Translate

EDUCAR É, ANTES, SENTIR... E TODOS SÃO CAPAZES DISSO.

quarta-feira, 13 de março de 2013

ARMAS NA SALA DE AULA???

Por Mari Monteiro
Recebi uma sugestão de tema para o blog do meu caro amigo Professor Flavio Cesar Novo acerca da seguinte notícia:Nos EUA, professores tem aula de tiro para treinar suas pontarias. O medo toma conta de docentes e alunos”, veiculada pela BBC em 12/03/2013.  (vide link) Fato: caso não nos ocupemos com a HUMANIZAÇÃO das relações sociais e com a “SAÚDE” destas relações, num futuro próximo, esta prática poderá  estender-se a outros estados não apenas norte-americanos, mas no mundo. E a violência ocupará um “lugar comum” em nossas vidas.
Acredito que falta-nos o ASSOMBRO. Lamento afirmar (e percebo isso no meu cotidiano e na mídia em geral) que muitos de nós já não se assombram mais com as tragédias humanas. Por exemplo, no caso da professora Simone assassinada por seu aluno, no máximo, em alguns dias, exceto no caso dos familiares e amigos mais próximos, ninguém mais se lembrará do caso; sobretudo, a mídia. Temos memória curta...

Enfim, precisamos nos lembrar a cada manhã,  que somos passíveis de erros assim como todos que nos cercam e, a partir disso, praticar a TOLERÂNCIA, que é quase uma questão de sobrevivência atualmente. O que não inclui, logicamente, os casos de surtos psicóticos, cujos assassinos invadem as escolas e matam aleatoriamente. Esta é uma questão de Segurança Pública. Caso contrário, se a “moda pega”, o professor acumulará mais uma função a de SEGURANÇA ESCOLAR! E, cada vez, sobra menos espaço para a educação em si. 

Veja a matéria completa e o vídeo no link http://youtu.be/tbPB0bS7DZo


Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/videos_e_fotos/2013/03/130311_professores_tiro_eua_fn.shtml

COMENTE!