Translate

EDUCAR É, ANTES, SENTIR... E TODOS SÃO CAPAZES DISSO.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

DEMÔNIOS INTERIORES (PARTE I)

POR MARI MONTEIRO



Antes de começar este texto, alguns posicionamentos devem ficar claros. Sou batizada na igreja católica; estudiosa de todas as doutrinas voltadas para elevação e para a evolução espiritual e; sobretudo, respeito muito todos os fiéis a Deus. Não acredito nas palavras dos homens. Aprendi a desacreditar quando cresci descobrindo padres pedófilos, pastores enriquecendo às custas de fiéis bem intencionados, placas de igrejas (com os mais variados nomes, alguns estranhíssimos) brotando feito praga pelos bairros. Pra que tanta?  Não somos, teoricamente, todos crentes num único Deus? Então, por que uma determinada “grife” de igreja salva e outras não? Honestamente, questiono tudo isso, apenas por querer entender a lógica deste processo.

Para mim toda forma de fé é VÁLIDA.  Demorei um ano inteirinho para ler a bíblia. Porque li como se estivesse lendo um livro didático, queria entender, interpretar. Ficaram DUAS COISAS: não conseguimos atender o único pedido de Jesus: “amai ao próximo como a ti mesmo” (quem é o próximo, o mendigo todo mijado? o namorado? só a família? aquele que perder tudo na enchente?), ou seja, fazemos acepções de pessoas, que é outra coisa que a bíblia não aprova. A segunda coisa que ficou foi o “julgamento” das INTENÇÕES. E esse é para mim o mais importante dos aspectos. Como somos mal intencionados, interesseiros, hipócritas e medíocres. Atire a primeira pedra quem não for nada disso.

Quando, hoje pela manhã estava lendo um dos versículos do salmo 143, em minha opinião, o salmo mais “forte” e tocante de todos, me ocorreu que estava pedindo proteção contra meus inimigos e os demônios. Pensei: não tenho inimigos. Não vejo demônios. Logo conclui, preciso sim de proteção, mas contra meus demônios interiores que, supostamente, são meus INIMIGOS. Não tardou para pensar nos meus medos (que são muitos...); inseguranças; anseios; egoísmo; vaidade... Estes são os meus demônios interiores.

E haja coragem para me olhar no espelho depois desta percepção. Não foi nada fácil admitir que todos estes sentimentos ocupam espaço dentro de mim. Que muitos deles me cegam, enfraquecem minha fé. E agora? Como livrar-me deles? Anos de terapia? Não ganho tão bem pra isso. Conclui que estou sozinha nesta empreitada. Pois nem meu melhor amigo, nem a pessoa que mais me ama nesta vida serão capazes de PENETRAR MEU INTERIOR e removê-los de lá. Passei o dia inteiro me martirizando com estes pensamentos. Cujas providências os meus amigos leitores vão acompanhar através dos próximos relatos sobre esta experiência.


Agora, anoitecendo, penso que a primeira coisa a fazer é tentar substituí-los por outros sentimentos. Trocar inimigos por amigos e demônios por anjos. Decidi. Será assim: para cada pensamento ruim que me assolar terei de, imediatamente, pensar em duas coisas extremamente boas. Afinal, MINHA EXISTÊNCIA É LINDA! Tenho muitos bons amigos, amo muitas pessoas, recebo muito amor, recebo muitas bênçãos (PREFIRO CHAMAR DE PROVIDÊNCIA DIVINA)... Quando menos espero (e mais preciso) encontro pessoas e me deparo com palavras, olhares e gestos que mudam o rumo do meu dia. Hoje mesmo foi um dia em que, antes de dormir, preciso dobrar meus joelhos e AGRADECER MUITO A DEUS, mais que nas demais noites da minha vida.

Assim sendo, creio que se continuar amando com a mesma frequência e com a mesma INTENSIDADE de sempre, posso derrotar meus inimigos e meus demônios interiores. Óbvio que não será fácil. Isso é apenas meu primeiro passo. Sou imperfeita, falharei muitas vezes, antes de conseguir. Porém, falharei tentando e; sobretudo, amando (sou do tipo que a maioria chama de tola, aquela pessoa que ama por ela mesma e pelos outros...). Não me importo, fico com meu “AMOR IMPERFEITO”. Pois, como disse o poeta: “Ainda que eu falasse a língua dos homens e falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria.” (Renato Russo).  Além disso, sempre acreditei em milagres; em sorte, NUNCA!

P.S. Caso alguém questione a relação deste artigo com “EDUCAÇÃO”, trata-se de uma associação com amais importante forma educação: A EDUCAÇÃO PARA A VIDA.




COMENTE!