a melhor lidar com sua vida. La ela encontrou um meio de fugir da sua existencia traumatica, se refugiando-se em sua imaginação. Emfim o Filme é bom para se ter um exemplo de vida,para mostrar que a vida nao é tão facil quanto pensamos, e que nosso momento nao chega nem perto do momento dela, que isso seja uma lição de vida para algumas pessoas

    Nome: João Leonardo C.Cardoso nº 4 Ano !ºEM

    ResponderExcluir
  22. No filme "Preciosa", podemos notar diversos problemas na vida da personagem Claricee Preciosa Jones, que sofre atos de violência pela mãe e é abusada sexualmente pelo pai. Para tentar driblar estes problemas e viver livremente sua vida, Preciosa procura uma escola alternativa onde faz algumas amizades que fazem ela esquecer um pouco dos seus problemas.
    Ao longo do enredo, Preciosa engravida do seu segundo filho, o pai da personagem que é o responsável pelo bebê. No final da gravidez, Preciosa descobre que o seu pai morreu com o vírus da AIDS, onde a garota contrai o mesmo vírus.
    No final do filme, a personagem ganha seu filho e alguns amigos. Ela termina o filme feliz; pois, mesmo com tanta dificuldade, Preciosa encontra um ponto de felicidade em sua vida.
    Em minha opinião, esta obra ensina que, mesmo pessoas com tantos problemas sérios, conseguem ser felizes, e outras pessoas que não tem dificuldades só reclamam da vida. Este filme mostra a realidade que ocorre no mundo, que é o problema de muitas pessoas. É perceptível no filme as cenas fortes e grandes quantidades de palavrões, essas cenas são para demonstrar os problemas que Preciosa vivia.

    Nome: Henrique Morroni nª09 2º Ano EM

    ResponderExcluir
  23. Preciosa é uma garota Nova-Iorquina,que mora no bairro do Harlen,em Nova York.Preciosa tem 16 anos,é negra e obesa,sofre constantes abusos sexuais de seu "pai", que com ela já tem uma filha.Novamente agora ela está gravida do mesmo sujeito intitulado de pai.Mongo,a primeira filha de Preciosa,tem síndrome de Dawn,pois é filha de seu avô.
    Preciosa também sofre constantes abusos por parte de mãe,abusos morais,físicos e psicológicos.A mãe dela não trabalha,apenas fica em casa comendo,dormindo e assistindo TV.Sempre que pode manda sua filha largar a escola,seu argumento é que:"Ela(escola) não ira te ajudar em nada" e a aconselha a procurar a assistente social para resolver o problema de ambas,só que nesse caso o problema da mãe seria apenas visando o dinheiro.
    Preciosa não abandona a escola,pelo contrario continua cada vez mais firme e melhor,já aprendeu a ler e a escrever,consegui também fazer algumas amizades,coisa que antes era impossível e inexistentes em sua vida.Com a chegada de seu segundo filho,um menino dessa vez Preciosa ficou sem lugar para morar com a criança,então sua professora os acolhem.Preciosa busca a ajuda da assistente social e no final consegue ficar com a guarda de seus filhos,e diz a sua mãe que nunca mais gostaria de vê-la novamente.
    Enfim,para mim,o filme,mostra e choca muito com a realidade imposta,desde a convivência familiar,o seu ambiente escolar,mostra a realidade vivida por algumas pessoas,que como sempre está sempre debaixo dos nossos olhos,mas não vemos,pois não é o que queremos enxergar.

    Henrique Rodrigues Nº 19

    ResponderExcluir
  24. O filme Preciosa conta a história de Claireece Preciosa Jones, que é uma adolescente de 16 anos que, além de ser pobre, negra e gorda, sofria abusos tanto sexuais quanto físicos de seus pais e ela também sofria bullying.
    Na escola ela foi expulsa por ela não ter notas altas e foi encaminhada para uma Escola Alternativa. Lá, ela começou a se adaptar e ter amigas que demonstravam amizade e que gostavam dela;
    Teve uma professora que a amou quando, na verdade a mãe e o pai deveria fazer isso. O filme mostra que, infelizmente, é uma história real e acontece em qualquer família. Não precisa morar numa comunidade para ver que isso acontece também em famílias ricas.
    Entre das partes que mais me tocou e impressionou, foi a que o próprio pai abusa da Preciosa. Para mim, o pai tem que dar amor, carinho sem maldade, um amor de pai, de querer o filho bem, querer dar força quando necessitar, querer ouvir as tristezas, ser um pai verdadeiro e amigo, ser um verdadeiro pai.
    Mas também o que me deixou impressionada quando a mãe não se importava dela ser abusada e muitas vezes as mãe fechava os olhos como se nada tivesse acontecido. Outra parte que me incomodou foi a hora que só ela fazia as coisas em casa como se fosse empregada, e sempre colocava os afazeres na frente da escola e não se importava como ela estava de nota na escola, isso é triste saber que não tem nem amor pelo pai e nem pela mãe e sabe que ela estava sozinha na vida dela sem participação do pai e da mãe e não saber o que é o amor de uma pai e de uma mãe. Essas coisas pra nos são coisas relevantes para essa pessoas que acontecem isso fica para sempre mesmo que tentam esquecer sempre irá ficar a marca de lembranças tristes e que incomoda.
    E as vezes tem coisas que enxergamos vemos e não denunciamos porque a maioria tem medo, e muitas vezes não queremos enxergar o que está no nosso arredor. E esse filme além dele ser triste e é difícil de ser mostrado ninguém da importância porque é inconveniente para os outros.
    Contudo para mim é um filme de exemplo de vida para mostrar que a vida não é tudo um mar de rosas, que a vida é difícil mas temos que superar coisas que nem acreditemos que conseguiríamos superar nossas tristezas e dores.


    Simone Oliveira Marcelino nº 08

    ResponderExcluir
  25. O filme se passa em um bairro muito pobre dos Estados Unidos, onde uma adolescente de 16 anos, chamada pelo apelido ‘’Preciosa’’ tem uma vida muito precária e triste. Preciosa, tem 2 filhos de seu próprio pai, um com síndrome de Down, que sofre muito preconceito, e o outro muito pequeno, pois ela fica grávida no decorrer do filme. Sua mãe não a respeita, fazendo a de escrava em sua própria casa. Preciosa é muito gorda, e com isso, todo mundo a discrimina, principalmente, sua própria mãe. Com a 2° Gravidez, preciosa tem que se mudar para uma escola alternativa, podendo assim, perder a ajuda financeira do governo, deixando sua mãe furiosa. Mas, é lá onde ela pode ter um novo recomeço, porque todos naquele ambiente possuem histórias de vida lastimáveis. Não agüentando mais as crises de sua mãe, ela tem uma briga muito feia com ela, com isso, ela sai de casa, e vai morar com sua professora, que também é sua amiga. Foi uma forma de recomeçar sua vida, ou talvez, aproveitar o tempo que lhe restava.
    Assim sendo, o filme é uma excelente história e uma lição de vida; pois, faz com que as pessoas reflitam mais sobre tudo. Ver que uma pessoa, com todos os problemas possíveis, possui uma resiliência enorme e uma coragem de leão para enfrentar a vida, nos dá força para encararmos nossos problemas pessoais. É uma forma de passar a mensagem: ‘’ Não desista, seja forte’’.

    Letícia Barbosa 3° E.M

    ResponderExcluir
  26. A história conta sobre uma adolescente de 16 anos que sofre vários tipos de conflitos diários. Sofreu estupro do seu próprio pai, desde os três anos de idade, e, com isso, teve dois filhos dele. Por essa razão, sua mãe a odiava tanto, por que sentia que seu marido queria mais a sua própria filha que a ela.
    Claireece ''Preciosa'' jones tem uma filha, que no caso é a primeira que teve do seu pai, tem síndrome de down, e, por isso, tem o apelido de ''mongo'' abreviação de mongoloide.
    No decorrer da história, ''Preciosa'' passa por vários tipos de situações diferentes. Como agressão e abuso verbal da mãe, e a sua gravidez com a mudança para a escola alternativa.
    Com as mudanças ocorridas em sua vida, Claireece aprende a melhor lidar com os fatos. Aprende a ler e etc.
    Com esse filme, é possível fazer um tipo de comparação com á nossa realidade. Podemos ver uma outra realidade, talvez desconhecida para alguns, e, assim, poder dar mais valor ao que se tem, porque sim existem pessoas que passam por essa situação ou até piores. Há algumas cenas no filme que nos deixa constrangidos, por conta do abuso sexual e etc. Porém, é possível refletir com o filme.

    Nathalia Ramos 1° E.M

    ResponderExcluir
  27. O filme ''Preciosa'' cria um grande impacto diante de toda a situação vivida pela personagem e pelas cenas marcantes que faz você refletir sobre tudo ao seu redor, e em sua vida.
    A professora da escola alternativa foi muito acolhedora, passando pela assistente social, a mãe de Claireece quis encontrá-la. Nesse encontro ela recebeu a notícia que seu pai havia falecido com o vírus do HIV, e descobre que é portadora. Ela resolveu ir embora com seus dois filhos e seguir com a vida sem a mãe.

    Evelyn Silva 1° E.M

    ResponderExcluir
  28. O filme “Precious” conta a história de uma adolescente “Clareece Preciosa” e ela tem uma vida difícil de ser vivida, porque ela é acima do peso e negra, e o preconceito não era somente na escola, mais também na rua e em casa. Ela teve um filho do seu próprio pai, e isso causou inveja a sua mãe, porque o pai preferia sua própria filha a sua mulher. Clareece buscou ajuda na “escola alternativa” e lá ela foi mais alegre, mais nada superaria o seu passado. E ainda para abala-la mais ainda, ela recebi a informação que seu pai tinha o vírus do HIV, e ela também era portadora, e resolve viver sem sua mãe e com suas duas filhas. Eu considero esse filme muito bom e tocante, e que esse preconceito que ela sofria, ainda existe e nós mesmos podemos vivenciar isso vendo em jornais, Televisões, Rádios e Internet. E até podendo sofrer esses preconceito no nosso dia-dia.

    Wellington S.V. - Nº 17 - 1º EM

    ResponderExcluir
  29. Abuso sexual, moral, físico e ataques verbais resumem a vida de Claireece Precious Jones, uma adolescente de dezesseis anos moradora do Harlem. Preciosa, como é conhecida, sofre abuso sexual do pai desde os três anos de idade, de quem engravidou duas vezes. A mãe sabe do abuso, mas prefere acreditar que a filha é condizente com a situação e culpada pelo marido (Carl Jones) tê-la deixado. O filme faz crítica a questões sociais difíceis de falar, colocando a família como instituição falida. Mostra também a educação falha e a ausência do respeito interpessoal, como nos momentos em que Preciosa anda na rua. Sofre porque não se encaixa nos padrões de beleza: a personagem é negra, gorda e tem problemas na fala e na escrita, causados pela, anteriormente citada, educação falha.
    A história de Claireece muda quando passa a frequentar as aulas da escola alternativa, onde encontra diversas meninas com vários tipos de problemas e uma professora que se preocupa com ela, dá atenção, conselhos, respeito e a ama. É na escola alternativa que Preciosa conhece o amor. Amor de amigas que a tratam como irmã, mas infelizmente Preciosa não pode negar sua realidade, voltando sempre à raiz do mal de sua vida: sua "família".

    Maria Luiza S. M. 3º E.M.

    ResponderExcluir
  30. O filme "Preciosa" relata a história de Claireece Preciosa Jones, uma menina de 16 anos que desde pequena sofre abusos dentro de sua própria casa. Seu pai abusava sexualmente desde seus três anos de idade e consequentemente a engravidou, ela teve que seguir sua vida apenas com a ajuda da avó que cuidava da "mongo" sua primeira filha que nasceu com síndrome de down. Sua mãe a odiava pelo fato de seu "homem" preferir a filha do que ela. Claireece era alvo de bullying na escola, nunca teve um amigo mas nunca abaixou a cabeça para ninguém. Quando ficou sabendo de sua segunda gravidez foi mandada para uma escola alternativa, um ambiente em que fez amizades e se sentia bem. No final do filme Preciosa descobre que tinha contraido o vírus da AIDS de seu pai mas continuou sua vida normalmente pelo seus filhos.
    Enfim, mesmo pessoas com tantos problemas sérios, conseguem ser felizes, e outras pessoas que não tem dificuldades só reclamam. Esse filme é uma lição de vida, e superação e passa a mensagem que nunca devemos desistir de nossos sonhos.

    Beatriz Morroni 2ª E.M

    ResponderExcluir
  31. O filme “Preciosa”, fala sobre uma jovem negra e “gordinha”, que sofria diversos problemas sociais em sua vida, tanto em casa quanto na escola ou por onde ela passava.
    Em sua casa sofria abusos morais e abusos sexuais de seu próprio pai, com quem teve dois filhos. Sua mãe a maltratava muito. Muitas vezes, Preciosa sofria agressões verbais e físicas muito fortes, ou seja, ela não tinha amor em casa, nem da sua mão nem de seu pai, pelo contrário era muito sofrimento para uma menina jovem de apenas 16 anos que, praticamente, nem amigos tinha.
    Ela acabou tendo que mudar de escola, pois havia acabado de ter o seu segundo filho, ou melhor, estava grávida de seu segundo filho. Ela foi para uma Escola Alternativa, e foi lá que começou a receber uma ajuda.
    Assim sendo, ao analisarmos o filme “Preciosa” vemos que ele é muito forte em todos os sentidos. Podemos ver ali problemas que, muitas vezes, aqui são jogados por “debaixo dos panos”. Esse filme é uma potente arma conta diversos problemas sociais. Podemos tirar desse filme, uma espécie de incentivo para nossas vidas, porque podemos refletir um pouco e ver o quão boa é essa vida que vivemos.

    Guilherme Martins Andrade dos Santos, N°8 - 2°EM

    ResponderExcluir
  32. O filme "preciosa" fala sobre uma menina de 16 anos, que foi abusada pelo seu pai desde que era uma criança, ela teve 2 filhos ao longo do filme, Preciosa era uma menina que sofria bullying na escola e era maltratada pela sua mãe em casa. Preciosa começou a se interagir mais quando foi para a Escola Alternativa. No final do filme Preciosa enfrenta sua mãe e consegue ir em bora com seus 2 bebes. O filme e bem marcante ele relata muitos momentos da vida real, eu fiquei muito feliz por Preciosa ter tido um final feliz, indo em bora com seus filhos, pena que nem todo mundo tem essa coragem que Preciosa teve.

    Gabriel Celestino , N°5 - 2° EM

    ResponderExcluir
  33. Diante do filme Preciosa e possível notar muitos fatores que contribuirão o seu estado emocional e físico,pelos fatos ocorridos durante a sua "infância" preciosa cresceu como uma criança fechada sempre muito dentro de si mesma, claro ela pensava que ninguém gostaria dela, já que era negra, gorda, esses eram padrões estipulados pela sociedade com pessoas de mal caráter e de risco para elas.
    Ela teve uma infância caótica e muito marcante deixando sequelas que aos poucos com a ajuda de sua professora da escola alternativa fora lhe ajudando a superar, um fato muito inusitado e que a mãe de Preciosa falava para ela que pessoas que gostavam do mesmo sexo era ruins e faziam mal as pessoas, e essa e uma parte do filme em que ela vai a casa da professora e acaba descobrindo que ela era lésbica, depois disso seu conceito sobre o que sua mãe avia lhe ensinado avia mudado completamente, percebera que nem tudo o que falam a ela era de fato verdade que ela deveria tirar suas próprias conclusões, outro detalhe que marcou a sua vida era, de que ela era violentada pelo próprio pai e tinha um filho com ele,que tinha síndrome de down e esperando outro filho do mesmo.
    No final ela acaba saindo de casa com seus dois filhos portadora de HIV já que seu pai avia falecido por causa da doença, tinha passado para ela no ato sexual, seu filho mesmo durante o parto não havia contraído, no final do filme acaba com uma sena a onde o final fica a seu critério, o diretor nos da a liberdade de fazermos o nosso final da forma que desejarmos isso e uma das coisas mais interessantes do filme.
    Caio ferreira da silva
    3º EM

    ResponderExcluir
  34. "Precious"

    O filme mostra a história de Claireece "Precious", que vive com sua mãe no subúrbio. Logo no início do filme, já é mostrado como ela se comporta diante das coisas, uma menina quieta que quer somente prestar atenção na aula.

    Sua imaginação fértil à ajuda a se manter controlada diante da pressão familiar a qual ela se encontra.

    Precious, gravida do segundo filho é expulsa da escola, mas consegue se matricular em uma escola alternativa.

    Sua mãe, apenas recebe dinheiro da assistência social por causa da filha dr Precious, "mongo", que possui síndrome de down.

    Ao longo do tempo, Precious vai se soltando e interagindo com as pessoas da escola alternativa, Precious é analfabeta e ao longo do tempo também aprende a escrever, começa escrever em um diário sobre o que passa todos os dias.

    Precious passa o filme todo sem saber o que significa amor, sua família não à deu, desde que era pequena e nenhuma outra pessoa também, apenas no final que parece compreender, com todo suporte que teve da professora e dos amigos, e claro, se si mesma.

    Precious é um filme muito impactante que joga na mesa um assunto que, mesmo não parecendo, é muito comum; muitas meninas, como ela, então por aí neste momento, precisando de ajuda. O filme passa essa ideia claramente, inclusive, que o governo deve agir.

    Eliel Móbile N°3 3°EM

    ResponderExcluir
  35. Claireece "Preciosa" Jones com apenas 16 anos, sofre maus tratos constantes da mãe atuação .Seu quarto no segundo andar tem ares de cativeiro. Preciosa já é mãe, mas não cria sua filha. A tarefa fica por conta da avó, já que a criança tem síndrome de Down. Para completar, está grávida mais uma vez. De seu pai, com quem desde criança é forçada a ter relações sexuais. Uma situação que piora ainda mais o relacionamento com a mãe, já que, apesar de haver seu consentimento, são duas mulheres "disputando" o mesmo homem. Ou seja, a vida de Preciosa é um inferno. Ela sabe disto, mas não tem forças para mudar a realidade. Como a própria diz, "um dia algo vai acontecer ou alguém me fará acontecer". O conformismo e sua incapacidade fazem com que se refugie nos sonhos, onde imagina "um namorado branco e de cabelo bom". Um simples pensamento que revela a falta de auto-estima que possui e, em parte, o preconceito também existente por parte dos negros em relação à sua própria cor. Pois algo, enfim, acontece , Preciosa é expulsa da escola, por estar grávida. É encaminhada para uma escola especial, onde passa a ter acesso a outra realidade, mais agradável e compreensiva. É o início de sua virada, tendo como motivação a assistente social Weiss e a professora Rain. É o início também das revelações, cada vez mais surpreendentes, de sua realidade familiar.
    Concluo este dizendo que é sumamente importante que pessoas vejam e se conscientize de como esta o mundo hoje em dia .

    Fernando Silveira Machado nº4

    ResponderExcluir
  36. O filme "Preciosa" retrata a difícil vida de Claireece Precious Jones. Uma jovem de 16 anos que só conhece o lado mais obscuro da vida. Ela não teve uma infância boa. Ela não sabe o que é ser amada e não sabe demonstrar amor ou sentimentos a outras pessoas.
    Ela sofre abuso sexual desde os três anos de idade pelo seu próprio pai.
    Sua mãe não a vê como filha, apenas como a "mulher que roubou seu homem" ou a responsável por cuidar da casa e atender os seus desejos.
    Claireece tinha uma filha de 3 anos que portava a síndrome de down ( fruto de um abuso sexual,sofrido pelo seu pai) e quando engravidou do segundo filho, foi para uma escola alternativa onde ela, finalmente,recebeu ajuda necessária, onde pode contar seus problemas e superar algumas dificuldades.
    Enfim, quando tudo parecia estar indo bem, Preciosa recebeu a noticia de que portava o vírus da AIDS, mesmo assim ela decidiu que com o tempo que a restava, ela cuidaria de seus dois filhos.
    O filme tem uma história triste do começo ao final, m ostra a vida da maneira mais escura possível, mostra o ponto de vista de cada pessoa, suas dificuldades, suas frustrações, seus medos e seus sonhos.
    Nem tudo na vida tem um final feliz. E nessa história não teve. Porém, teve momentos felizes e mesmo que sejam poucos são validos. É um filme triste, mas infelizmente é a realidade de muitas pessoas e essas pessoas são as mais Preciosas.
    Mariana Alves Nº 9

    ResponderExcluir
  37. Alexandre placido 1ano
    Preciosa era uma garota de 16 anos,que foi abusada sexualmente por seu pai,Ela é negra e acima do peso a mãe dela odeia,porque seu marido deu mais filhos a preciosa do que a ela.preciosa tem que ir para uma escola alternativa,porque ela estava grávida do seu segundo filho.La ela se comunica melhor,faz amizades e aprende a ler.Quando ela ganha o seu segundo filho descobri que tem H.I.Ela decide viver a sua vida com seu filho.
    Enfim Preciosa Não tinha nenhuma base familiar,a sua mãe a odiava.Ela foi abusada pelo seu pai ela é uma pessoa muito resiliente.Se fosse eu,teria um surto psicológico.Eu tenho sorte em ter a minha mãe e meus irmão perto de mim.eu percebi quanto importante são eles.

    ResponderExcluir

COMENTE!