Translate

EDUCAR É, ANTES, SENTIR... E TODOS SÃO CAPAZES DISSO.

domingo, 29 de setembro de 2013

MIKE: O REENCONTRO!

POR MARI MONTEIRO


Tarde de primavera, setembro de 2013.


Aguardo ansiosa uma visita importante: Mike. Mal posso acreditar que irei revê-lo. Será que ele se lembra de que marcou comigo? O que achará do artigo que lerá no blog? Preciso que ele o aprove. Afinal, além de ser sobre ele, também preciso de sua  permissão para escrever e registrar nosso REENCONTRO... Sete anos depois...

Pontualmente, às duas horas da tarde, alguém sobe até minha sala e anuncia que Mike chegara. Meu coração disparou. Pedi que ele subisse. Havia acabado de falar com seu pai ao telefone (foi um retorno no tempo e no espaço, ouvir aquela voz generosa e educada, de quem cujo nome é Sr. Rosângelo e não Sr. Antônio, como me “recordava” no primeiro artigo.), ele me disse que Mike havia ido ao banco e que, depois, passaria na escola para conversar com uma professora. Apresentei-me e – feliz – pensei: “ELE NÃO ESQUECEU!”.

Não demorou e Mike surgiu no corredor. Eu o aguardei na porta. O abraço foi emocionante. INCRÍVEL COMO OS OLHARES NÃO MUDAM (impossível fingir um brilho no olhar). E o sorriso? O mesmo do menino de doze anos que conheci. Logo pedi para que uma pessoa registrasse nosso reencontro. Tiramos algumas fotos.

O artigo “POR ONDE ANDARÁ O MIKE?”, escrito em 21 de fevereiro deste ano, já estava esperando por ele no computador. Sentamo-nos e eu lhe contei sobre os motivos que me levaram a escrever sobre ele. Em seguida, deixei-o à vontade para ler o artigo. Confesso que fiquei tensa, não sabia quais seriam suas impressões. Concentrado, ele lia atentamente cada parágrafo. Às vezes, olhava pra mim e ríamos. Quando terminou, estávamos com os olhos úmidos.

- Legal hein Professora?
- Gostou?
- “Da hora!”

(...) Silêncio.

Mostrei a ele o funcionamento do blog e os depoimentos dos meus alunos do Ensino Médio e de outras pessoas sobre sua história. Ele ficou surpreso. Ele soube que muitas pessoas leram e passaram a conhecer aquela pequena parte de sua vida  e que, agora, veriam o seu ROSTO, seu OLHAR e seu SORRISO.

Conversamos sobre todos os outros colegas da nossa turma de 2006. Rimos de muitas lembranças. “POUCOS CONTINUARAM OS ESTUDOS. A MAIORIA PAROU DE ESTUDAR PRÔ!” Isso me entristeceu. Mas, logo o Mike sorriu e voltei para aquele momento. Ele  está no Terceiro ano do Ensino Médio. “ATÉ A SEXTA SÉRIE EU FUI RUIM, MAS DEPOIS EU MELHOREI E AGORA ESTOU MAIS OU MENOS.” Disse ele e, claro, sorriu aquele sorriso de luz. Contou-me que prestará o ENEM. Falamos sobre a possibilidade de ele ser aprovado e cursar uma universidade. FICAMOS FELIZES AO PENSAR NISSO.

Muitas coisas passavam pela minha cabeça enquanto conversávamos. Mas, o que eu mais dizia a mim mesma era: “ELE É UM VENCEDOR, UM SOBREVIVENTE DO SISTEMA!” Mas, não podia ignorar o fato de que muitos haviam ficado pelo caminho. E... Vai entender!  Eu havia cismado justamente com o Mike; talvez eu merecesse mesmo essa alegria, esse retorno. Porque, caso escolhesse qualquer outro aluno para contar a história, talvez eu não estivesse aqui agora, feliz da vida, escrevendo este artigo. Talvez me tivesse sido negada esta satisfação.

Conversamos sobre muitas outras coisas que não caberiam aqui. Providenciamos contato pelo Facebook e ele prometeu voltar sempre. Em seguida, fomos até a Direção para vermos a Helena, que teve muita importância nesta história, tanto hoje como há sete anos. Foi mais um momento único. Ela o RECONHECEU imediatamente. E isso o deixou bem feliz.

Na despedida, promessas de não nos perdermos um do outro. Quero notícias sobre o ENEM; sobre os rumos que a vida dele tomará... Um abraço fraterno selou nosso reencontro...

Já se passaram alguns dias desde que o vi na rua, quando ele gritou, passando por mim apressado: “E AÊ PROFESSORA MARI?”. Olhei, retribui o cumprimento e continuei andando. Alguns passos adiante, me dei conta: “É O MIKE!” Mas, já não podia mais alcançá-lo. Ele havia se embrenhado na multidão. Iniciei uma busca no mesmo dia. Bendito dia! Bendito reencontro em que me chamara pelo nome sete anos depois! BENDITO MUNDO QUE GIRA e nos faz rever; reviver; reencontrar; repensar; recomeçar e REANIMAR, no sentido mais amplo da palavra.

No primeiro artigo, terminei com a seguinte frase: “(...) Espero que esteja bem... E que um dia possa, por um destes acasos providenciados por Deus, ler este artigo e dar notícias...”. FUI ATENDIDA! Então, só posso terminar este artigo agradecendo a Deus, ao Mike e à sua família, aos meus alunos do Ensino Médio do CEC (2013), QUE AGORA FAZEM PARTE DESTA HISTÓRIA; à Diretora Helena; à Cidinha  e José que o localizou e à Conça. 

Finalmente, a TODOS OS LEITORES, desejo momentos como este: momentos de felicidade que, embora breves, se fazem eternos na lembrança... Bem guardados num RELICÁRIO de onde os retiro, como arquivos,  para usar como bálsamo na superação de outros momentos não tão felizes assim...

"Esta parte da minha vida, esta pequena parte, se chama Felicidade."  (do filme: À procura da Felicidade)

Para ler o primeiro artigo: "MIKE: POR ONDE ANDARÁ O MIKE?", CLIQUE NO LINK ABAIXO:
http://educandoquem.blogspot.com.br/2013/02/mike.html



COMENTE!