Translate

EDUCAR É, ANTES, SENTIR... E TODOS SÃO CAPAZES DISSO.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

BOOMERANG

Por Mari Monteiro

Creio que educação tem muito a ver com RECIPROCIDADE.  Desde bem cedo é bom que a criança saiba o significado desta palavra que, grosso modo, para mim, quer dizer: “SOU PARA VOCÊ O QUE VOCÊ É PARA MIM”. Quanto antes nos der conta disso, mais cedo aprenderemos a respeitar e nos colocar no lugar do outro. Resultado: menos mágoa, menos agressões e mais COLETIVIDADE.

A propósito, coletividade é o que mais falta na educação.  E se nós, adultos, não demonstrarmos isso, as crianças e adolescentes não perceberão o significado de reciprocidade e, muito menos, seu valor. A reciprocidade é uma das manifestações humanas mais louváveis e gratificantes. Pois, envolve: gratidão, empatia e respeito mútuo. Sentimentos raros hoje em dia. Entendo a reciprocidade também como a chamada lei da ação e da reação. Como um boomerang que vai e volta pra você. Caso o lancemos com violência, com violência ele voltará. Isso implica em NOS IMPORTARMOS UNS COM OS OUTROS. Daí a importância de se trabalhar ética e cidadania na escola. Mas, não somente na escola, fora dela também.

Enfim, toda minha vida pessoal, profissional e social está pautada na reciprocidade, no que eu desejo para o outro. Se maltratar as pessoas de um modo geral, não posso esperar gentilezas... E assim por diante. E, acreditem, não há nada mais gratificante que receber gentilezas. Já passei por isso muitas vezes, com muitas pessoas... e é um sentimento impagável!


 

COMENTE!