Translate

EDUCAR É, ANTES, SENTIR... E TODOS SÃO CAPAZES DISSO.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

SE EU FOSSE EU... (inspirado na criação de Clarice Lispector) - IF I WERE ME ...

Por Mari Monteiro
Texto original em: http://pensador.uol.com.br/frase/MzY1MTYz/ (acessado em Julho de 2013)

Para que servem os poemas, a Literatura, as artes em geral senão para suscitar em nós reflexões que nos tornem melhores e transmutem nossos espíritos rumo à liberdade de pensamento e de escolhas. A primeira vez que li o poema “Se eu fosse eu”, de Clarice, fiquei intrigada; sobretudo, porque NÃO SOMOS NÓS MESMOS – não da forma intuitiva como gostaríamos. As chamadas CONVENÇÕES SOCIAIS e os pseudos BONS COSTUMES não permitem tamanha ousadia.

Se eu fosse eu , seria eu o AVESSO do que sou hoje? Ocorreu-me também que preciso, antes, saber quem sou agora. Tal como o poema original, estou certa de que, como eu mesma, não duraria muito em meio à sociedade. Alguns meses de “eu mesma” e seria banida para margem do que chamam NORMALIDADE e eu – abusada – chamo de HIPOCRISIA.

Alguém pode negar que usamos mais de uma máscara por dia? Pois, se ao contrário fosse, talvez nenhum de nós seria mantido nos empregos, por exemplo. Quantas vezes, ouvimos ofensas, cujas respostas custariam uma discussão; mas lá está a máscara do “TUDO BEM”, dizendo: “OK, o senhor está certo.”. E nas relações interpessoais, quando alguém resolve ser “supersincero”, lá está a máscara do “É MESMO!”. Quando tememos perder a pessoa amada, lá está a máscara do “VOCÊ ESTÁ CERTO!”. A questão é o quanto isso nos custa por baixo de cada máscara.

O que   quero dizer é que de tanto trocar as máscaras, nossa fisionomia corre o risco de se DESCARACTERIZAR. Se olharmos nosso semblante por um bom tempo no espelho (fiz isso e não é nada confortável), perceberemos que estamos diferentes. É difícil encarar o PRÓPRIO OLHAR e aceitar as PRÓPRIAS VERDADES, FRAQUEZAS E MEDOS.


Se eu fosse eu, com certeza, seria meio que um “EPITÁFIO AMBULANTE” no tempo presente, realizando todos os desejos pré-morte: uma coisa bastante esquisita. Nada teria sido. TUDO É! Todas as vontades possíveis  realizadas. Nenhum nó na garganta. Mal acabei de escrever esta frase e me sobreveio a inevitável questão: E as consequências? Mal termino esta e me sobressalta o medo. Somos criados assim, com todos nos dizendo o tempo todo: “Toda ação tem uma reação” (no sentido de intimidar e não de ensinar que pode haver reações boas para ações boas); “Tudo tem seu preço” e blá, blá, blá, blá... Portanto, travo. Não sei mais se consigo pensar no assunto. Não pensarei nisso por alguns minutos.

(...) Algum tempo depois...

Mas, logo comecei  a sentir uma comichão e, de novo, penso que se eu fosse eu, seria INSTINTIVA demais para pensar nas consequências. E tem mais, creio que, por breves momentos até consigo ser eu mesma... Basta prestar atenção. De hoje em diante ficarei mais atenta às minhas sensações quando isso ocorrer. A questão é que acontece tudo tão rápido que nem percebemos tais sensações, e  recolocamos a máscara mais “APROPRIADA” para o momento, com a finalidade única de manter uma reputação de boa moça...

Há uma máscara que temo mais que todas as outras: a máscara da INDIFERENÇA. Ela traz consigo a conformidade, a apatia e a covardia de assumir-se para o mundo. E isso é o fim. O fim da iniciativa, dos desejos de mudança, da busca do encontro consigo mesmo, da ousadia de DEMONSTRAR OS SENTIMENTOS (pois, ao contrário do que dizem, isso não é sinal de fraqueza, é coragem pura) e de assombrar-se com tudo que não é bom e nem do bem.


Enfim, humildemente, fiz um pacto comigo mesma: desfazer-me do maior número possível de máscaras. Peço que, por gentileza, leiam o poema original e, de verdade  (isso quase chega a ser uma praga de uma bruxa do bem) desejo -lhe muita INQUIETAÇÃO  e DESCONFORTO nesta hora; pois este é o terreno fértil para as “quedas em si mesmo”. Desejo também que suas decisões sejam tão ou MAIS OUSADAS que as minhas, para que possamos conversar sobre isso por aqui ou pessoalmente. Porque SE EU FOSSE VOCÊ, faria isso! Enquanto isso, pretendo me deliciar com a apreciação das NARRATIVAS DIGITAIS produzidas pelos meus “ALUMIGOS” (alunos-amigos) do Ensino Médio do Colégio Euclides da Cunha e quem mais se dispuser a dissertar sobre o tema!!! Todos ganharão muito com isso: autoconhecimento; amadurecimento e o melhor de tudo: a VONTADE DE FAZER A DIFERENÇA, sendo um ser único, humilde e honesto consigo mesmo.




101 comentários:

  1. A complicação do mau uso da fala
    “Se eu fosse eu”, esta frase faz com que possamos refletir que mesmo tentando, não conseguimos e, às vezes, nem podemos ser ou fazer o que queremos verdadeiramente.
    Às vezes, me pego pensando o que eu faria se pudesse ter a tal “liberdade de expressão” que muitos pregam, mas sabemos que não é assim, pois devido à boa e velha educação devemos pensar para falar. Eu, por exemplo, não sou muito de pensar para falar e sei que deveria ser mais cautelosa quanto à isso. Porém, muitas pessoas falam como querem com você e quando respondemos á altura somos criticados e taxados como ignorantes. Então penso porque dessa tremenda falta de compreensão de ouvir e não poder falar.
    Quando penso como seria a minha vida se eu falasse o que tenho vontade, imagino que seria vazia, pois até com as pessoas que amo eu sinto uma vontade louca de arrancar os fios da cabeça deles com a pinça, imagine o que eu faria com quem eu não suporto. Mas enfim, devemos fazer o possível para convivermos, afinal, ninguém agrada à todos.
    Portanto, mesmo que tente, você jamais irá ser você mesmo, pois somos o que devemos não o que queremos.

    · Mari, concordo plenamente com o seu texto, usamos muitas máscaras por dia, para nos enquadrarmos aos “padrões” da sociedade e isto é extremamente horrível. Então... Mais uma vez, colocamos a nossa máscara do “tudo bem”, “você está certo” e vamos continuar a vida, porque esse texto nos inquietou e talvez diminua a quantidade de máscaras, pois iremos pensar se devemos concordar com tudo que os outros concordam, mas sabemos que para “sobrevivermos” devemos sempre que necessário utiliza-las pelo menos para se manter num emprego RS’.


    Nome: Júlia Toledo Fortes
    Nº 05

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou muito feliz com a sua participação Júlia! Como disse, vocês compreenderam muito bem a proposta!!!

      Parabéns!
      Bjus

      Excluir
  2. Se não há felicidade, de que serviria a vida? Por que então ela fora nos dada? Mas como ser você em um mundo tão ignorante que te julga por fora e não lhe dá chance de mostrar quem você é? Em um mundo onde tantos padrões são impostos a nós. Onde a ganância nos faz pisar uns nos outros. As pessoas não se perderam, elas estão desacreditadas e quando se vai a esperança, é quando o mundo para de girar. Bem-vindos ao nosso mundo cinza, cheio de pessoas vazias.
    Tenho tanto em mente para dissertar ao meu respeito se realmente fosse eu, digo "realmente", pois a maioria das coisas que desejo são abominadas pela sociedade. Há de escolher entre ter piercings ou passar numa entrevista de emprego? Isso é constrangedor! Olha ao ponto que chegamos. E não temos como mudar, é "sim ou "sim". A sociedade te pressiona contra a parede, te vê como um monstro se for "diferente". E por que temos de ser todos iguais? Na minha opinião, o homem pode ter evoluído em tudo, menos em sua ridícula opinião formada sobre "certo" e "errado". E quem foi que disse que o certo é certo e o errado é errado?
    Por que se preocupar tanto com aparência? Lidamos com ALMAS e não com seu casco. É como não entrar na casa de alguém porque a pintura está desbotada. Citei sobre aparência, pois é o que mais me incomoda. Por que todas as mulheres tem de ser magras? Porque a "moda" quer?
    Contudo, temos que seguir em frente, jamais calados. A sociedade ainda há de evoluir, mas quando amadurecer, entender as diferenças. Admiro quem se supera, se ama, se aceita. Isso deve ser "felicidade"

    ELLEN PATUCCI - 2° EM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ellen, mimo! Sempre te considerei uma pessoa de atitude. E, depois deste texto, tenho mais certeza ainda!
      Com admiração,
      Mari

      Bju

      Excluir
  3. Quem realmente sou

    Na maior parte do tempo sinto que estou usando uma "máscara", vivo como outra pessoa, com outra personalidade, outro caráter, uma fisionomia que não pertence a mim. Penso que para ser eu mesma teria que adquirir uma grande quantidade de coragem, mas o medo me impede de libertar o meu verdadeiro eu. Existe dentro de mim a dúvida em raciocinar se serei aceita, se vou me encaixar, talvez as pessoas se afastem de mim, quiçá eu fique sozinha.
    Vivo à sombra de esteriótipos criados pela sociedade, o que ensina a mídia, grupos e popularidade. Aplica-se que para ser aceita, é preciso ser bonita, ter um corpo com curvas, ser a representação física de uma garota "gostosa", ter um cabelo longo que contorne traços perfeitos. Porém não sou assim. Sou pequena, magricela, uso óculos e aparelho, tenho cabelos curtos, sou diferente, "se eu fosse eu" veria que é isso que me torna única e especial, que não preciso ser um "manequim" para ser feliz.
    Passei muito tempo tentando agradar aos outros. Apaixonei-me por um rapaz que preferia garotas com cabelos longos e por esse motivo comecei a usar aplique, mas eu não estava sendo eu, só "despertei depois que ele falou-me que via apenas amizade. Estive tentando ser o que eu não sou, fiquei infeliz. Se eu passasse a ser QUEM REALMENTE SOU viveria sem mentiras, sem limites, sem ligar para o que pensam, sairia abraçando todos os meus amigos. Enfim creio que não sei como seria "se eu fosse eu", é intrigante, misterioso, excitante, atrativo. Seria a descoberta de uma nova pessoa que se perdeu dentro de mim, mas que ainda preserva o desejo de ser encontrada.

    Laísa Nascimento 1° EM

    ResponderExcluir
  4. Laísa, quando ouvimos sua redação na sala de aula ontem, novamente, me emocionei. Suas reflexões são muito profundas e sábias. É muito importante (e difícil) saber quem realmente somos...

    Meu parabéns!

    Bjus

    Mari

    ResponderExcluir
  5. Um suspiro de alivio

    Tenho muitas vontades, desejos e sonhos. Desde criança sou uma "pessoa adulta" e isso foi bom e ruim. Sempre pensei no futuro tentando garantir tudo, mas nunca achei espaço para olhar no espelho e dizer: “hoje você pode ser você mesmo, sem ligar para ninguém”, nunca fui fraco na minha vida, nunca vi adultos, principalmente adultos, chorando. Então, desde menor aprendi a não chorar, não acordo com animo, nem durmo com tranquilidade, não tenho problemas sérios no meu ver, mais aguento todos e mais, sempre mais, não me queixo, e quando tive problemas sérios, eu ficava de pé, e derrubavam, e eu me levantava, pois sempre os resolvi sozinhos, sou fechado com todos, apesar de ter amigos a minha volta.
    A frase “se eu fosse eu”, me faz pensar, às vezes até visualizar com eu seria, alguém sem conflitos comigo mesmo, mais aberto, e talvez, ser feliz por dentro tanto quanto que demonstra por fora, talvez alguém que as pessoas se importassem mais, mas sempre que penso, volto à realidade.
    Sou uma pessoa fria a maior parte do tempo, aprendi a me ajudar, e ajudar meus amigos, que são quase irmãos, faço tudo por eles. Também gostaria de fazer muitas pessoas “caírem na real”, para verem que só trazem infelicidade, mais não faço isso pois protejo meus irmãos delas, penso neles a maior parte do tempo, do dia, quando vou pra casa, penso em afasta-los das coisas que eu passei, e passo, não quero que sofram nem uma porcentagem disso, a Giovanna, minha “irmã” conheci este ano, ela entrou na minha vida e fez uma grande diferença, a única pessoa que eu digo: ”eu te amo muito” sem ser realmente da minha família, tem o Eliel, não tem outro jeito de descrevê-lo a não ser: fiel, o tipo de pessoa que esta do teu lado sempre, um olhar dele conta uma historia, meu primo André, uma pessoa com 4 anos, que vi duas vezes, mais faço qualquer coisa por ele.
    Ainda acho que são poucas as pessoas assim, principalmente com uma criança, ela saber que você é da família, te valorizar, te chamar de: “tio Vitor”, porque “tio” é alguém que é especial, é um momento que valorizei demais, e senti importante, para mim mesmo, e para outra pessoa, sempre tive isso da minha família, mais de meus amigos é praticamente nulo, ou foi demonstrado falsamente por quem se dizia “amigos”, posso ter uma cisma grande com isso, mais é algo importante pra mim de certa forma
    Conto nos meus dedos quem eu chamo de irmão, dois, todos esses dois, por eles e minha família faço tudo, apanhei por eles, e penso “e se eu não fosse assim?”, e como minhas linhas acabaram a muito tempo, esse é o resumo de uma parte de mim mesmo, e se fosse diferente, não seria real
    Esse texto é o começo de uma “biografia” que provavelmente não termina aqui.

    Vitor "Teló" Martins

    2º EM

    Valeu mari,Significo muito pra mim você me dar essa chance de escrever

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitor, mimo, não precisa agradecer. Você fez o trabalho mais difícil: expressar seus sentimentos mais profundos em palavras escritas. Fico feliz que tenha se sentido melhor e que esta atividade tenha sido significativa para você.

      Estou muito orgulhosa da sua atitude!

      Parabéns!

      Excluir
  6. Como fosse eu sem os meus pensamentos

    Se eu fosse eu queria saber o que iria aconter no futuro. Eu queria na maioria das vezes, tirar meu irmão das drogas. As vezes não queria falar com quem não gosto.
    Se eu fosse eu queria fazer coisas que não posso agora. Queria ter 18 anos para fazer o que eu quero sem ninguêm me pertubando falando o que devo o que não devo. Eu não gosto de tanta coisa mas tenho que as vezes superar o que não gosto.
    Se eu pudesse mudar o mundo meu mundo seria mais feliz e tudo que iria mudar eu iria colocar só num lugar pra mim relembrar de tudo o que mudei. Se eu pudesse, queria ter meu namorado só pra mim 24 horas sem mãe pra atrapalhar derrepente eu não iria sentir saudades toda hora, também iria ter um lugar eu só eu imagino iria viver lá por decádas.
    Muitas vezes eu queria mudar tanta coisa mas eu sei que um dia eu irei mudar tanta coisa. As vezes queria saber porque as pessoas não gosta de mim nem conversou com migo já estam mi jugando.
    Também queria mudar muitos gestos de pessoas que não sabe nem como a pessoa é e já vai falando o que não deve
    Mas sei que tudo os meus pensamentos e os meus sonho vão mudar para melhor
    Queria ir em lugares que só eu imaginaria queria tanta coisa e sei que nos meus sonhos eu vou conseguir sentir e viver tudo que imagino e sonho.
    Mas sei que todos meu pensamentos e os meus sonho irão mudar e eu serei mais feliz.

    Simone Oliveira Marcelino 2 ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone, querida, seus desejos refletem a sua "vontade de transformação". E isso é uma virtude de poucos. Escreva mais. Escreva sempre. Você tem se aprimorado muito.

      Parabéns!!!

      Mari

      Excluir
    2. Não use máscaras, seja você mesmo

      O mundo está repleto de coisas que nos fazem sorrir, chorar, brincar, sentir tristezas, alegrias, ter coragem, desânimo, medo, entre outros sentimentos e gestos que podemos expressar, mas que muitas vezes, são reprimidos por medo de ser quem realmente somos, e nos mostrar para as pessoas ao nosso redor.
      A maioria dos seres humanos colocam uma “máscara” para encobrir o seu “eu” interior, isso se dá justamente, pelo fato, da própria pessoa não se aceitar, o que à leva a pensar que vai ser rejeitada pelos amigos e familiares. Tal fato faz com que o individuo adquira uma personalidade, completamente, diferente da que teria se fosse ele mesmo, que interfere significativamente na vida social, afetiva, intelectual e até mesmo na aparência; pois ninguém é feliz e consegue viver a vida tendo que se esconder e se prender a todo momento.
      O triste é saber que as pessoas que se reprimem, geralmente, precisam de ajuda psicológica, porque acabam desenvolvendo transtornos que podem se agravar com o tempo, se não tratados, como exemplo pode ser citada a depressão que, nos dias atuais está acarretando problemas as pessoas. E, muitas vezes, estas não contam à ninguém o que está sentindo, por vergonha e medo de se revelar, pensando até que a melhor forma de se libertar é a morte.
      Portanto, o melhor que deve ser feito é viver do jeito que se sente bem e feliz, para não tornar a vida uma prisão e o mundo um pesadelo, cheio de “monstros” que podem nos devorar, sem falarmos nossos sentimentos, pensamentos e fazer coisas que nos dá prazer. Pois, a pior coisa que existe é nos sentirmos sozinhos em um lugar fechado e escuro, sem ninguém para conversar, para pedir socorro, para dar um abraço ou um beijo.

      Naara Soares Garcia
      3ºano

      Excluir
  7. Naara, como sempre, suas reflexões são acertadas e profundas.

    Seu texto está excelente!

    Meus parabéns!!!

    Mari

    ResponderExcluir
  8. Conhecendo a mim mesmo

    Bom para começo de conversa
    Gosto muito dos meus passa tempos como
    Gosto de saber a historiha da minha
    Família por parte do meu pai i
    Gosto de fazer terapia
    Eu acho muito legal pedir conselhos
    Usa-los na minha vida
    Gosto de praticar Natação
    Tocar meu trompete na
    Igreja quero fazer faculdade de
    Analista de sistemas que tem como
    Objetivo fazer uma analise da empresa
    No ano todo tenho cinco irmãos comigo tenho
    Orgulho de ser o irmão caçula
    Senhoras e senhores gostariam de conhecer o pais da
    Alemanha comer comidas típicas
    Conhecer o pais e suas culturas sempre
    Foi uma curiosidade minha
    E também de comprar na internet
    Eletrônicos pelos EUA

    Assinado:Abner De Souza Dias Nº1 3 Ano do Médio

    ResponderExcluir
  9. Abner, gostei muito das suas escolhas.
    É muito bom saber que você já pensa muito na sua futura profissão!

    Te desejo muito sucesso!

    Mari

    ResponderExcluir
  10. VIA TWITTER samuel cassemiro ‏@samuelmauze 8min
    Muito bom!!..,mudamos de máscara conforme o tempo!..gostei..

    ResponderExcluir
  11. Samuel!!!

    Fiquei mega feliz com sua participação!!!

    Valeu!

    ResponderExcluir
  12. Se nós pararmos para pensar "se eu fosse eu"
    "Se eu fosse eu", creio que eu não seria eu e sim outra pessoa, pois faria varias coisas diferentes, teria atitudes diferentes. Então, nós seriamos outras pessoas. "se eu fosse eu" não teria os amigos que tenho hoje, não seria a pessoa q sou hoje, não moraria aonde moro hoje. Eu não seria eu e sim outra pessoa, poderia me tornar uma pessoa melhor ou uma pessoa pior.

    Se você se pergunta se " se eu fosse eu" o que faria e como seria sua vida? acredito que teria feito coisas diferentes, teria tido atitudes diferentes com algumas pessoas. Acho que se nós formos analisar por este lado, o mundo não seria o mundo, as pessoas seriam outras completamente diferentes .

    No entanto, se toda vez antes de realizarmos algum ato, pode ser ele bem ou ruim para alguma outra pessoa, pensássemos "Se eu fosse eu", será que eu realmente faria isso? ou faria tudo diferente? Acho que essas pessoas cada uma tem sua respostas. Mas, na minha opinião, sim eu faria tudo diferente, talvez não faria certas amizades que eu fiz no passado.

    Assim sendo, acho que muitas pessoas seriam diferentes, existiria muito mais pessoas boas do que ruins. Se toda pessoa que fosse fazer alguma coisa pensasse, seria diferente. Então, o mundo seria diferente, a nossa vida seria diferente, o nosso passado, presente e até o futuro seriam realmente diferentes e muito melhores.


    Giovanna Bareti Lima 1º Ensino Medio

    ResponderExcluir
  13. Gi, mimo!!!

    A cada aula, me orgulho mais de você e de sua dedicação e postura!

    Parabéns!

    Mari

    ResponderExcluir
  14. Belo texto. Sendo hoje o que tu és, serás realmente o desejas ser, independente do que os outros pensem, falam, insinuam. Verdadeiramente ser voce mesmo, aprendendo e exercitantdo a vontade propria, e o livre arbitrio que se delicie ao vento do destino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadíssima pela participação Dorivan Marinho.

      Comentários como o seu me inspiram me fazem continuar a escrever sempre mais.

      Valeu!

      Excluir
  15. Olá Amiga!
    Amo tudo que escreves, aprendo tanto. E fora que é como ler cada capitulo de um livro, nos orienta, representa-nos e nos inspira a melhorar, a enxergar o que está em nossa frente, mas, com o poder da palavra aquilo se dissolve, se resolve, se esclarece. É desvendar cada conflito de nosso eu, de um pensamento louco, vejamos... é normal.. somos nós.. sou eu!
    Depois de tantas organizações díárias, consegui voltar ao blog, e me deparar com palavras.. frases.. de sua autoria magnífica.
    Bjksss
    Kássia Rocha

    ResponderExcluir
  16. Kássia, mimoooooo!!!

    Que coisa boa rever vc aqui. Sinto muito a sua falta. Também aprendo muito com você!!!!

    Saudades!

    Bjus

    ResponderExcluir
  17. O difícil é EU ser EU.

    Atualmente, as pessoas se preocupam mais em ser outras pessoas do que elas mesmas; ás vezes, nós tomamos decisões pensando o que "FULANO" faria.
    Mas,por que não somos nós mesmo?
    Acredito que não somos nós mesmo por medo, medo não gostarem de nós, medo da rejeição e medo até de nós, pois vivemos tão preocupados em agradas as pessoas, em ser legal e ter atenção, que tomamos como "modelo" e objetivo ser igual ao outro e esquecemos quem realmente somos.
    Do mesmo modo que as pessoas nos levam a serem como elas, a mídia é a nossa principal "ALIADA",principalmente a televisão que, por meio de novelas e comerciais, fazem em nossas "INOCENTES" mentes uma espécie de "LAVAGEM CEREBRAL", infiltrando em nossas mentes como devemos ser, agir e pensar, assim nos tornamos suas marionetes, as quais a qualquer momento podem mudar nosso jeito, o que me deixa mais indignada é que a maior parte das pessoas querem ser como aquelas que são impostas como modelo a ser seguido.
    Muitas pessoas não se aceitam como realmente são, mas desta forma surge a inveja que não é nada menos do que querer ser como o outro é.
    Portanto, acredito que atualmente seria impossível sermos completamente nós mesmo, porque ser alguém que já é aceito é muito mais fácil do que mostrar algo "novo",diferente e único.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MIKAAAAAAAAAAAA!!!

      mimo da Mari (rs)
      Estou muito feliz com texto!!!

      Bjus

      mari

      Excluir
  18. Individualidade



    " A Sociedade em que vivemos é estranha, pessoas se prendem dentro de si mesmas, trancam suas mágoas, seus desejos, sua liberdade de expressão, e ficam perdidas em meio ao medo de pensamentos alheios. Este medo é tão grande que, ao conversarem com alguém, em muitas vezes, não conseguem nem olhar no olho do receptor com quem se tenta dialogar, isso quando ao menos arriscam interagir, já que o dialogo "tete a tete" tem se extinguido a cada dia que passa, assuntos somem em meio a uma conversa "cara a cara", pessoas se isolam cada vez mais, se prendem a algo e o transformam em seu "mundo", como se o resto fosse apenas resto, e contanto que ele fique bem longe não terá porque perdoa-lo ou procurar aprender mais do assunto, pessoas se magoam e se dão ao luxo de não olhar mais umas para outras, ignorando-as, como se o "magoador" morresse, sumisse de sua vida em um piscar de olhos, desaprenderam a pedir perdão e a perdoar, por mais importante que o "magoador" possa ter sido.
    Em nosso dia-a-dia convivemos com outros seres humanos, importantes ou não para nós, tendemos a ficar cada vez mais egoístas mediante nosso orgulho, mas tem um problema em tudo isso, se nos isolamos, não precisamos dos outros, se chegamos a tal ponto, precisamos parar e pensar um pouco em tudo que nos cerca, somos totalmente dependentes um dos outros, precisamos de ajuda, mesmo nas coisas mais simples, desde o viver até o morrer.
    Se temos problemas e nos prendemos, o mesmo pode acontecer com os próximos e o guardaremos para nós, mas o que faremos quando não couber mais ? Mataremos os "causadores" do problema ou aprenderemos a resolve-los ? Mas se for para explodir traremos mais problemas para "nós", e se for para aprender a resolver, porque não buscamos logo quando surge o primeiro ?
    Assim sendo, precisamos aprender a nos soltar, devemos parar de "criar" mundos particulares e vivermos realmente em uma sociedade, remoer uma dor é fácil, deixa-la para traz e saber perdoar não, mas é compensador... Vamos aprender com erros, vamos deixar de lado o medo, opiniões e medo de pensar não devem ser reprimidos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe, que coisa boa ler seu texto.
      É muito bom ser surpreendida com conteúdos assim.

      Parabéns!

      Mari

      Excluir
    2. Obrigadoo Mari


      :)

      Excluir
  19. Eu contra eu
    Imagino quantos amigos e oportunidades eu perderia se não tivesse controle sobre mim mesmo, que incomoda muito e influencia bastante nas mais difíceis decisões. Por exemplo, ás vezes, meu interior não está de acordo com a situação ou ambiente que me encontro, me incomodando com tristeza ou até felicidade.
    Umas das técnicas que eu uso é lembram que todos podem se encontrar na mesma situação do “meu eu” e não querem e nem precisam saber como encaro meus problemas ou conquistas da minha vida.
    Então, poderia botar a perder várias coisas “se eu fosse eu mesmo”. Não é uma questão de se adaptar ao momento e sim controlar o “eu” no momento em que se encontra, sabendo que o passado já está feito e não tentar concertá-lo, viva o momento, pois ele é um presente que poderá aproveitar no futuro.

    ResponderExcluir
  20. Se eu fosse eu, não seria eu.
    É assustador pensar se eu fosse eu. O que eu faria? Primeiramente, muitas coisas que não faço, Seria outra pessoa, em meu ponto de vista não seria o correto, mas, por outro lado, será que eu poderia ser mais feliz?
    As atitudes iriam mudar, eu não passaria vontade de fazer o que sinto no momento, a sociedade me taxaria como um fora da lei, um bandido, safado, cafajeste, criminoso. Não pensaria duas vezes, deu vontade vou lá e faço, sendo errado ou não. O importante seria matar minhas vontades e meus desejos. Logo penso: a razão de não ser uma pessoa diferente de quem sou. Devido ao aprendizado que foi passado de geração a geração para nós, por mais que a vontade seja grande devemos fazer o correto. O que é o correto? Creio que o “ correto ’’ seja seguir a linha de raciocínio próprio, tomar nossas atitudes conforme a nossa intelectualidade e o que achamos certo ou errado.
    Enfim todos temos pontos de vistas diferentes do certo e do errado, do que devemos fazer ou não fazer, mas assim como eu, se pudéssemos seriamos pessoas totalmente diferentes.

    André Araujo 3 E.M

    ResponderExcluir
  21. André, espero que você tenha a noção do quanto você escreve melhor agora... Isso é muito gratificante. A cada dia, tenho mais orgulho de você: A- BU - SA - DO!!! rsrrss

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  22. Do mesmo lado.

    Se eu fosse eu, não saberia se estaria entre os indivíduos mais próximos a minha pessoa. Se eu fosse eu, já não teria desistido de outras pessoas.
    Eu faria tudo o que fosse instantâneo e o que viesse de última hora em forma de desejo. Os sentimentos mais puros só seriam creditados na pessoa mais amável ou confiável. Eu também teria o ócio a todo instante e mais ainda, naquilo que é detestável, e também a sensação de se sentir livre sem discórdia nenhuma carregada sobre nossos aposentos. Se eu fosse eu, iria querer matar o tempo sem matar a eternidade, e também não teria poucas pessoas ao meu lado e nem elas teriam as outras.
    Segundo William Shakespeare, se fazer fosse tão fácil saber o que seria bom fazer, as capelas seriam igrejas, e as choupanas dos pobres, palácios de príncipes.

    Enfim, quantas vezes nos perdemos do nosso "eu" e ficamos nessa busca infinita para nos encontrarmos? Se eu fosse eu, eu seria eu de novo!

    Vinicius Moreira Alcivan
    2º Ano do Ensino Médio
    Nº 13

    Veredito: 0,8 | 1,0

    Desde já, agradeço quem leu até aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinicius, mimo...

      Sua escrita elaborada me emociona!!!

      Adoro seu estilo!

      Parabéns!!!

      Excluir
  23. Meu “eu” louco
    Talvez eu fizesse do meu mundo o mais louco, cheio de vontades, questionamentos, certezas e incertezas. Colocaria a frente de tudo os desejos, cativaria mais sorrisos, esbanjaria mais alegria. E, então, esclareceria também coisas que me incomodam. Talvez eu não seja a única.
    Quem sabe se “eu” fosse eu, eu teria feito diferente desde o inicio, e então seria uma boa entendedora.
    Me encontro pensando nesse “eu” e me pergunto “será que seria aceita pelas pessoas que hoje convivo na forma pela qual me imagino”? E será que essas mudanças básicas que eu faria seriam diferentes mesmo que as mudanças fossem mínimas? Mínimas? Talvez eu esteja errada. Refletindo melhor classifico-as como radicais. Podem parecer mínimas, mas não são, nesse momento então, repensei que a vida é cheio de altos e baixos, pois na forma que sou ou na qual me imagino, seria julgada. Isso é fato.
    Nesse mundo se houvesse um intervalo na qual as pessoas pudessem ser elas mesmas, temeria a loucura que incluiria o amor e a guerra, mas de certo modo, um alivio, do qual elas nunca imaginariam desfrutar.


    Bruna Zerbetti n°05 3°EM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruninha, mimo!


      Quase choro... de novo!!!
      Você sempre diz que tem dificuldades para escrever e me surpreende!!!

      Parabéns!!!

      Excluir
  24. Se “Eu” fosse eu,Eu não seria tão “Eu”

    Se “Eu” fosse eu, Eu não seria tão “Eu”, não seria a mesma pessoa apesar de ser eu mesmo, não teria a mesma forma de agir, pensar , falar e até mesmo viver, seria um ser totalmente diferente do que eu sou hoje, perderia o medo de ser quem eu sou de verdade, perante uma sociedade que nos julga por qualquer coisa e ação. Também perderia o receio de fazer as próprias escolhes sem depender de opiniões alheias, não ligaria para o quê pensam, falam ou acham sobre mim, isso seria apenas “detalhes” acrescentados ao meu dia-a-dia, mas esses mesmos “detalhes” não teriam nenhum importância significativa.
    Más se fizesse tudo o que pensasse, bem talvez não estivesse aqui hoje escrevendo essa redação, poderia estar até morto, ou preso entre outros, fazer e falar seria um ótimo desafio, falar o quê pensa sem se sentir inseguro ou com medo de algo dar errado. Se pudesse fazer o quê o meu “EU” interior aconselha, seria uma pessoa mais feliz, não levaria tanta mágoa dentro de mim, não teria muito com o que me preocupar, talvez trabalhar menos, errar menos, fazer o que eu queria ter feito, falar o que precisava ser dito sem me arrepender.
    Arriscar mais, amar menos, ver o sol nascer e se pôr, as estrelas “nascerem” e “morrerem” no final de cada dia, não importar de ser louco sádico ou coisas do tipo.
    Portanto, enquanto eu não descobrir o que há de verdadeiro dentro de mim mesmo, o “eu” que habita o meu interior e decifrar os meus próprios segredos e enigmas, que até mesmo me entriga e surpreende, quando isso acontecer serie uma pessoa mais evoluída , melhor e sem medo de nada. Deixar que o ser interior habite minha mente e ilumine minhas ideias, por um caminho melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Henrique... meu aluno querido! O CARA!!!

      O que dizer do seu texto? Você escreve maravilhosamente bem!!! Já te disse isso, certamente, porque lê muito.


      Parabéns!!!

      Excluir
  25. "Do jeito que eu queria que fosse".
    Se eu fosse eu, gostaria de ser um "skatista profissional" daqueles que agente conhece só pelo nome ou manobra,
    viajaria pelo mundo, e conheceria novas pessoas, outros idiomas e culturas diferentes.
    Mas tudo isso com os estudos terminados, ou ate com faculdade, pois caso me machucasse de uma forma que não
    desse mais para andar de skate teria um plano "B".Gostaria de ser mais espontâneo com as pessoas, porque quando
    estamos dispostos a interagir com elas as coisas se resolvem, e do jeito que eu sou feliz gostaria de contagiar
    a todos pois felicidade contia e muito, pois mesmo diante de um problema,a certos males que vem para o bem.
    Um outro robe que gostaria de ter," que é a minha segunda paixão depois do skate", é de trabalhar com computadores
    seria um profissional competente. mas pessoal e isso ai eu falei superficialmente porque ao que e dentro de cada um as
    vezes e tão pessoal que a unica pessoa que pode entender e DEUS.
    Muito obrigado a todos, lhes desejo muitas felicidades.

    Mari dei uma mudadinha porque, o que eu escrevi no papel não era de fato realmente o que eu queria ter dito.

    Caio ferreira Nº2 2ºEM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caio querido...


      Adorei as mudanças que você fez. Seu texto ficou ainda melhor!!!

      Parabéns!!!

      Excluir
  26. O muro
    Na maior parte do tempo, as pessoas não são elas mesmas (muitas vezes elas não são elas), cada momento que passa pode tornar uma pessoa diferente, afinal aprendemos nos momentos de felicidade e de tristeza. Descobrimos que não podemos agraciar o mundo com o que realmente somos, afinal, nosso verdadeiro "eu" não agradaria muita gente. Seja sincero. Não estou dizendo que devemos agradar todo mundo, agradamos as pessoas que nos amam, tente agradar essas pessoas se elas se preocupam com você, isso será uma troca justa.
    Você se sente suprimido ? Preso dentro de si ? Liberte-se das coisas e pessoas que lhe fazem mal. Entre em equilíbrio com tudo, com o mundo exterior e seu mundo interior. As coisas andam difíceis esses tempos, as pessoas não conversam como antes, tudo está ficando mais automático, como robôs programados a fazer coisas repetidas, esse é o primeiro bloco do muro, a tecnologia. Em alguns momentos pessoas que realmente se importam com você querem conversar e você está fazendo algo no computador e não a responde, se você se preocupa mais com seus afazeres fúteis do que com essas pessoas tem algo errado, e é neste momento que a pessoa diz que há algo estranho acontecendo entre vocês, nada era como antes. É como estar cego por algo inútil e perder uma oportunidade de conversar.
    Nós somos nós, sem duvidas; porém, estamos limitados dentro dessas "regras" que a sociedade impõe, por esse motivo eles limitam a eles mesmos sem perceber, fale serio, qual motivo faz você querer agradar aqueles que nem te conhecem e deixar aqueles que realmente se importam de lado ? Existem pessoas que matam para ter o que você tem, não faz sentido deixar as pessoas que não ligam para seus erros e que te ajudam de lado. Muitos querem te destruir. Retribua o sentimento de quem lhe ama, e não retribua o sentimento de ódio para quem te odeia. Ouça os que te querem bem, as vezes acontecem aquela briga entre amigos, essa é a parte boa afinal se o outro lado que te ajudar quer dizer que ela se preocupa muito com você, essas pessoas merecem seu amor e respeito. Não vivemos muito por isso aproveite os momentos de liberdade de ser você mesmo e aceite ajuda daqueles que o amam.
    Muitas vezes já fui "eu", bons momentos, porém vamos sofrendo, as vezes até momentos bons nos fazem construir um muro, sim um muro, mas feito a redor de nós mesmos, da nossa mente e da alma, construído por blocos que são justamente os momentos ruins ou até mesmo bons. Para acabar com o muro precisamos daqueles que estão do lado de fora dele, mas fico imaginando o dia em que todos estarão dentro do muro. Cada momento, cada tristeza, cada infelicidade nos torna diferente então pare de adicionar estes blocos no muro, não seja levado por motivos que não valem a pena, seja feliz consigo mesmo, não pare no caminho para aumentar o muro, ande com aqueles que o amam. Derrubem completamente o muro, liberte-se, DERRUBE O MALDITO MURO !


    Eliel Mobile de Oliveira - 2ºEM - Nº3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliel...

      Sempre fui super fã dos seus textos. por favor, nunca deixe de escrever.

      Promete????


      Parabéns!!!

      Excluir
  27. O Mundo Com Minhas Regras
    Se eu realmente fosse eu, o meu modo de viver seria mais divertido, não me importaria muito com as coisas importantes, mas sim com as pessoas, e daria mais valor à vida, viajaria para muitas cidades e países para conhecer suas culturas, pois para mim isso é muito importante.
    Na questão do racismo, em minha opinião, não sobraria um na face da Terra, faria de tudo para acabar com o racismo, no caso dos gays, não me importaria com eles, pois se eles querem ser gays ou lésbicas, o problema é deles, e não nosso e sobre as agressões físicas em pessoas inocentes, em minha opinião, dependendo do caso, deveria ser preso pelo resto da vida, sem desculpas e com uma justiça mais severa.
    Nos empregos, eu ajustaria os salários das pessoas que limpam as ruas, dos professores e em outras profissões também, e diminuiria os salários dos jogadores de futebol, pois existem mais pessoas precisando necessitando desse dinheiro do que eles, principalmente dos professores que ensinam a nova geração do país e ganham um salário muito baixo.
    Falando em governo, eu mudaria muita coisa, pois muitos deles não ligam para o que fazem, em minha opinião, deveria haver uma lei para eles gastarem o dinheiro adequadamente com educação de qualidade, saúde, transporte publico bom e barato entre outros.
    Enfim, se eu fosse eu, esse seria meu mundo com minhas regras, além das pessoas terem casas próprias pagando dívidas baixas e os moradores de rua, terem lugar onde ficar.




    Nicolas Magalhães de Oliveira Alves // Nº 13 // 1ºEM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nicolas, querido.

      Gostaria muito que "você fosse você" ... para que todas estas coisas boas que você desejou pudessem se concretizar!!!

      Parabéns!!

      Excluir
  28. O que eu faria se eu fosse eu?

    Se eu fosse eu , por certo faria várias coisas que tenho vontade, mas me falta a coragem, deixaria de fazer algumas outras que fiz e hoje vejo que foi um ato desnecessário, me afastaria de pessoas que me fazem mal, e não consigo me afastar por estar apegada a elas, me aproximaria daqueles que querem meu bem e por algum motivo não sou próxima.
    Iria saber dar valor as pequenas coisas que acontecem ao meu redor, como passeios em família ou entre amigos, uma ligação ou mensagem de pessoas queridas.
    Se eu fosse eu, seria menos possessiva e mais compreensiva, saberia que certas coisas tem que acontecer e já que não posso exitar, tenho que compreender.
    Eu esperaria menos das pessoas. Assim, não teria tantas decepções com tais pessoas.
    Enfim, se eu fosse eu, não estaria sendo essa pessoa feliz que eu sou, pois, seguiria uma personalidade imposta pela sociedade, levando em consideração que as coisas aqui citadas, são regras que a sociedade impõe.
    Se eu fosse eu, as felicidades que tenho hoje talvez não as vivenciasse.

    Amei!!

    Mylena A. Cordeiro n° 12.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mimo, você está escrevendo cada vez melhor...

      Gostei demais do seu texto!

      Parabéns!

      Excluir
  29. Se nos colocássemos a pensar sobre como seria nossa vida da maneira que nós realmente queríamos, com toda a certeza, ela seria completamente diferente. Mesmo que, muito dizem que o que permanece no final são as nossas vontades, acredito que em algum momento, no fundo de cada um, há um certo receio em fazer determinada ação.
    Por mais que tentemos pensar em como seria nossa vida vivida de uma outra maneira, não dá pra ter um noção, porque há aquelas perguntas que ecoam em nossa mente fazendo companhia a uma enorme incógnita, perguntas como: Será que eu realmente seria feliz sendo quem eu sou, fazendo as minhas vontades sem me importar com o que iriam dizer, sem o medo das consequências que me aguardariam? Será que as pessoas que tenho ao meu lado hoje, ainda estariam comigo? Será que a sociedade me aceitaria? Não há respostas concretas, e provavelmente nunca terá.
    Enfim, há um certo medo de sermos nós mesmos pelo fato do mundo estar cheio de tubarões, que nos julgam por qualquer erro que cometemos, que nos rotulam por qualquer motivo. Ser nós mesmos é uma tarefa árdua. Somos rodeados de barreiras, tanto no mundo quanto em nossa própria mente.

    Gabriella Martins 3ºEM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabi, você, como sempre, me surpreende de forma positiva!!!

      Seu texto ficou melhor do que eu imaginava!!!

      Parabéns!!!

      Excluir
  30. Um novo mundo em você mesmo.

    E se eu fosse eu? Talvez muito do que eu sou, o que aprendi e vivi não valessem de nada hoje. Talvez tudo o que reprimi todo esse tempo, tudo o que escondi sobre mim mesmo, viesse a tona, revelando realmente o que eu sou. E pensando bem, quem realmente eu sou?
    Essa é uma pergunta que todos nós deveríamos fazer. Quem nós somos? O interior de cada um de nós é um mistério, que nós mesmos não conseguimos decifrar, mas que está presente, no fundo, adormecido. Decifrar nosso interior pode nos surpreender, me surpreenderia, na verdade. Não sei se seria uma coisa boa, ou ruim, não sei se seria eu. Não sei se sou realmente eu.
    Saber quem eu sou seria uma experiência emocionante, e perigosa. Faria coisas que jamais pensei, ou outras que pensei, mas não consigo. Sei que uma parte de mim quer liberar tudo que está dentro de mim, mas outra parte tem medo de expor meu verdadeiro eu, medo de me transformar em algo que não sou, ou virar eu mesmo. Me vejo em um paradoxo, medo de ser quem realmente sou.
    Mas isso não é um problema só meu, vejo muitas pessoas fingindo ser algo que não é, escondendo tudo o que é, o que acha ser. Mas talvez, se todos mostrassem o que realmente são, estaríamos perdidos. O grande desafio é saber o que é bom e ruim dentro de nós, e explorar esse mundo desconhecido.
    Portanto, experimente saber quem realmente é. Permita-se sentir algo novo, descobrir você mesmo, se apaixonar por você mesmo, se encantar com seu interior. Descubra um novo mundo em você mesmo.


    Mateus Andrade - N°11 - 1° EM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem mateus, já lhe disse o que achei do seu texto na classe, mas reitero aqui meus parabéns!!!!

      Valeu!!!

      Excluir
  31. Realidade distante
    Todos tentamos ao máximo ser nós mesmos em todos os momentos; contudo, todas as ações geram consequências, não há como você ser você por completo. Há muitas coisas que você evita fazer para, por exemplo, não perder um amigo, não magoar as pessoas (apesar de que, para mim, dependendo da pessoa, não ligaria nem um pouco, pelo menos a maioria das pessoas).
    Se realmente eu fosse eu mesmo, por mim não falaria com ninguém além do necessário, queria estar sempre no meu canto somente, no “meu mundo” (focado em um objetivo) sem distrações ou qualquer outro tipo de vínculo muito forte. Quando digo de ser eu mesmo, não é daquele alguém que tem vontade de matar uma pessoa, se fosse possível, por isso e/ou aquilo, pois “quando um não quer dois não brigam”, se eu não gosto/gostasse da pessoa nem ao menos a dirigia a palavras.
    Duas coisas são certas o amor e a morte, não têm como você não morrer e também de não sentir uma atração, de não se apaixonar por alguém, são coisas na vida inevitáveis, creio que, por mais que eu queria ser, provavelmente, como mortal, ficaria encantado por alguém, mais também da mesma forma, não sairia da linha marcada, do foco, ficaria onde sempre quis ficar, centrado apenas naquilo que estou fazendo e/ou onde estou.
    O “verdadeiro eu” apenas precisa/queria poder ficar “na dele”, sem atritos, confusões, gritarias, bagunça, precisaria somente de um cão e dele próprio, não queria ter mais ninguém. Já havia tentado ser eu mesmo algumas vezes, mais de duas vezes, só que o que eu realmente quero/sou não depende apenas de mim, depende também das outras pessoas, para que não fossem falar comigo, ficassem em seu grupo ou sozinhas, para mim tanto faz, não faria a mínima diferença, certas coisas já consegui abolir. Na verdade, acho que até algumas nem nasci com elas, sentimento de perda na minha mente é meio fútil, pois penso que a pessoa foi para um lugar melhor, não que se foi; apenas quem eu sentiria era meu cachorro, que já perdi um e foi muito duro pra mim, meu pai e avô. Minha mãe até certo tempo era meu único e maior medo de perde-la, mais depois de tantas coisas nesses 3,4 anos, parece que aquela coisa, aquele amor (digamos que uma chama), se extinguiu por mais de 70% do total. Não estou dizendo que acabou, mas já não tenho aquele amor, como, provavelmente todos sentem pelas suas respectivas mães.
    Finalizando, não queria estar com ninguém, não ter ninguém, apenas meu cachorro, mas seria o ser mais importante, pra mim, seria o mesmo tempo meu sonho e minha verdadeira realidade. Como havia dito, ter apenas meus objetivos, ser aquele alguém focado naquilo quero e não se abalar por ninguém e/ou por nada, mudar por qualquer um, queria me mudar para algum lugar que não há muitas pessoas, pois elas me irritam, barulho, um lugar calmo e sem nada, como uma fazenda ou sitio, mas claro perto de alguma cidade pois, hoje, sem ela ninguém vive.

    Victor Marques 2º ano


    Fico meio restrito a falar sobre minha vida pessoal, e mais ainda por saber que algum dia, seja próximo ou não minha ver tal texto, nunca quis e não quero nunca magoar pessoas, e sei que tal texto à magoaria bastante, mas não posso fazer nada além disso, todo nós não somos perfeitos, todos sabemos, mas por varias vezes, creio comigo, que sem motivo já tomei patadas desnecessárias, ouvi coisas que não deveria ter ouvido e não foi muito bom, nem um pouco, posso dar risadas, ser carinhoso e gentil com todos, mas sei comigo mesmo, que é somente uma capa, me considero frio, até porque ser uma pessoa feliz é MUITO diferente de ser uma pessoa alegre...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Victor, entendo que tenha sido difícil para você mimo. Assumir determinadas posições e posturas não é fácil para ninguém. porém, seu texto me deixou bastante feliz!!!

      Parabéns!

      Excluir
  32. Ninguém é o que diz ser, ninguém é o que parece ser ninguém é o que quer ser, ninguém é o que é. Entre outras palavras: eu não sou eu mesma e nem você é você.
    Quem é você quando ninguém está olhando? Quando ninguém está olhando temos mais liberdade para ser um pouco mais de nós mesmos. Você é quase você quando não há ninguém para te julgar, comparar, apontar ou rir.
    A verdade é que as pessoas tem medo de serem elas mesmas. Medo do que irão pensar, das consequências, dos boatos. Medo de se mostrar.
    Eu nunca fui nunca sou e nunca serei eu mesma de verdade. Isso que as pessoas conhecem é só uma casca cobrindo quem realmente eu sou. Nunca fiz tudo o que tive vontade, nunca disse tudo o que tive vontade, nunca demonstrei tudo que senti, nunca fui eu mesma, ninguém nunca foi e nunca será. Nós não passamos de meras mentiras em constante metamorfose, somos bombas que nunca terão a chance de explodir e não há nada que possamos fazer em relação a isso, a não ser fingir ser o que não somos.
    Isso tudo é tão pateticamente patético. “Seja você mesmo”, não tem como. Nós criamos um mundo, um jeito de agir, se vestir, falar, criamos uma rotina e um grupo de pessoas que escolhemos para fazer parte dela e pronto, já estamos com ilusão de que somo únicos, de que somos “Nós mesmos”.
    O fato é que as pessoas passam tanto tempo tentando ser únicas, tentando ser diferentes das outras pessoas, que não percebem que são iguais por tentarem ser diferentes.
    Se eu estivesse aqui falando de mim eu já estaria sendo eu mesma. Nós sempre buscamos falar, contar e retratas coisas, pessoas, lugares e momentos, e quando tentamos falar da gente nos perdemos completamente. O fato é que se você fala de você mesmo acaba saindo uma coisa chata, patética, puxa saco e ridícula.
    Enfim, não tente ser você mesmo, não tente ser único, especial ou diferente, Apenas seja. Seja o que você é. E isso não é ser você.

    Valéria 2° Ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valéria,

      seu texto dispensa comentários mimo!!!

      Parabéns!!!

      Excluir
  33. As suas atitudes demonstram quem você é!

    Se eu fosse eu, o que eu faria? Como eu me sentiria? Com o que eu me importaria? Na verdade se eu fosse eu, o que eu seria?
    Na verdade, creio que muita das vezes; ou melhor, quase nunca, paramos para pensar, paramos para nos perguntar sobre esse assunto "se eu fosse eu". Talvez pela correria do dia-a-dia, por falta de não pararmos para refletir sobre nós mesmos, não nos decifrarmos.
    Se eu fosse eu, provavelmente cometeria algumas loucuras, agora só não me pergunte quais, porque seriam inúmeras, e aqui agora eu não saberia te responder, talvez eu só saberia te dar essas respostas, se eu fosse eu.
    Agora pare para meditar um pouco sobre esse assunto e pense, se você fosse você, seria a mesma pessoa? Teria o mesmo estilo de vida? O mesmo estilo de se vestir? A mesma aparência? As pessoas te reconheceriam nas ruas? São questões muito difíceis de responder, primeiramente deveríamos responder: você é você mesmo?
    Portanto, podemos perceber que essa questão envolve vários fatores, que é algo muito complexo, e fica esse ponto de interrogação, você é você mesmo? Será que as suas ações, as suas atitudes são manipuladas pelas pessoas, você tem controle de si mesmo e não se deixa levar pelas outras pessoas? Se você agisse como você mesmo, as coisas poderiam ser diferentes, por isso, seja você, pois as suas atitudes demonstram quem você é verdadeiramente, pare, pense e REFLITA!

    Guilherme Martins Andrade dos Santos - N° 5 - 1° EM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gui, seu texto ficou muito bom!!!

      Os questionamentos nos ajudam a refletir!

      Parabéns

      Excluir
  34. Se eu fosse eu, seria totalmente o oposto que sou agora. Talvez as pessoas não falariam comigo, o que não seria tão ruim. Fugiria dos padrões que a sociedade julga como certos, quer dizer eu já fujo um pouco em alguns aspectos, mas iria alem se é que fosse possível. Mudaria minha aparência, colocaria mais piercings, vestiria as roupas que eu quisesse e encheria meu corpo de tatuagens.
    Se eu fosse eu, andaria por aí assumindo pro mundo meu verdadeiro “eu” sem me importar com os julgamentos dos outros. Seria mais descontraída, sem timidez, sem medos. Aprenderia a controlar meus sentimentos pra não correr mais o risco de gostar de pessoas erradas, aprenderia a lidar com a dor e sofrimento sem desabar em lágrimas. Não me importaria com qualquer tipo de sentimento, quero dizer, não me apaixonaria e não sofreria por ninguém.
    Se eu fosse eu, esqueceria completamente do passado, o que hoje em dia pra mim é bem difícil, viveria o presente intensamente e deixaria o futuro acontecer, o que tiver que acontecer sem temer ao desconhecido. Eu passaria a maior parte do meu tempo em uma floresta ou montanha porque eu amo a natureza e lugares calmos que é bom para ficar pensando na vida e que traz certa paz pra alma.
    Enfim, talvez seja fácil falar das coisas que queremos dos nossos sonhos ou do nosso “verdadeiro eu”, mas o difícil é colocar em pratica já que estamos cercados por pessoas que julgam muito e que nos obriga a seguir tais padrões, por isso vestimos mascaras para esconder como somos de verdade por medo e eu acredito que isso seja um dos motivos das pessoas não conseguirem ser “elas mesmas” e o tempo todo usarem máscaras.


    Mari eu mudei algumas coisas do meu texto original, espero que não tenha nenhuma problema. E eu queria dizer que eu gostei muito do seu texto e de algumas redações que eu li nos comentários, achei bastante comovente e me fez pensar muito mais sobre isso.

    Bianca nº 01 2º E.M

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bianca,

      Não há problema algum em ter mudado seu texto original. Aliás, a ideia da narrativa digital é exatamente esta: melhorar a cada escrita!!!

      Te admiro muito!

      Parabéns!

      Excluir
  35. Dominar seu próprio ego não é tarefa fácil, em meio as circustâncias diárias. Devemos fortalecer nossas atitudes e impor nossa seriedade. Num mundo de ilusões aí fora, a mentira predomina. Quantas pessoas apelam para tomar a frente, obter alguma vantagem, ou permanecer numa situação supostamente 'cômoda'. Elas se enganam, pois sabem que prejudicam a si mesmas.
    Devemos vigiar a todo instante para não caírmos nas armadilhas do mal, independente do meio que interagimos não podemos nos influenciar pelos atos alheios, o Cristianismo nos ensina isto, e de maneira exemplar devemos seguir e agradar a Deus, antes de nós mesmos.
    Em situações eufóricas muitas vezes não medimos as consequências ao zombar um amigo ou causar constragimento ao próximo, o sentimento orgulhoso preenche a pessoa de tal maneira que ocasiona uma emoção momentânea.
    Portanto, a cada dia, devemos rever nossos conceitos e refletir os nossos atos, perdoar a quem nós ofendeu e desculpar-se com os constrangidos que suas atitudes descrevam o seu caráter, e que os frutos demonstrem a verdadeira árvore da vida.

    Nunes, Luccas 3ºE.M | ATRASADO MAS ESTÁ AÍ (;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunes,

      Que bom que postou sua narrativa, pois gostei muito do seu texto!!!

      Parabéns!

      Excluir
  36. Ser eu na liberdade da prisão

    O ser humano é uma espécie que vive preocupado. Preocupado com sua saúde, com seus compromissos e sobretudo com a vida. E geralmente, esta preocupação implica na liberdade, pois muitas pessoas deixam de ser elas mesmas, por estarem preocupadas com a reação e/ou com a opinião alheia.
    Devido a isso, eu, individuo comum, pertencente à classe dita a mais avançada de todas as espécies, a do ser humano, vivo numa prisão individual dos meus pensamentos e ações. Esta criada por mim; porém, comandada e sustentada pela sociedade.
    Se eu fosse eu, “pixaria” o planalto central, “quebraria” a tv global, viajaria ao norte americano e beijaria a bandeira do líder do capitalismo e depois sumiria com ela.
    No meu mundo, os pensamentos e opiniões não estariam em simples caixas e sim nos ouvidos e nas ideias de todos. No meu eu, não haveria bullying ou discriminação pela melanina, e sim valorização da biodiversidade humana. E a liberdade não se restringiria apenas nas expressões, mas também nos sentimentos profundos e avessos que o ser humano esconde dentro de si.
    Assim, se eu fosse eu, eu realmente descobriria qual a liberdade o ser humano conhece e vive. Pois, eu, com certeza, agora não estaria aqui, “livre” escrevendo. E sim em prisões concretas. Então, com tudo isso, se percebe que ser livre nos leva à prisões e este é um ciclo viciante.

    Leticia Santos
    3º EM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Letícia,

      Preciso dizer: sou sua fã!!!

      Seu texto ficou excelente!

      parabéns!

      Excluir
    2. Nossa demorei mais achei minha postagem. AHAHAHA
      BRIGADA MARI, eu que sou sua fã. Devo confessar, que me inspiro muito nos seus valores como pessoa.
      Sentirei muito sua falta, serio :(
      sz

      Excluir
  37. Um Assunto Complicado

    Como falar de mim ? É uma pergunta engraçada, porque sabemos falar sobre tantas coisas variadas e difíceis, e falar de nós mesmos se torna uma coisa extremamente complicada. No dia-a-dia, fico à mercê das coisas corriqueiras, daquilo que se tornou tão comum que faço como se fosse um ‘’robô’’, não à revelia ou algo do tipo, não que isso seja uma alienação –se é que posso chamar assim-, mas algo comum, que se torna uma coisa tão rotineira que já faço automaticamente.
    ‘’Se eu fosse eu’’, faria coisas absurdas, que por muitas vezes oculta-se em minha mente, coisas que faço implicitamente, não no sentido literal da palavra, mas como se... eu fosse eu mesma só em meus pensamentos, onde ninguém pode me parar!
    Enfim, muitas vezes, tenho vontade de me ‘’Ruar’’, de me rebelar sobre coisas que eu particularmente, lamento que existam. Não falando só de mim, mas da sociedade em geral, todos sabem da existência da tal ‘’Liberdade de Expressão’’... na verdade, será que ela existe mesmo? De um jeito ou de outro, é ‘’melhor’’ ficarmos à mercê de certas coisas; não haveria pessoas normais se tudo fosse permitido – se é que existem-. Mas uma coisa eu digo:‘’Ninguém pode me parar, a não ser que eu queira!’’.


    Letícia Barbosa 2° EM

    ResponderExcluir
  38. Le, mimo meu!!!

    Li e reli seu texto. Gostei muito de alguns termos utilizados como, por exemplo, "Á MERCÊ".

    Parabéns!!!!!

    ResponderExcluir
  39. "Se eu fosse eu como seria" Bem se eu fosse eu como sou diariamente, as pessoas me achariam louca, criança, boba, etc. "Se eu fosse eu", mudaria todo meu comportamento, meus atos , tiraria a máscara que a sociedade me deu; mas tem um problema, eu tenho medo de que as pessoas não me aceitem como eu sou. Eu não ligaria ( nem daria atenção ) para oque as pessoas pensam ou falam de mim; eu não seria manipulada pela sociedade , como ( ter que ser "gostosa") para ser aceita ; e se eu te contasse como eu realmente sou , você não acreditaria. Sou uma menina que gosta de se divertir com as amigas , também gosto um pouco de esportes , gosto de compras , não sou quieta , sou bagunceira. Mas se eu pedisse para você me descrever , eu tenho certeza que , você iria me descrever totalmente diferente, " não é?". Agora, me pergunto " para que ser perfeita (o)?";ninguém é perfeito e nem precisa ser. Eu não sou magra , não tenho dentes perfeitos , nem cabelos longos ; mas tenho uma coisa melhor , eu tenho amigas(os) , uma família que me ama e gosta de mim como eu sou , e isso é oque me faz e me deixa feliz e me sentir perfeita. Portanto, por que sofrer pelas coisas que eu não tenho e que eu não sou ; se eu posso ser feliz com oque eu tenho e oque eu sou de verdade. Se Deus me fez como eu sou e me deu , por que tenho ou por que vou me importar com oque as pessoas pensam ou falam de mim. Beleza não define caráter, e nenhum pensamento ou ato. Agatha Fernandes Gonçalves Pereira 01 1EM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agatha, mimo.

      Gostei muitíssimo do seu texto!

      Mais uma vez, parabéns!!!!

      Excluir
  40. E se eu fosse eu mesmo ?

    O texto de Clarice Lispector tem um assunto que eu nunca pensara, '' se eu fosse eu mesmo''.Se eu fosse eu mesmo, tudo poderia ser diferente : os amigos, lugares de costume a ir, seria uma experiência diferente e um pouco estranha
    Com este texto, fique com ''um sinal de interrogação(?) na cabeça'': será que seriam os mesmos amigos? Teria o mesmo gosto por música e seguiria esta carreira? É um assunto interessante para pensar, pois veríamos a vida de outro jeito.
    Bem, certas ''coisas'' seriam mais fáceis de fazer,como se auto lhe dar conselhos, você daria conselhos que você gosta de fazer, por exemplo, eu me daria conselhos para estudar mais sobre música, sempre tentar ajudar os outros e sobre tudo o que não consigo fazer direito.
    Portanto, seria interessante eu ser eu mesmo, Clarice Lispector escreveu sobre um assunto, que duvido muito que muitos teriam pensado e, se pensar bem, tudo seriá diferente. É difícil pensar como seria, pois cada ação tem uma reação, mas ver a vida por outro lado poderia ser interessante. Esta pergunta não sairá da minha cabeça, '' E se eu fosse eu mesmo?''.


    Marcelo Tadeu nº10 1ºEM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Marcelo que o texto de Clarice Lispector o fez pensar em um assunto "inédito". Fico muito feliz quando coisas assim acontecem!

      Parabéns!

      Excluir
  41. E se eu fosse eu?...
    Se eu fosse eu, minha vida não seria como ela é hoje , pois a sociedade acabou me mudando’’se eu fosse eu’’ não teria tantos amigos como eu tenho , teria coragem de dar minha opinião em muitas coisas que nunca fiz por medo ser excluída ou diferente das pessoas com quem convivo
    Por conta da sociedade, nos não somos nós mesmo, pois todos nos somos julgados pelo que fazemos, pelo que vestimos, pelo que temos o que não temos etc. Se não fosse a sociedade, teríamos mais liberdade nãos coisas, mais com isso nos preocuparíamos mais com a opinião das pessoas e por causa disso não seríamos mos mesmo
    Acredito que, se eu fosse eu , todos ficariam impressionados, seria muito diferente do que sou agora. Então por que ser o que os outros querem ,uma mulher alta com muito corpo ou como dizem ‘’gostosa’’, com cabelos (loiros,morenos) usar roupas curtas, pra que ser o que a sociedade quer que eu você seja ? Quero ser eu e não ser eu apenas por influencia dos outros.
    Portanto, quero ser eu mesma não por influencia da mídia. Deus me fez assim do jeito que eu sou. Não vou mudar

    Jéssica Henriques 1°EM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jéssica, nimo...

      Gostei muito da sua abordagem sobre as influências (pressões até!) que a sociedade nos impõe!

      Parabéns!

      Excluir
  42. Um mundo paralelo
    Ás vezes , ser você mesmo não consiste somente em dizer coisas que você não deveria dizer para pessoas ou mudar coisas que se passaram ,fazer justiça ,enfim ,loucuras que imaginamos em nossa mente , mas sim em reorganizar a vida , refletir sobre algo que você fez ou quer fazer , para que não se arrependa e queira mudar o seus atos.
    Às vezes , penso que Deus nos fez tão perfeitos que nos deu a mente : um lugar onde podemos xingar muito sem que magoemos alguém ,um lugar onde desabafar é totalmente permitido e dar sua opinião também .Deus nos deu a paciência para aguentar aquela pessoa que te deixa de cabelo em pé , para suportar o nosso dia-a-dia .
    Se eu fosse eu mesmo ,não mudaria muita coisa porque eu sou assim e não tem ninguém que mude o meu jeito de ser , o que passou ,passou e não tem nada que mude isso , o passado já se foi, o presente estamos vivendo , e o futuro somos nos que decidimos .
    Concluo , este texto dizendo que podemos ser nós mesmos quando revemos nossas atitudes e corrigimos e fazemos uma pessoa feliz , em vez de magoar . para que todos sejam todos é preciso de um novo mundo , um universo paralelo onde nós podemos ir . neste mundo tudo seria diferente ele estaria em constante mudança , não existiria chefes e nem reis ,nesse mundo seriamos imortais , não teríamos responsabilidades .

    feito por : Fernando Silveira n°2 1 EM

    ResponderExcluir
  43. FERNANDOOOOOOOOOOO... hehhehehe

    Você postou!!@!

    Fiquei muito feliz!

    Parabéns pelo texto!!!

    ResponderExcluir
  44. Ser eu :)
    As vezes , paro para pensar como seria se eu fosse ou tivesse outro jeito.
    Eu sou uma pessoa que precisa de atenção às vezes, tento ser amiga de todos, ser legal com todos , fazendo a vontade de todos, mas sempre acabo me "ferrando", pois existem pessoas que merecem, mas outras não. Aí eu me pergunto:
    "E se eu mudasse esse meu geito de ser? "
    Será que isso ia me deixa melhor?
    Será que as coisas iam melhorar?
    Mas, olho e vejo que nem Jesus agradou à todos e que, pela religião que eu sigo, nós temos que passar por lutas, por barreiras, por aflições, mas sabendo que lá na frente terá uma bênção,uma recompensa. Se lutarmos até o fim vamos conseguir a vitória mas se desistirmos teremos o fracasso. Então prefiro passar por tudo isso hoje e vencer, do que parar e perder. Assim, chego a conclusão que mesmo passando por momentos horríveis, momentos triste e de angústia, prefiro ser eu mesma? Pois sei que sou guerreira e vou ganhar essa luta. Prefiro ser assim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mayara, querida...

      Fiquei feliz por você ter feito a narrativa digital. Esta parte é de suma importância para o aprimoramento da escrita.


      Parabéns pelo texto!

      Excluir
  45. "Por não sermos?"

    Quando paramos para pensar nas coisas que realmente temos vontade de fazer e algo nos impede, como por exemplo algo que não está dentro dos padrões que nos impoem vimos e percebemos que não somos exatamente nós mesmos. Algo nos impedi de ser quem realmente somos.
    Se eu fosse eu, não acordaria cedo, teria o emprego dos sonhos, sairia pelas ruas fazendo coisas que realmente não se vê e nem se faz. Se eu fosse eu, deitaria nos trilhos do trem, veria a hora passar sem medo de estar me atrasando, me declararia para aqueles que gosto, e falaria um muito obrigada para aqueles que não gostam da minha pessoa.
    Se as pessoas fossem elas mesmas, o Mundo seria um verdadeiro caos de diferentes pensamentos e atitudes.
    Eu apenas posso ser eu mesma na minha imaginação. Onde posso criar o meu "novo Mundo", do jeito que eu quero e do jeito que eu sou.
    Seria tão fácil, mas ao mesmo tempo tão difícil se eu fosse eu.
    Muitas vezes, falamos para as pessoas: "Se eu fosse você faria isso ou faria aquelo". Mas raramente falamos: "Seeu fosse eu...". Já estamos acostumados a agir por impulso, a ser o que "devemos ser".

    ResponderExcluir
  46. Obrigada mariana mimo pela participação!

    Você está escrevendo cada vez melhor!!!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  47. O baile da vida real

    Quem realmente sou? Não sei. Conheço pouco sobre mim. Consigo me descrever fisicamente, mesmo que isto traga controvérsias. Já me descrever psicologicamente e expor meus sentimentos mais puros, não seria capaz.
    A sociedade nos transforma, colocando em todos os seus integrantes uma máscara, assim como em um baile, máscaras que escondem quem somos, que extinguem a coragem de realizar o nosso primeiro pensamento, que nos fazem ter afeição pelos "modelos" criados por ela. Não há o que cogitar, todos temos máscaras.
    Esta máscara, muitas vezes, é benigna e nos livra de reações consideradas atrocidades. Ela nos faz pensar melhor, analisar uma questão antes de sermos vistos como o vilão da era. A felicidade, desde os tempos mais remotos é o principal objetivo da vida. Então, não agir por instinto, pelo o que achamos que somos e pela reação que supostamente teremos, nos aproxima desta tal felicidade, basta usar a máscara.
    Portanto, devemos escolher bem a nossa máscara, usar o coração e a razão nas difíceis decisões desta jornada, para enfim, encontrarmos a felicidade, pois como já dizia Clarisse Lispector, " A vida é curta, mas as emoções que podemos deixar duram a eternidade".

    Natali Randi

    ResponderExcluir
  48. Natali, meu mimo...
    Já disse várias vezes, pessoalmente, o quanto admiro sua escrita.
    tenho certeza que isso se deve, em grande parte, ao fato de você ler bastante.
    Portanto, continue assim...

    Parabéns!!!

    ResponderExcluir

  49. Gabriel Mantelato
    Se eu não fosse eu quem seria eu nesse mundo que estamos hoje? Você nunca conseguiria ser você mesmo. Sempre teria alguém para te influência, a querer a fazer algumas coisa errada. Mas se você tiver cabeça fraca, ela não pode escutar nada e já vai querer fazer pensando que está abalando, você tem que ser você mesmo, nunca queria ser igual aos outros, pois pode acabar se "ferrando", seguindo as ideias das pessoas. Você tem que ter firmeza no que você está fazendo, se você não tiver firmeza no que faz, as pessoas vão querer tira onda com a sua cara;por isso, tem que ser você mesmo. Se você errou, tenta de novo uma hora você estará pronto para o que aqui vier nunca queira seguir o que as pessoas falam se ela falar, vamos nos jogar a ponte se também vai? E claro que não! Por isso, seus pais sempre falam nunca seguir cabeça de colegas, escuta seus pais não colegas.
    Enfim, a conclusão do texto é que você tem que ser você mesmo nunca se comparar com outras pessoas que não tem nada a ver com você.

    GABRIEL MANTELATO 1ºMédio

    ResponderExcluir
  50. Gabriel, fiquei muito feliz com sua participação...
    É como conversamos na sala de aula: Você está melhorando a cada dia!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  51. Ao pensar no que eu seria seu fosse eu, logo se instala uma confusão na minha mente, pois haveriam muitas mudanças.
    A principio, sempre fui uma pessoa insegura, que muitas vezes não tem pensamento próprio. Sempre busco inspiração em pessoas que eu acredito que vivem da melhor maneira possível.
    A 1ªcoisa que eu gostaria de mudar a meu respeito seria minha personalidade, para ser uma pessoa que faz as coisas sem se importar com o pensamento das outras pessoas, fazer as coisas sem pensar 2 vezes, eu gostaria de nãoser ingênuo como sou, Ah! Se eu pudesse aniquilar todos os ladrões e malfeitores sem ser preso e sem e sem ser jugado no juizo final, também gostaria de ser uma pessoa com foco. Ultimamente tenho sido uma pessoa sem ambições, logo agora que tenho que escolher o que ser da vida, as vezes me dá um desgosta da vida por medo de fracassar no futuro.
    Enfim, apesar de mostra este pensamento negativo, no fundo eu sempre penso que tudo vai dar certo no final, como em uma ficção.


    Nº2 3ºano EM

    ResponderExcluir
  52. Abner, querido...

    Que bom que já postou!

    Gostei muito do seu texto!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  53. Queridos alunos do Ensino Médio do CEC,

    Quero parabenizá-los pelos textos maravilhosos que vocês elaboraram. Tenham a certeza de que vocês estão acrescentando no cotidiano tudo aquilo que aprendem em sala de aula; por isso, continuem assim.

    Certamente, este aprendizado irá ajudá-los muito no futuro.

    Parabéns também à Profª Mari pela grande mediação em tudo isso.

    Sucesso a todos!

    Com carinho,

    Maria Alice Camargo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Alice, meu mimo,

      Agradeço em meu nome e em nome de todos os alunos que participaram desta atividade sobre NARRATIVAS DIGITAIS. Tenho certeza d eque cada um deles fez o melhor que pôde e que este é um grande trampolim para, quem sabe, se apropriarem, cada vez mais, dos saberes que lhes oferecemos enquanto Instituição e dos SABERES DO MUNDO!!!

      Muitíssimo obrigada pelo apoio de sempre!!!

      Com carinho em dobro, Mari.

      Excluir
    2. Obrigado Maria Alice! Nós alunos, estamos muito gratos pelo reconhecimento, tenho certeza que, com as NARRATIVAS DIGITAIS, aprenderemos muito, e vamos cada vez mais aprimorando nossos conhecimentos. Isso tudo graças a delicada e dedicada Professora Mari, que é uma excelente profissional e amiga. Beijos

      Letícia Barbosa 2º EM

      Excluir
    3. Ai Lê... agora fiquei emocionada!!!
      Nós que agradecemos por existirem alunos tão empenhados como você!!!

      Bjus

      Excluir
    4. Maria Alice
      Muito obrigado, a gente nao iria conseguir sem a Mari, ela e uma excelente professora...

      Beijos
      Giovanna Bareti 1 EM

      Excluir
    5. Nós é que agradecemos Gi...

      O que faria sem vcs???

      Bjus

      Excluir
  54. Se eu fosse eu, seria uma pessoa muito diferente do que sou agora, "tiraria" dinheiro dos ricos e ajudaria os necessitados (crianças, idosos e animais abandonados).
    Atualmente as pessoas são bem individualistas, não se importam com os outros, suas necessidades e carências, mesmo que estes sejam seus vizinhos e até mesmo parentes.
    Mesmo assim, algumas pessoas já começam a aceitar e respeitar as diferenças, vendo-as como semelhantes/iguais, mas há ainda os convictos sobre o que é "certo" e o "errado"; "ricos" e "pobres"; "cultos" e "ignorantes".

    Thalita França Pereira 2ºE.M

    ResponderExcluir
  55. Thalita, minha querida,

    Você não imagina o quanto me fez feliz postando sua narrativa. Você se lembra do ano passado, quando você nem lia em voz alta??? Agora, você, lê, apresenta os livros lidos para a classe, elabora e posta atividades.

    Isso me deixa imensamente feliz! tenha certeza de que seus esforços serão recompensados com conhecimentos cada vez mais significativos e profundos!!!

    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  56. E se eu fosse eu?

    Hoje em dia temos deixado de ser nós mesmos, porque, desde pequenas e inocentes crianças que um dia fomos, crescemos aprendendo que o mundo e as pessoas nos obrigam a fazer mudanças em nós mesmos. Mudanças no nosso caráter, no nosso próprio eu, no nosso próprio jeito de pensar, no nosso jeito de viver, na nossa própria vida. Más, conforme cada ano passa e conforme crescemos, acreditamos na mentira emposta pela sociedade nos esquecemos da verdade, a verdade de quem realmente somos.
    Pessoas hoje em dia sentem uma necessidade tão grande de serem aceitas pela sociedade, que fazem coisas de níveis extremos somente para serem aceitas. Não precisamos nos rebaixar a este nível de loucura somente para sermos aceitos.
    Portanto não precisamos mudar quem somos para sermos “aceitos” por outras pessoas. Precisamos mudar as nossas atitudes, porque será através dela que mostraremos quem realmente somos. Seram elas que iram definir o nosso caráter. Porque o único que nos aceita como somos independente de qualquer coisa é Deus, e mais ninguém. Quanto mais nos aproximamos daquilo que queremos ser, mais distantes ficaremos de quem realmente somos.

    Vinicius Ribeiro

    1º Ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem Vinícius!!!

      Fiquei muito feliz com sua postagem! Mais uma classe com 100% DE APROVEITAMENTO EM NARRATIVAS DIGITAIS.


      Parabéns!!

      Excluir
  57. Parabéns a todos os alunos e a minha querida Mari. Todos vocês se superaram, ou melhor, superaram o receio que tinham de escrever e de demonstrar os sentimentos.Fiquei muito feliz pelo trabalho de vocês. Nunca se esqueçam que são vocês, cada um, que tem de reconhecer verdadeiro valor que possuem. Beijos.

    Profª Sandra Siqueira

    ResponderExcluir
  58. Profª Sandra...

    Quanta honra. Adorei que esteja fazendo parte da nossa socialização. Vc é muitíssimo importante para todos nós!!!

    Obrigada mimo por tudo!!!

    Bjus

    ResponderExcluir
  59. Parabéns pelo texto, Mari, eu gostei muito! Me fez refletir sobre muitas coisas. E principalmente no principal motivo "Se eu fosse eu". Eu acho que se eu fosse eu, eu seria o oposto do que eu sou, ou acho que sou, as tal "máscaras" já fazem parte de mim. Não sei bem ao certo. É difícil...
    E também foi até interessante eu pensar nisso, porque me veio outra questão que não tem muito sentido com esse artigo. A tal pergunta é "E se eu tivesse tudo o que eu quero?" De fato eu não seria eu, eu sou um ser movido de vontades, a cada segundo eu to querendo uma coisa. A minha vida seria totalmente sem sentido, acho que até minhas "máscaras" não seriam as mesmas. E você Mari, se a senhora, tivesse tudo o que quer, você acha que seria a mesma Mari?
    Obs: Se caso tiver algum erro de Português, me desculpe, estou pelo celular...

    ResponderExcluir
  60. Olá Presto,como vai?

    Gostei das suas reflexões e me detive pensando nelas por algum tempo... Creio que tudo seria diferente se eu tivesse tudo que gostaria/ que quero. Não sinto vontade de ser diferente do que sou. Mas sinto vontade de "ter" e de "poder" mais, no sentido de fazer as pessoas que amo felizes. Também tenho um desejo que, pode lhe parecer estranho, mas desejo ter TEMPO: tempo para o ócio, para longas conversas, para abraços demorados, para mais cinema, mais livros, viagens, sono... e sonhos. Tenho livros que sequer abri... Filmes que não vi... pessoas que não visito ( e que não me visitam, talvez também por falta de tempo rsrrsrs), olhar nos olhos sem pressa...
    Enfim, como vc disse, é difícil!!! Precisamos trabalhar... Mas não quero só isso. Pois se já sinto falta de tudo que eu mencionei, imagine quando me faltarem pernas pra isso..., disposição e talvez... vida... E quando já for tarde demais???

    Ah!!! E não há erro de Português que impossibilite uma reflexão tão profunda com o a sua.

    Obrigada por contribuir com minha construção enquanto ser humano aprendiz que sou!!!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei da sua resposta, acho que até combina comigo...
      E mais uma vez eu fui refletir no que a senhora escreveu, no "E quando já for tarde demais?"
      Confesso que não é a primeira, nem a segunda ou até mesmo a terceira vez que paro pra pensar nisso...
      Eu sou o tipo de pessoa que demostra pouco, ou que fala pouco, que esquece de falar "eu te amo" para as pessoas que realmente ama, e eu fala pouco sobre eu mesmo com as pessoas que realmente se importam comigo ou com meu bem-estar...
      E quando for tarde pra eu falar e demonstrar? E quando for tarde demais pra eu parar de ser cabeça dura e achar que só minha resposta ou pensamento está certo?
      Penso muito nisso, demais, até... Confesso que na maioria das vezes não consigo chegar a uma resposta certa, porque se há outra coisa que sou, é indecisa.
      Enfim, a cada minuto da minha vida eu tento mudar, para que na frente não ter causas ruins, por conta disso, e é difícil porque a cada um segundo, tem uma pessoa do seu lado falando coisas deprimentes ou coisas que só te faz querer desistir...
      Mas eu continuo "lutando" comigo e com essas pessoas, porque não podemos ficar tristes com esses tipoa de pensamentos, aliás, não devemos ficar tristes por nada, ou se por ventura ficarmos, que seja pra evoluir em algum sentido. Porque não existe "magia" mais forte do que a felicidade. O amor e o ódio é a felicidade. O simples e o complicado é a felicidade. Tudo se resume a felicidade, até a tristeza, as vezes é felicidade. O homem é a própria felicidade...
      E o segredo da vida é pensar positivo, mesmo com quaisquer dificuldade. E eu acho que essa minha positividade que me faz esquecer um pouco e viver mais, querer descobrir mais, querer resolver, mudar mais...

      Vixe, escrevi muito!

      E obrigada também pelo blog, gosto bastante.

      Tenha uma ótima semana, mês e ano...

      Excluir
  61. Presto...

    Acredita que acabei de escrever um artigo chamado "VOCÊ TEM UM PROBLEMA?", devo postá-lo amanhã ou depois. Ele fala justamente sobre estes impasses que vivemos. Da indecisão e da indefinição das "coisas' e das circunstâncias... Intuitivamente, penso que você vai gostar de ler, embora ele seja um tanto triste, melancólico até...

    Quanto a mim (aliás, por gentileza, não precisa me chamar de senhora... me sinto estranha... kkk), ainda hoje conversei com meus alunos sobre o AMOR. Por que eles quiseram saber se os amo mesmo ou se é mania minha dizer "te amo". Categoricamente, disse que os amo sim. Que acredito em AMORES DIFERENTES. tenho diferentes formas e intensidades de amor. Amo de um jeito meus pais, de outro meu filho, de outro meu namorado, de outro minha irmã e de outro eles... Mas é amor!!! porque amor pra mim é: respeito, consideração, empatia, química, admiração, necessidade de estar perto, querer reencontrar... e quando várias destas "coisas' são sentidas juntas, é amor!!! Me sinto muito bem quando declaro meu amor pelos amigos, pela minha mãe, pela minha família, pelo meu namorado... E, de certa forma, a troca acontece e é mágica... e isso, como vc disse, também é felicidade!!!!

    Já que gosta do blog... Opine sempre. Suas contribuições são excelentes momentos de reflexão para todos nós.

    Uma excelente vida para vc também!!!

    ResponderExcluir
  62. Todos os dias de manhã, chego lá naquela praça e sento num banquinho perto das flores e num lugar que dê para eu observar as pessoas, sabe, eu gosto de observar pessoas e pensar no que passa na cabeça de cada uma delas. Eu olhei pra uma menina de cabelos negros, e com pele impecável e vi ela olhando para um menino e sorrindo sozinha e imaginei: “O caso dela, não teve ser muito diferente do meu. Olhar um garoto que é lindo e totalmente apaixonante, e começar a rir. Super normal.” E vi que os olhos dela tinha sede do amor dele, mas ele por algum motivo desconhecido não dava a minima pra ela. É realmente lamentável, mas eu sempre penso numa forma positiva. Ele deve ter lá seus motivos para não querer ela. E ela pode “arquivar” experiencia, por um amor não correspondido, porque, alias, ninguém obrigado amar ninguém, não é? Pois é. E vi outra pessoa, uma totalmente diferente, totalmente “porra-louca”, que não ligava se estava frio, mas ela continuava usando o “top” dela, não ligava pro que falavam dela, era simplesmente aquele tipo de pessoa que gosta de viver o momento. E percebi que tinha um pedaço de cada um deles em mim; uma parte minha que vivia escondida, mas que existia, era a da “menina apaixonada”, que amava a qualquer custo, e se caso não for bom de mais, arquiva como experiencia; e também, claro, tinha a parte mais dominante em mim, a parte “porra-louca”, não liga muito pro que pensam na hora, mas depois quando chega em casa para e pensa: “Será que eu sou mesmo aquilo que dizem?”. Sou assim. Tenho em mim todos os sonhos do mundo. Sou o universo e sou uma formiga. Sou a simplicidade e o exagero. Ás vezes me faço de cega, às vezes sou completamente cega. Sou o incio, mas também o fim, e o meio é meu corpo. Sou completamente contra as maldades humanas, mas sou completamente a favor do amor além da conta. Sou medrosa até pra falar um “piu”, quando alguma professora fala aquela frase que todos conhecem, mas sou tão corajosa a ponto de pular de um paraquedas e logo depois dar “mortais” com as pernas bambas. Sou completamente apaixonada por “coisas velhas”, mas exijo sempre mudanças. Eu sou assim, como você, como ele, como ela, como nós, e como eles.

    Evelyn R, 8° ano.

    ResponderExcluir
  63. Evelyn... mimo!

    Estou apaixonada pelo seu texto. Ler foi como estar n apraça com você. E textos excelentes são assim, a gente conversa com eles.!!!!

    Quero que me prometa que NUNCA deixará de escrever!

    Isso liberta nosso espírito, nos deixa livres para sermos quem quisermos!!!!
    Amo conhecer você!!!!

    Bjus

    ResponderExcluir

COMENTE!